Conheça 10 fascinantes e misteriosos castelos abandonados ao redor do mundo
Conheça 10 fascinantes e misteriosos castelos abandonados ao redor do mundo
Castelos são lugares que guardam séculos de história e nos transportam em uma incrível viagem do tempo, com direito a episódios cercados de mistérios, guerras, saqueamentos, assassinatos e incêndios. Claro, também foram palco de cenas românticas — mas, no geral, a realidade de muito deles foi bem diferente da que é representada nos famosos castelos da Disney.
Estas pomposas construções seguem espalhadas pelo mundo, sobretudo no continente europeu. Algumas estão bem preservadas e viraram grandes atrações turísticas. Há outras, no entanto, em ruínas — que igualmente chamam atenção de turistas entusiastas de passeios em lugares abandonados (e com uma atmosfera meio “fantasma”). Você é um deles?
Neste post listamos 10 castelos abandonados que podem ser visitados ao redor do mundo. Confira:
Castelo de Bannerman, Nova York
Um castelo gótico abandonado está bem pertinho dos turistas que visitam Nova York. Basta pegar um barco e atravessar o Rio Hudson, cerca de 90 quilômetros ao norte de Manhattan, e você chegará ao Castelo de Bannerman, na ilha de mesmo nome. A construção do século 19 foi utilizada como residência de verão da família do comerciante Francis Bannerman, virou depósito de armas, teve parte de sua estrutura abalada com uma explosão e hoje abriga eventos como cinema noturno, peças de teatro e concertos musicais.
Castelo de Frankenstein, Alemanha
Não muito distante de Frankfurt, na cidade de Gernsheim, estão as ruínas do Castelo de Frankenstein. A idade do castelo é incerta, mas acredita-se que tenha sido construído no século 13. O nome Frankenstein vem de uma importante família, que morou no castelo até o século 17. Neste mesmo século uma importante figura nasceu no castelo: Johann Dippel, um alquimista “maluco”, que desenterrava cadáveres para fazer experimentos. As experiências bizarras deste cientistas, anos mais tarde, inspiraram a escritora britânica Mary Shelley, autora do clássico Frankenstein.
As ruínas do Castelo de Frankenstein podem ser visitadas — e há uma restaurante no topo do morro, que oferece belas vistas.
Castelo de Heidelberg, Alemanha
O Castelo de Heidelberg é uma das principais atrações da Alemanha. Símbolo do romantismo germânico, a construção foi destruída com a invasão dos franceses no século 17. Hoje, as ruínas podem ser visitadas e, uma parte recuperada, abriga um museu. No porão do castelo, também pode ser vista um relíquia de Heidelberg: um barril de 220 mil litros de vinho.
Castelo Dunnottar, Escócia
Um dos castelos abandonados mais visitados da Escócia é o Dunnottar, localizado a menos de três quilômetros do porto da cidade de Stonehaven. Para chegar até as ruínas, que ficam sobre um penhasco na beira do mar, é preciso fazer uma trilha de cerca de meia hora, que passa por um memorial da I Guerra Mundial e também rende vistas incríveis, para cidade e o oceano. A construção é do século 13 e serviu de morada para uma das famílias mais renomadas da Escócia. As ruínas já serviram de cenário para filmes como Hamlet e Valente (da Pixar). Reconhece o cenário?
Leia também: 10 lugares incríveis que serviram de inspiração para animações da Disney e Pixar
Castelo Duckett’s Grove, Irlanda
O castelo Duckett’s Grove foi construído no século 18 como parte das propriedades da família Duckett, muito poderosa na região de Carlow, na Irlanda. A construção gótica pegou fogo em 1933 e hoje o que restam são ruínas, com belos jardins no entorno, que viraram um parque público, bastante visitado por moradores e turistas.
Castelo de Mothe-Chandeniers, França
A cerca de 300 quilômetros ao sul do país estão as ruínas do Castelo de Mothe-Chandeniers, construído no século 13. Após inúmeras invasões na Idade Média e durante a Revolução Francesa, o castelo passou a ser recuperado no século 19. No entanto sofreu um incêndio em 1932, que o destruiu quase por completo. No fim do século passado o castelo foi adquirido por um professor de matemática que não conseguiu reformá-lo e, recentemente, foi adquirido por quase 19 mil pessoas no maior financiamento coletivo para preservação de patrimônio de que já se teve notícia. Já pensou poder ser chamar de dono de um castelo lindo desses? As ruínas do Mothe-Chandeniers estão abertas para visitação e o local fica a mais ou menos 3 horas de Paris.
Castelo Bodiam, Inglaterra
O Castelo Bodiam é uma construção medieval de 1385, localizada em Robertsbridge, no sul da Inglaterra. O castelo foi incialmente erguido pelo cavaleiro Edward Dalyngrigge para ocupar a área e defendê-la durante uma possível invasão francesa ao longo da Guerra dos Cem Anos. Ao longo dos séculos a propriedade foi repassada de família em família até que o Tesouro Nacional da Inglaterra assumiu a área em 1925, abrindo o local para visitação.
Castelo de Sammezzano, Itália
Localizado na Itália, a apenas 40 quilômetros ao sul de Florença, na região de Reggello, está um dos mais famosos e belos castelos da Europa: o Castelo de Sammezzano, com 365 cômodos bem coloridos e diferentes um do outro, um para cada dia do ano. A construção é de 1605 e foi erguida para servir de residência do nobre espanhol Ximenes de Aragão. Ao longo dos séculos foi sendo herdado por membros da família até, após a Segunda Guerra Mundial, que virou hotel de luxo e clube de golfe. Recentemente uma empresa de Dubai adquiriu o imóvel e se encarregou de preservar toda a edificação.
Castelo Ogrodzieniec, Polônia
No sul da Polônia estão as ruínas do Castelo Ogrodzieniec, as mais bem preservadas do país. A construção de 1350 servia de fortaleza e foi propriedade de várias famílias nobres polonesas, mas acabou sendo devastada durante a invasão sueca. Após a Segunda Guerra Mundial o local passou por uma série de trabalhos de preservação e hoje é um dos pontos turísticos da Polônia.
Castelo Dolbadarn, Gales
Tudo o que restou do castelo de Dolbardan, um dos mais conhecidos do país de Gales, foi uma torre. A construção havia sido erguida pelo príncipe galês Llywelyn no início do século 13 para defender a região. Hoje as ruínas são acessíveis por meio de uma curta caminhada e, logo na chegada, os visitantes já são recebidos com as belas paisagens e as águas do entorno do antigo castelo e a beleza do Parque Nacional de Snowdonia. Isso tudo quando o cenário não está branco de neve como na foto a seguir:
E aí, conhece algum destes castelos abandonados? Já visitou outros em suas viagens pelo mundo? Participe nos comentários!