logo Melhores Destinos

Carnaval cancelado! São Paulo cancela ponto facultativo do Carnaval 2021

Monique Renne
Monique Renne
29/01/2021 às 13:25

Carnaval cancelado! São Paulo cancela ponto facultativo do Carnaval 2021

São Paulo entrou no grupo de estados e capitais que cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021. A decisão, que é válida para o estado de São Paulo e também para a capital paulista, certamente afetará a folga de muita gente! Os eventos e desfiles do Carnaval 2021 na cidade de São Paulo já tinham sido cancelados, mas agora o recesso também não irá acontecer. Com diversas regiões sofrendo restrições devido ao aumento de casos da Covid-19, a medida é mais uma que atinge diretamente o turismo, assim como foi a decisão de fase vermelha no Litoral Norte de São Paulo.

Estados e cidades famosos pelos festejos já tinham anunciado o cancelamento dos desfiles e blocos de carnaval, mas agora muitos deles cancelaram também o ponto facultativo do carnaval, o que afeta o recesso de muita gente que já tinha reservas e viagens programadas. Vale lembrar que o carnaval está chegando e, em 2021, acontece nos dias 15/02 (segunda-feira) e 16/02 (terça-feira), além do dia 17/02, quarta-feira de cinzas, que costuma ser ponto facultativo até 14h. O feriado de carnaval está garantido em cidades nas quais ele faz parte do calendário oficial de feriados, o que não acontece em São Paulo, onde o carnaval é ponto facultativo.

“Não haverá o feriado de carnaval este ano. Esta é a recomendação do Centro de Contingência, de 20 médicos, cientistas e especialistas, para com isso manter sob controle a expansão da pandemia”, disse o Governado João Doria que cancelou o ponto facultativo da segunda e terça-feira de carnaval, além da quarta-feira de cinzas. O Governo de São Paulo recomenda ainda que todos os municípios do estado tomem a mesma medida e cancelem o ponto facultativo do carnaval em 2021. “Estamos em uma segunda onda da COVID-19. Não é razoável que festividades e encontros venham a ocorrer diante de uma situação tão trágica e tão difícil. Nós, evidentemente, não estamos impedindo, nem poderíamos proibir as pessoas de viajarem. Mas não teremos feriado de Carnaval em todo o estado de São Paulo”, afirmou o Governador.

Ponto facultativo do carnaval 2021 é cancelado

O primeiro grande destino de carnaval a comunicar o cancelamento do ponto facultativo foi Salvador, junto com todo o estado da Bahia. Na sequência, o anúncio foi feito também por Pernambuco, estado conhecido pelos animados carnavais de rua, com direito ao maior bloco de carnaval do mundo: o Galo da Madrugada. Destinos como Alagoas, Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Florianópolis, Porto Alegre e Campo Grande também já anunciaram o cancelamento do ponto facultativo de carnaval.

Vale ficar atento às decisões de cada estado e cidade para ter certeza que a sua folga está garantida! Confira abaixo os principais destinos de carnaval e como está a situação em cada um deles.

O Carnaval 2021 foi cancelado ou vai ter feriado de carnaval?

Muitos destinos do país já anunciaram o cancelamento das festa e agora começam a cancelar também o ponto facultativo de carnaval. Nas cidades onde o carnaval é feriado, a folga está mantida! Confira a situação dos principais destinos do Brasil para o Carnaval 2021.

Carnaval em Salvador e na Bahia

Na cidade de Salvador, todos os eventos de carnaval foram cancelados. O ponto facultativo do carnaval em Salvador, que inclui a segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, também foi cancelado. O mesmo aconteceu em todo o estado da Bahia.

Carnaval no Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro, tanto o desfile das escolas de samba quanto os blocos de carnaval do Rio de Janeiro foram cancelados. E não haverá eventos em data posterior em 2021. Como no estado e na cidade do Rio de Janeiro a terça-feira de carnaval é feriado, a folga está mantida. Vale dizer que a Prefeitura do Rio de Janeiro cancelou o ponto facultativo da segunda-feira de carnaval e muita gente não poderá emendar o feriado.

Carnaval em São Paulo

Carnaval não é feriado em São Paulo, mas sim ponto facultativo. Tanto a Prefeitura de São Paulo quanto o Governo do Estado de São Paulo decidiram que não haverá ponto facultativo na segunda-feira e terça-feira de carnaval, assim como na quarta-feira de cinzas. A medida foi tomada em acordo pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. Com a decisão, que aguarda os feriados de São Paulo para viajar perderá uma oportunidade de descanso.

A Prefeitura de São Paulo já tinha anunciado o adiamento dos eventos do Carnaval 2021 na cidade. Tanto os blocos de rua de São Paulo (que costumam sair no pré-carnaval) quanto o desfile das escolas de samba de São Paulo foram cancelados.

Carnaval no Recife, Olinda e todo o estado de Pernambuco

Os eventos do Carnaval 2021 em Recife e Olinda foram oficialmente cancelados, entre eles o desfile do Galo da Madrugada, que no carnaval em 2020 arrastou mais de dois milhões de foliões. Os blocos de frevo, maracatu e outros ainda não têm data definida para os festejos. O Governo de Pernambuco cancelou o ponto facultativo na segunda e terça-feira de carnaval.

Ponto facultativo do carnaval 2021 é cancelado

Carnaval em Belo Horizonte e todo o estado de Minas Gerais

Belo Horizonte, que tem se tornado um destino muito procurado no carnaval devido aos blocos de rua, cancelou os festejos de carnaval e também o ponto facultativo. O mesmo acontece em todo o estado, já que o Governo de Minas Gerais anunciou não dará o ponto facultativo no carnaval em 2021. Em Minas Gerais e Belo Horizonte o carnaval não é feriado.

Carnaval no Ceará

O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, também optaram por cancelar o ponto facultativo. Em todo o estado, conforme anúncio do Governo, não haverá folga na segunda e terça-feira de carnaval.

Carnaval em Florianópolis e estado de Santa Catarina

O Governo do Estado de Santa Catarina, em primeiro comunicado, tinha mantido o ponto facultativo de carnaval em 2021, posteriormente decidiu cancelar o ponto facultativo e cancelou a folga dos servidores do estado. A cidade de Florianópolis cancelou o ponto facultativo de carnaval para os servidores públicos municipais.

Carnaval no Espírito Santo

O Governo do Espírito Santo decidiu manter o ponto facultativo e a folga em Vitória, Guarapari e todo o estado está garantida.

Carnaval é feriado ou carnaval é ponto facultativo?

O carnaval não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Tornar o carnaval feriado depende da decisão dos governos locais, que em grande parte mantêm o carnaval como ponto facultativo. Neste período de pandemia, uma situação extraordinária aconteceu e diversos destinos do país optaram por cancelar o ponto facultativo e considerar a segunda-feira, terça-feira e quarta-feira de cinzas dias normais de trabalho. Os estados e cidades que têm o carnaval no calendário oficial de feriados manterão a folga, é o casos do Rio de Janeiro.

Vale dizer que a União decretou ponto facultativo para servidores federais de 15 de fevereiro a 17 de fevereiro, até 14h. O calendário de feriados e pontos facultativos 2021 foi publicado no Diário Oficial.

Nos próximos dias é provável que haja o cancelamento do ponto facultativo de carnaval em outras cidades e estados do Brasil. Fique ligado para não perder a viagem! E se você tiver alguns dias de folga, aproveite para descansar. Boas pedidas são as praias do Brasil, especialmente as praias desertas! Lembre-se de tomar todos os cuidados necessários e manter o isolamento social.

Foto de capa: Rodrigo Argenton


Você estava com viagem programada para o Carnaval 2021? Conte pra gente quais são os seus planos e se eles mudaram!