logo Melhores Destinos

Não carimbaram meu passaporte na imigração dos Estados Unidos, e agora?

Sandro Kurovski
29/01/2022 às 7:00

Não carimbaram meu passaporte na imigração dos Estados Unidos, e agora?

Colecionar carimbos no passaporte é uma das alegrias de quem viaja para o exterior, mas quem visita os Estados Unidos com essa expectativa pode voltar de lá frustrado. Isso porque tem sido cada vez mais comum não receber carimbo algum ao entrar ou sair do país.

Foi exatamente o que aconteceu comigo da última vez que estive na América do Norte para cobrir a reabertura dos EUA para turistas brasileiros. Ao passar pela imigração no aeroporto de Miami a oficial conferiu o visto americano, fez as perguntas de praxe, deu boas-vindas e devolveu o documento. Só depois e sair do aeroporto é que me dei conta de que ela não havia carimbado meu passaporte!

Mas calma, se o seu passaporte também não for carimbado ao entrar (ou sair) dos EUA, não há motivo para se preocupar. Com a evolução do sistema de controle imigratório o carimbo foi substituído pelo registro eletrônico e deixou de ser usado como comprovante, para se tornar mais um “souvenir” de viagem.

Isso porque os registros digitais são mais confiáveis e podem ser armazenados em bases de dados de segurança internacional, que permitem cruzamento de informações de forma instantânea entre aeroportos.

Além disso, alguns aeroportos nos EUA contam com sistema de imigração automatizado, em que você faz todo o processo sozinho em um totem – sem contato com um humano que possa carimbar o passaporte para você.

O fato é que todas as vezes que um estrangeiro entra e sai dos Estados Unidos isso gera um registro para que as autoridades americanas tenham o histórico de visitas daquele viajante. Ao passar pela imigração, em qualquer aeroporto americano, o oficial pode checar suas entradas e saídas sem ter que conferir nenhum carimbo.

Se você está curioso para ver seu histórico de viagens aos EUA, ou precisa dessa informação, saiba que é possível verificar isso facilmente.

Como verificar suas entradas e saídas dos Estados Unidos?

Para conferir seu histórico de viagens aos EUA basta acessar o Site oficial do Departamento de Segurança Interna do país. Preencher o formulário e enviar os dados.

Clique aqui para consultar seu histórico de viagens aos EUA

Para ter acesso é necessário informar o nome completo, número do passaporte, data de nascimento, país de nacionalidade e em seguida clicar no botão “next”.

Na próxima tela será exibido o registro da entrada mais recente nos EUA, mesmo que você já tenha deixado o país. Um dado importante que aparece aqui é a data máxima de permanência em território americano, que no meu caso era até 9 de maio de 2022.

Para acessar o histórico completo basta clicar no botão “Get this traveler’s travel history”

O sistema irá exibir todos os registros de viagens, com indicação dos aeroportos de entrada e/ou saída, mesmo que você tenha trocado de passaporte ao longo do tempo.

Caso você seja um colecionador ávido, daqueles que não abre mão do seu carimbo por nada (como o Daniel Gadelha, meu colega de equipe aqui no MD), vale ficar atento ao passar pela imigração e solicitar gentilmente que oficial carimbe seu passaporte. Não há nenhuma garantia de que ele vai atender seu pedido, mas não custa tentar.


Já tem o carimbo dos Estados Unidos no seu passaporte? Achou as informações úteis? Deixe seu comentário e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção