logo Melhores Destinos

Cuidado! Saiba como encontrar câmeras escondidas no seu Airbnb!

Rafael Castilho
Rafael Castilho
11/10/2021 às 6:00

Cuidado! Saiba como encontrar câmeras escondidas no seu Airbnb!

Esteja você de férias com a família ou numa escapada da rotina numa casa alugada por aplicativo, uma das últimas coisas que querer é ser bisbilhotado. Câmeras escondidas podem estar gravando todos os movimentos na casa e a intimidade da família. Recentemente divulgamos um post sobre 10 dicas de segurança para uma locação tranquila no Airbnb, e agora vamos detalhar as medidas que você deve adotar para não ser vítima das câmeras escondidas.

As câmeras disponíveis para a venda estão cada vez menores. Para se ter uma ideia a V6948, câmera minúscula desenvolvida pela empresa OmniVision, tem apenas 0,575 mm de comprimento e 0,232mm de espessura. É muito pequena e fácil de esconder.

Câmera V6948

Há diferentes marcas e tamanhos no mercado. Câmeras tão pequenas que se tornam armas para as pessoas que querem bisbilhotar a vida dos hóspedes. A cada ano aumenta o número de casos relatados em casas alugadas em plataformas como o Airbnb e Vrbo. Saiba onde as câmeras podem estar localizadas? E como encontrá-las? Fique atento!

Onde as câmeras podem estar escondidas?

Uma câmera escondida pode estar afixada em diversos pontos de uma casa, mas tem alguns deles onde elas são mais frequentes. Fique atento aos detectores de fumaça colocados nos quartos, salas e banheiros. O dispositivo pode esconder uma câmera, assim como relógios de cabeceiras, detectores de movimento, alto-falantes Bluetooth, enfeites, livros na estante, quadros, armários, e até pequenos buracos na parede.

Acredite que uma câmera pode estar colocada até no plugue de uma tomada. Elas são tão pequenas que cabem em todos os lugares. De acordo com um relato de um casal canadense, ao entrarem numa casa alugada no Airbnb, notaram que algo estava errado com um despertador do quarto. Ele estava conectado a um fio que parecia um carregador de telefone, o que não parecia muito certo. Isso levou o casal a investigar mais e uma câmera foi descoberta. Sendo assim, fique atento aos mínimos detalhes e aos dispositivos instalados na casa que levantam suspeitas ou estão colocados em locais nada comuns.

Como detectar uma câmera?

Há diversas maneiras de detectar uma câmera escondida numa casa alugada. A principal delas e indicada pelos especialistas em segurança é uso de uma lanterna, que pode ser a do próprio smartphone, para buscar pontos que refletem a luz. “Uma maneira de ver se o dispositivo é uma câmera é direcionar uma luz forte para ele. Se você acertar a lente da câmera, ela terá um reflexo azulado”, destaca Marcus Hutchins, especialista em ciber segurança, em entrevista à revista Newsweek. Veja abaixo o vídeo divulgado recentemente por Hutchins.

Para vasculhar o ambiente o melhor a fazer é desligar as luzes do cômodo e apontar a lanterna para todos os objetos e buracos suspeitos. Não deixe nenhum de lado! A lente da câmera escondida refletirá a luz.

@malwaretech

Reply to @safarijackza How to find hidden cameras in AirBnBs #safety #travel

♬ original sound – Marcus Hutchins

Infelizmente o trabalho de apontar a luz para os locais suspeitos e identificar a câmera não é nada fácil, ainda mais se o cômodo for grande e se tiver diversos objetos expostos. Uma outra opção é utilizar o auxílio de aplicativos. Para Android, você pode experimentar o Glint Finder, que usa o flash da câmera para localizar os reflexos da lente. Para iOS, existe o aplicativo Hidden Camera Detector, que pode não apenas procurar lentes, mas também ajudá-lo a monitorar o Wi-Fi.

Falando em Wi-Fi aí está outra forma de localizar câmeras escondidas. Descubra quais dispositivos estão conectados a rede da casa alugada. Isto pode lhe mostrar que outros dispositivos, até câmeras, podem estar conectados ao WiFi e transmitindo imagens diretas. Para isto você pode usar os Apps: Fing ou iNet. Segundo os especialistas além de buscar a lista de dispositivos conectados, você pode fazer um pequeno truque que é desligar o roteador todas as vezes que sair de casa. Assim se o seu anfitrião estiver te espionado ele entrará em contato para saber o que se passou com o roteador. Fique atento!

Além da lanterna, dos aplicativos e do roteador, outra forma de localizar câmeras escondidas sai um pouquinho mais cara e requer um investimento específico. Algumas câmeras usam Bluetooth, Wi-Fi para enviar ou receber dados emitem um sinal rádio frequência. Há no mercado detectores de sinal de rádio frequência que podem localizar estas mini câmeras escondidas e outros tipos de bugs e dispositivos de gravação que estão transmitindo dados ou imagens.

O que fazer se encontrar uma câmera escondida?

Se você encontrar uma câmera oculta instalada em sua casa de aluguel, há algumas coisas que você deve fazer imediatamente. Primeiro, você deve entrar em contato com as autoridades locais (polícia) para que possam investigar a situação. Em seguida, você deve entrar em contato com a plataforma de aluguel para relatar o incidente.

De acordo com as regras do Airbnb, não é permitido instalar um dispositivo de vigilância em qualquer área do quarto ou banheiro. O Airbnb exige que todos os anfitriões identifiquem completamente todas as câmeras na propriedade alugada, o que inclui câmeras de segurança externas, para que você saiba se e onde há câmeras.

“Quando somos informados de uma denúncia, banimos permanentemente o mau proprietário de nossa plataforma, apoiamos totalmente os afetados e trabalhamos com a aplicação da lei para ajudar a garantir que a justiça seja feita”, disse o porta-voz do Airbnb, Jeff Henry, à Newsweek. “Câmeras nunca são permitidas em banheiros ou quartos. Quaisquer outras câmeras devem ser devidamente divulgadas aos hóspedes com antecedência.”

Keith Roberts, técnico da empresa britânica de vigilância Advanced Sweeping, uma empresa que detecta bugs para indivíduos e empresas, disse ao jornal The Independent que o número de câmeras escondidas que sua empresa encontrou aumentou nos últimos anos. “Câmeras e dispositivos de escuta são muito mais comuns hoje em dia. Havia um mercado selecionado e você precisava conhecer alguém para conseguir uma antigamente. Agora, elas são muito mais fáceis de comprar e qualquer pessoa pode comprá-los na Amazon ou Ebay “, relatou Roberts, que finaliza: “Você tem que estar atento. Existem algumas pessoas más no mundo.”