Celebrity Edge, como é o novo navio de cruzeiros

Por
Publicado 24 · jul · 2019       16:58Atualizado 26 · jul · 2019

Fomos conferir de perto todos os atributos do novo navio da Celebrity Cruises, em Southampton, na Inglaterra. Chamado de Celebrity Edge, a mais nova “celebridade” dos mares chega para levar uma inovadora experiência a bordo, apostando na tecnologia como seu grande diferencial. O itinerário do navio atualmente é pelo Mediterrâneo, com paradas em diversas cidades europeias que podem abrilhantar ainda mais sua viagem de férias. No mês de maio conferimos de perto toda a estrututa oferecida e vamos mostrar a seguir cada elemento único de design que foi levado aos modernos decks do Celebrity Edge. Embarque com a gente e se sinta a bordo!

De Londres a Southampton

Saímos de Londres para a cidade portuária de Southampton, onde embarcaríamos no Celebrity Edge. Lembrei de uma curiosidade sobre este lugar: é o mesmo porto de onde saiu o Titanic em sua viagem inaugural no ano de 1912 – para nunca mais voltar. Com a expectativa lá no alto, partimos. O trajeto saindo da capital inglesa durou algo em torno de duas horas e a estrada é bem tranquila, com pontos de parada que podem facilitar quem está com fome ou algo do tipo. Além disso, o sinal do celular funciona perfeitamente bem na estrada.

Ao chegar, já se notava o ritmo de festa: bexigas brancas decoravam a área de check-in indicando a comemoração: enfim começaria a premiere europeia do Edge! Todos os atendentes eram extremamente gentis e simpáticos, e sorriam indicando o local de acesso, orientando que o passaporte já estivesse em mãos. Assim foi feito e seguimos para a área de raios-x e depois para a verificação. O check-in foi feito por meio de uma foto, que combinava os dados do sistema com os inseridos por mim no aplicativo da empresa. Com tudo confirmado, a entrada foi liberada e seguimos para, finalmente, embarcar no Celebrity Edge.

Passadas algumas rampas, um corredor de carpete e vários funcionários sorridentes orientando sobre as cabines, iriamos então conhecer nossa acomodação dos próximos dias.

Cabine

Eu fiquei no segundo deck, cabine 280. O cartão magnético estava esperando por mim bem ao lado do número do quarto, então abri a embalagem e bastou encostar que uma luz verde se acendeu, abrindo a porta. De imediato já achei a cabine incrível simplesmente pela vista que a varanda proporcionava. Ainda assim, todo o restante parecia tornar o ambiente aconchegante. Havia cama de casal, televisão, sofá, guarda-roupa, cofre, minibar com bebidas e petiscos variados, mesa de trabalho, além de um banheiro com diversos amenities.

Porém o mais interessante estava por vir: a varanda. Percebi que ali na parede tinha uns botõeszinhos um tanto suspeitos, com uma setas indicando para cima e para baixo. Algo significava, então resolvi explorar. Após algumas tentativas, já estava craque: era a forma de abrir o vidro que separa o quarto da varanda. Se não bastasse, dava para controlar também a altura da cortina, tudo pelos botões, somente escolhendo o sentido: para cima ou para baixo.

Estava prestes a sair para iniciar minhas atividades e explorar o navio, quando bateram à minha porta. Vi pelo olho-mágico que era alguém uniformizado. Ao abrir, o funcionário se apresentou e disse que gostaria de me explicar sobre como funcionava a tecnologia do quarto. Expliquei que já havia desbravado a novidade, mas deixei ele complementar sobre os serviços oferecidos. Ele entrou e me mostrou onde estavam itens como secador de cabelo, me ensinou a regular a temperatura do chuveiro (muito importante!) e se colocou à disposição para qualquer dúvida. Eu tinha acabado de chegar, então ainda não sabia muito do navio, mas já podia afirmar com toda a certeza que no quesito atendimento o Edge já tinha nota 10.

Ao todo, são 1.467 cabines que podem acomodar quase 3 mil pessoas divididas em quatro categorias: Suítes, Aquaclass, Concierge e os demais quartos, sendo alguns com varanda, outros somente com janela e alguns internos. O interessante é que se você vai viajar em família, pode aproveitar as cabines feitas para acomodar grupos com mais pessoas. Há também 176 suítes mais sofisticadas com vista panorâmica para o mar com uma área muito mais espaçosa, melhorando a experiência privativa. Entre elas está a Iconic, famosa pelos seus 167m², que englobam dois quartos, banheiras e até uma jacuzzi privativa. Outra opção é o Edge Villas, com dois andares e vista da cama direto para o mar.

Restaurantes do Celebrity Edge

Já era por volta das 15h e, com a fome que eu estava, a primeira coisa que fiz foi escolher um lugar para almoçar. Não queria perder muito tempo, então optei por algo rápido. Fui para o restaurante MastGrill, onde me disseram que eu encontraria hambúrgueres excelentes. Como sou a louca dos lanches, não pensei duas vezes. Você entra na fila e vai falando o quer no seu lanche. Eu optei por cheeseburguer mesmo, mas tinha também hot dog, hambúrguer vegano, entre outros. Dá para acrescentar opções como bacon, cebola caramelizada, saladas, entre outros, e colocar fritas como acompanhamento – sempre bem-vindas! Me sentei bem ali ao lado, então pedi uma bebida e provei um dos melhores lanches que já havia comido. Fiquei até com dó de deixar a outra metade que infelizmente não aguentei, hahaha.

Estar a bordo de um navio deste porte é esperar comer muito bem mesmo. O Edge conta com 29 opções entre restaurantes, bares, cafés e lounges. Ao todo, são quatro restaurantes principais, dois exclusivos para hóspedes de suítes específicas, sete restaurantes de especialidades, 11 bares e lounges, além de mais cinco locais para comer e relaxar.

Sai caminhando e logo encontrei o deslumbrante Grand Plaza. Imagine um local sofisticado, com três andares, e que foi inspirado nas praças da Itália. Achei muito bonito e quis sentar ali para tomar um chá só para fingir riqueza. É sem dúvida um dos lugares mais bonitos do navio, em anexo com o Bar Martini, o Café al Bacio e o Grand Plaza Café. Um conjunto de luxo!

Uma boa pedida para desfrutar seu café da manhã, por exemplo, é no OceanView Café, com uma diversidade de pães, bolos, frios, entre outros. No almoço dá para encontrar pratos que vão desde grelhados a comida indiana! O espaço é realmente muito grande e você até corre o risco de esquecer uma das partes do buffet, diante de tantas opções disponíveis.

Os amantes de frutos do mar podem se deliciar com diversas opções no restaurante Raw On 5, afinal, até faz sentido que no meio do oceano você lembre de pratos deste tipo. O restaurante oferece uma grande variedade de iguarias do mar. Logo na entrada, você já vê um bar cru, que exibe uma abundância de frutos do mar frescos, incluindo ostras, caranguejos e lagostas. No interior, você verá o chef criando pratos de dar água na boca, com sashimi fresco, caviar e uma incrível seleção de champanhes. Vale a pena conferir.

O Raw on 5 também é visitado por meio do Magic Carpet, se tornando um restaurante de mariscos ao ar livre bem ao lado do espaço original com pratos exclusivos. Falando em Magic Carpet, ele sem dúvida é mais uma grande atração nesta área. Exclusividade da marca no mundo, é uma plataforma flutuante que fica na parte externa do navio, a alguns andares acima do nível do mar. Com assentos confortáveis, um bar completo e espaço para músicas ao vivo, ele costuma descer e subir pelos decks, de acordo com a ocasião. Por exemplo, na hora do almoço ele para no deck 5 onde está o restaurante Raw on 5, transformando-se em uma área casual ao ar livre. No pôr do sol, torna-se uma extensão da piscina no deck 14, antes de subir para o deck 16 para o jantar. Não há nada igual no oceano!

Se você é mais das carnes, como eu, vai se esbaldar no FineCut Steakhouse. São diversos cortes à escolha para se deliciar neste local que conta com uma decoração impecável, com carpete, lustres e toda mobília de bom gosto. Também é possível optar por uma mesa na lateral do salão com vista para o mar. Os pratos, em si, também estavam muito gostosos!

Outra experiência que você não pode deixar de conhecer é o Le Petit Chef. Mais uma vez apostando na tecnologia inovadora, desta vez sua mesa vai ganhar vida com um personagem animado que aparece ao lado do seu prato e prepara cada item bem na sua frente, antes de você ser servido com o prato real. É uma mistura impressionante de entretenimento e jantar.

Além destes locais, você certamente fará refeições em outros espaços, como o restaurante Cosmopolitan, Luminae, Rooftop Garden Grill, Blu, e muito mais. Cada um com sua decoração e objetivo, indo desde pratos convencionais a outros com pratos temáticos mais elaborados. A área do rooftop é bem bonita, além de possibilitar uma vista legal do navio.

Se, assim como eu, você aprecia bons drinks, pode aproveitar os bares e lounges espalhados pelo navio. Entre eles eu daria o destaque para três: o Sunset Bar, Martini Bar e o Eden. Gostei bastante deste último, que é um local do navio com uma área bacana de eventos. O tamanho impressiona, já que é o maior centro de convivência já projetado pela empresa. O objetivo é te conectar propositalmente ao mar. São três andares que oferecem vistas deslumbrantes, sendo tudo envolto em vidro. Enquanto você aprecia um coquetel dá para assistir a apresentações muito criativas, feitas num palco centralizado no local. Lá estava eu segurando um Aperol Spritz, meu drink preferido.

É claro que já deve ter dado para perceber até aqui como o navio é grande. Sua estrutura realmente chama a atenção: são quase 130 mil toneladas, tudo isso com 306 metros de comprimento e 39 metros de viga, divididos em 14 decks. O navio possui uma tripulação de 1.320 pessoas de diversos lugares do mundo!

Lazer no Celebrity Edge

Após fazer sua refeição e aproveitar o melhor da gastronomia, nada melhor que… não fazer nada! Isso mesmo, deitar e relaxar a bordo das áreas de lazer do Celebrity Edge. A piscina externa conta com duas jacuzzis sensacionais, disputadas no navio. Elas ficam bem no alto, de onde você pode descansar e curtir observando todo o oceano. Abaixo está a piscina principal de tamanho olímpico com diversas cadeiras voltadas para o mar, em que você poderá deitar e apreciar um dos drinks, que você pega ali mesmo no bar da piscina. Neste espaço há a obra “Dream Machine” do artista brasileiro Rubem Robierb. É uma borboleta que se torna mais uma atração para fotos.

Quem quiser um pouco mais de privacidade, poderá visitar um dos pontos mais interessantes de lazer a bordo do Edge: o Solarium, que é exclusivo para adultos. A área conta com uma piscina coberta que possibilita relaxar e aproveitar todo o luxo e modernidade do local. O design do espaço foi inspirado no próprio oceano, com uma parede de arte tridimensional representando as cores e o movimento do oceano.

Se você quer limpar a sua mente, refinar seu corpo, revigorar seu espírito – ou todas as opções citadas – o spa a bordo do Edge é a ótima saída. Seu design compete com os principais spas do mundo, também pela variedade de massagens restauradoras oferecidas, ampliando os limites do que uma experiência de spa pode ser. São diversas salas com profissionais que prometem fazer com que você saia dali com uma energia mais leve e renovada.

Não podemos deixar de falar das áreas de entretenimento. Quem deseja explorar os eventos, pode começar aproveitando o The Theatre. O espaço totalmente contemporâneo foi projetado para confundir a linha entre realidade e performance. As apresentações prometem impressionar o público de todas as idades. Vi alguns atores ensaiando, então fiz algumas fotos “na moita”, rs.

Um outro lugar dinâmico a ser descoberto no Celebrity Edge é o The Club. Durante o dia, o espaço pode ser utilizado para reuniões e, até mesmo, para atividades com jogos interativos. À noite, ele se transforma em um local em que artes como música, apresentações, DJs e outras atividades do gênero predominam. Não deixe de aproveitar a infinidade de drinks disponíveis no bar e curta a sua noite. A vida noturna por aqui é repleta de momentos sobre os quais você falará nos dias seguintes – ou talvez prefira guardá-los para si mesmo.

Na parte interna do navio é claro que não poderia faltar a famosa área de casino. O passageiro pode aproveitar para jogar e apostar: são diversas máquinas e mesas de jogos, com dados, cartas e tudo mais. O local é muito grande! Quem realmente gosta de apostas vai ficar impressionado. Há um bar no espaço para deixar a brincadeira ainda mais interessante.

Se diante de tantas opções de restaurantes e lazer você ainda tiver disposição&vontade de treinar, a academia do navio oferece uma vista sensacional que pode até motivar a fazer uma atividade. O espaço é completo com esteiras, bicicletas e diversos aparelhos de musculação. Quando fui conhecer o espaço (obviamente somente para fazer fotos rs) tinha uma galera animada treinando. Povo fitness é outro nível, né?!

Estar a bordo do Celebrity Edge talvez possa ser resumido em duas palavras: tecnologia e sofisticação. Juntas, a experiência proporcionada ao passageiro é de muito glamour, com um atendimento impecável e uma estrutura de realmente cair o queixo. Ao caminhar pelos decks, o cliente encontra diversas obras de arte pelos corredores, o que complementa a beleza do local. Não tem como não respirar arte aqui dentro. Tudo muito lindo!

Itinerário do Celebrity Edge

Durante o verão europeu, o Edge vai navegar pelo Mediterrâneo e fará paradas nos principais destinos. Os hóspedes podem escolher um dos dois portos de embarque. A primeira opção é saindo de Roma (Itália), com escalas em Nápoles e Florença (Itália), Monte Carlo (Mônaco), Cannes (França), Palma e Barcelona (Espanha). A outra possibilidade é saindo de Barcelona com paradas em Valença e Ibiza (Espanha), Marselha e Nice (França), e Pisa e Roma (Itália).

Há opções a partir de 7 noites, podendo chegar a até 15 na rota transatlântica saindo de Fort Lauderdale, na Flórida. No último trimestre deste ano, a empresa terá cruzeiros pelo Caribe, também saindo do porto americano, passando por Aruba, Curaçao, entre outros destinos incríveis. Infelizmente não há nenhuma previsão desta belezinha passar pelo Brasil, navegando somente no exterior.

Quanto custa viajar no Celebrity Edge?

Se você não fizer questão de se hospedar nas incríveis suítes de luxo, é super possível pagar menos e ainda assim ter uma ótima experiência. É que diante do enorme leque de coisas para se fazer no navio, imagino que a cabine seja o último lugar onde você vai querer ficar. Ainda assim é importante entender que a tarifa não é barata, já que condiz com a estrutura de luxo do navio.

O bacana do Edge é que a maioria das cabines possui varanda, o que naturalmente já torna a experiência a bordo mais legal sem pagar muito a mais. Ou seja, de qualquer maneira você terá uma vista espetacular do oceano à disposição. Sem contar que em praticamente todas as áreas do navio se tem percepção de mar, então não é necessário se preocupar.

No site da Celebrity Cruises você vai encontrar cabines duplas internas para viajar em agosto saindo de Roma e passando por Barcelona, Florença, Nápoles, entre outros destinos, a partir de R$ 6.799 por pessoa. Os preços das cabines externas começam em R$ 10.884, enquanto as com varanda iniciam em R$ 8.706 – tarifa promocional que sem dúvida vale mais a pena. As incríveis suítes ficam a partir de R$ 21.083 por pessoa, podendo chegar a até R$ 47.598 para duas pessoas em sua cabine mais luxuosa e completa.

Os preços são para embarque agora em agosto. Comprando com antecedência pode ser que você encontre valores mais atrativos.

Além disso, os clientes podem adquirir antecipadamente pacotes de bebidas para aproveitar a bordo. Há a opção Clássica a partir de R$ 251 por pessoa e por dia e o Premium a partir de R$294, também por pessoa e por dia a bordo.

O primeiro pacote engloba cervejas de até US$ 6, drinques, coquetéis e bebidas frozen de até US$ 8, taças de vinho de até US$ 9 e toda a seleção de refrigerantes, sucos naturais e engarrafados, cafés premium, chás e água mineral (exceto água premium) e ainda as taxas de serviço. Já a segundo pacote é mais completo e oferece uma seleção de cervejas artesanais, destilados especiais, coquetéis premium e taças de vinho de até US$ 13. Ao escolher este pacote, o cliente recebe 20% de desconto em qualquer garrafa de vinho comprada a bordo.

Caso você queira se manter conectado em alto mar, será necessário contratar o pacote de internet, que custa a partir de R$ 544 por adulto para um dispositivo.

Nossa viagem chegou ao fim. E aí, deu vontade de estar a bordo do Celebrity Edge? Comente suas impressões abaixo e participe com a gente! 🙂


A jornalista viajou a convite da Celebrity Cruises para participar da premiere europeia do navio Edge. A viagem não seguiu um roteiro normal pelo Mediterrâneo, saindo do porto de Southampton para alto mar por dois dias sem paradas, depois voltando para o porto inglês.