Cade aprova fusão das locadoras Unidas e Localiza com ressalvas
Cade aprova fusão das locadoras Unidas e Localiza com ressalvas
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem a compra da Unidas pela Localiza. A fusão entre as empresas havia sido anunciada em setembro do ano passado (relembre aqui) e vinha sendo estudada pelo órgão desde janeiro deste ano.
A transação, no entanto, foi aceita com restrições. As empresas tiveram de concordar em vender ativos, inclusive a marca Unidas, agências localizadas em áreas centrais de alguns municípios e aeroportos onde possuem maior concentração de mercado, além de lojas de veículos seminovos. O Cade também impediu as empresas de realizarem novas operações de fusões e aquisições no mercado de aluguel de veículos por três anos.
Sem as restrições impostas pelo Cade, a nova empresa teria um valor de mercado de mais de R$ 50 bilhões e uma frota de 470 mil veículos no Brasil e em outros países da América do Sul. Mas os termos completos do acordo são sigilosos e não foram divulgados.
A votação no Cade foi bem apertada. A fusão foi aprovada por 3 votos a 2. Os conselheiros que votaram contra alegaram que o acordo de venda seria insuficiente para reduzir os riscos provocados pela concentração de mercado da nova empresa. Mas a maioria entendeu que as restrições impostas para a fusão seriam suficientes para limitar a participação de mercado da nova empresa a 50% em determinados mercados.
Com informações da Agência Brasil e G1.
Veja também: