logo Melhores Destinos

Símbolos misteriosos no cartão de embarque: você já viu algum deles?

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
04/12/2020 às 4:59

Símbolos misteriosos no cartão de embarque: você já viu algum deles?

Letras repetidas, números… Você já chegou ao aeroporto e foi surpreendido com algum símbolo misterioso em seu cartão de embarque? Nós, meros viajantes, nem sempre sabemos o que eles efetivamente querem dizer, mas para os agentes que prezam pela nossa segurança há um significado por trás de cada código. Conheça alguns dos símbolos que podem ser vistos no seu cartão de embarque em viagem ao Estados Unidos e o que eles querem dizer!

Inspeção de segurança no aeroporto

Por exemplo, encontrar “SSSS” impresso no cartão de embarque pode significar que o caminho até o avião será um processo mais demorado pra você. Isso porque as quatro letras significam “Secondary Security Screening Selection” (Seleção de Rastreamento de Segurança Secundária) e neste caso você foi escolhido para uma triagem de segurança aprimorada.

Mas como funciona?

Um porta-voz da TSA, o órgão americano de segurança, disse que os passageiros com o código SSSS no cartão de embarque são selecionados por meio de um sistema que realiza uma pré-triagem. Com isso, é possível identificar os baixo e alto risco antes de chegarem ao aeroporto.

Esse sistema compara nomes em listas de viajantes confiáveis ​​com a lista de observação da TSA antes de levar instruções de triagem de volta às companhias aéreas e identificar se os passageiros são de baixo risco ou não. Então, fica definido se essas pessoas vão para a lista de triagem aprimorada ou simplesmente receberão a triagem padrão.

Os passageiros nesta situação podem ser rastreados por meio de detectores de metais portáteis, além de receberem uma inspeção completa do corpo e também ter a bagagem de mão aberta e examinada.

Como saber se serei escolhido?

A reserva de um voo de última hora, compra de passagem só de ida ou pagar uma passagem aérea de alto valor em dinheiro no aeroporto às vezes podem te colocar nesta lista, como bem informou o site Skift. Ainda assim, as seleções também são feitas de forma aleatória.

Quando um passageiro tem um pré “SSSS” em seu cartão de embarque, ele geralmente não consegue fazer check-in online e é informado que o procedimento somente estará disponível no aeroporto. Se for o seu caso, o viajante deverá chegar ao aeroporto com pelo menos 30 minutos adicionais para não ter erro de perder o voo.

Outros símbolos misteriosos

Os viajantes que vão para os Estados Unidos podem encontrar grandes letras “X” ou “O” impressos na cor preta em seus recibos no controle automático de passaportes.

Segundo a Alfândega e a Proteção de Fronteiras dos EUA, há vários motivos pelos quais os viajantes podem receber estas marcações em seu recibo. Os papéis podem estar sinalizando problemas de reconhecimento de impressões digitais, taxas pendentes que ainda precisam ser pagas, verificações adicionais de documentos, inspeções aleatórias ou perguntas sobre os formulários de declarações alfandegárias.

Foto: Reprodução / One Mile at a Time

Não muito diferente de ver um “SSSS” impresso no seu cartão de embarque, esses códigos dos recibos também podem indicar que você vai passar por um processo mais longo para entrar no país. Isso, claro, independente de você ser um cidadão estadunidense, um portador de green card ou qualquer outro turista estrangeiro.

Fui selecionado, e agora?

Se você por acaso for “premiado” com estes ou outros símbolos no cartão de embarque basta seguir as orientações do agente para os protocolos de segurança. É muito importante responder às perguntas sem contradição, não perder a calma e falar sempre a verdade. Se você não tiver nada a esconder, são grandes as chances de ser liberado para embarcar.

Na prática, tudo é bem simples e menos assustador do que parece. 🙂

Leia também: Conheça os passaportes mais poderosos do mundo!


Mas e você, já recebeu esses códigos no cartão de embarque? Qual foi o procedimento? Comente abaixo e participe com a gente!