Como é voar e pilotar um caça AL 39 Albatros!


Como é voar e pilotar um caça AL 39 Albatros!
A avaliação de hoje não é de uma companhia aérea, mas com certeza vai fazer muitos leitores sonharem e outros tantos começarem a juntar uma grana para realizar um sonho de infância: voar – e até pilotar – um caça! Sim, isso é possível e bem mais fácil do que parece e quem nos revela os detalhes é o leitor Bruno Resende, que realizou seu sonho em Los Angeles e conta com detalhes como foi pilotar um jato AL 39 Albatros! Imperdível!
Há alguns meses um amigo me enviou um link do Melhores Destinos, com a história fantástica de alguém que um dia voou em um simulador com o Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden.Quando li a reportagem, liguei imediatamente para ele: “Cara, isso é de verdade? Dá mesmo para fazer isso?” e ele respondeu: “Também não sabia… talvez você devesse contar que dá para voar em um caça também.” Bem… aqui estou.
Para todos aqueles que, assim como eu, sonharam muito quando criança em se tornar um piloto de caça e que por inúmeros motivos não seguiram esta trilha, segue meu relato do dia mais feliz (até agora) da minha vida: O dia em que voei (e pilotei) um AL-39 Albatros.
A história do voo do Albatros começa na verdade na minha adolescência, assistindo no Discovery Channel um documentário sobre o passeio de um repórter em um MIG-29, onde ele decolou de uma base área no meio da Rússia e voou tão alto que se podia enxergar a curvatura da Terra… tudo isso pela bagatela de US$ 30.000,00. E passei a sonhar com meu aniversário de 30 anos, quando poderia me dar este presente de aniversário.
Os 30 anos chegaram e junto com eles veio a percepção de que era muito dinheiro para se gastar em um voo de 50 minutos, mas isso não significava que era impossível… meu sonho tinha apenas que ser adaptado.
Pesquisando na internet encontrei uma empresa especializada em voos radicais nos EUA, onde era possível comprar uma voltinha em vários modelos de caças e entre eles estava o AL-39 Albatros. Um confiável caça de treinamento da antiga Tchecoslováquia com o qual os pilotos treinavam para pilotarem o MIG-29. O preço continuava sendo salgado, mas US$ 3.000 para a experiência de uma vida valeria a pena. Reservas feitas e passagens marcadas para Los Angeles!!!
Os preparativos
Conseguir reservar um voo em um caça a jato na verdade é bem simples, mas fazer os exames necessários, nem tanto. Além de um eletrocardiograma de estresse, você deve passar por um médico no Brasil (de livre escolha) para que ele ateste que tem condições físicas de aguentar os esforços e pressões inerentes a um voo de caça.
Por incrível que pareça, alguns médicos podem ser bem relutantes em te entregar um atestado permitindo que você voe a 900 Km/h fazendo rasantes, loopings e outras piruetas no meio do deserto. Seguro médico e de vida então… pode esquecer de contratar.
O briefing
Meu voo aconteceria na cidade de Chino, a 40 minutos da cidade de Los Angeles, e o tempo estava ótimo para voar: nenhuma nuvem no céu. Fui recebido para o briefing diretamente por quem seria meu instrutor e piloto naquele dia, um instrutor aposentado da Força Aérea Húngara, chamado Istvan Kalmar, também conhecido como “Steve”.
Depois que saiu da Hungria, Steve (que também é engenheiro aeronáutico) comprou um AL-39 por US$ 250 mil e hoje o aluga para passeios turísticos radicais. A montagem do avião ele mesmo realizou e atualmente ele está remontando outro caça que adquiriu da força aérea polonesa.
O briefing dura um total de 3 horas, onde Steve dá uma visão geral do funcionamento do avião e das manobras que serão feitas, além de alguns procedimentos básicos de segurança. Para suportar a força G das manobras, por exemplo, a recomendação era inspirar bastante ar, prender a respiração e contrair a barriga, o que amenizaria os efeitos da tonteira e reduziria a chance de desmaios durante as manobras (resultado da falta de oxigenação no cérebro).
A parte final do briefing são os procedimentos de emergência, como, por exemplo, os procedimentos para abandonar o avião em caso de pane
– “Puxo esta alavanca vermelha e sou ejetado, certo?”
Não… Steve me explica que a ejeção precisaria de dois foguetes instalados no banco, mas que ele não usa nada explosivo por ser muito perigoso. Na verdade, a alavanca vermelha abre o paraquedas do avião para que ele não caia com velocidade total no chão.
– “Depois é só você abrir o cockpit e pular”
Oi??? Abrir o cockpit e pular? Sim… Steve me explica que o caça não tem cinto de segurança. Você veste o paraquedas e este é preso no avião. Uma vez que você quebra a trava do cockpit, o paraquedas será desconectado do avião e você estará solto… aí é só dar um jeito de pular. Bastante animador.
O voo
Após o briefing, o nosso motor soa alto no aeroporto de Chino e todas as cabeças viram-se em nossa direção. Afinal, não é todo dia que se vê um caça pronto para a decolagem em um aeroporto civil. Logo depois da decolagem, seguimos em direção a San Diego, onde existe um espaço aéreo restrito da força aérea americana. Ao chegarmos lá, somos autorizados a realizar manobras e a diversão começa.
O voo é tudo aquilo que se espera de um voo de caça: velocidade, loopings, parafusos, rolagens, rasantes, curvas fechadas e demonstrações de posições e manobras de ataque. Tudo com uma descarga constante de adrenalina durante 45 minutos. A força G durante as manobras é impressionante!! Nas manobras mais agressivas, você literalmente sente o sangue fugindo da cabeça enquanto sua visão periférica começa a ficar escura… e você se esforça para não desmaiar. Cinco segundos após a manobra terminar, o sangue já voltou a fluir e você está pronto para outra!
O ponto alto do voo foi quando Steve me chamou pelo rádio e disse “Bruno, você quer pilotar um pouco?”. Quem responderia “não” a uma pergunta destas? Peguei o manche e fui seguindo as instruções dadas pelo Steve pelo rádio e que já tínhamos ensaiado no solo. Além de fazer algumas curvas, ele me deixou fazer alguns rolamentos sozinho com o Albatros, o que tornou o passeio ainda melhor. Pilotar um caça a jato, vendo seu piloto-instrutor com as mãos para cima batendo palmas durante as manobras é indescritível.
De volta ao solo, confesso que já não sabia exatamente onde estava meu coração, meu pulmão e o restante dos meus órgãos… todos estavam bastante misturados dentro do meu corpo… mas, tudo bem: eu tinha pilotado um caça!!!!!
Quem quiser ver o vídeo do voo, esta no Youtube um abraço e espero que esta historia anime outros a realizarem a mesma aventura!!!
Bruno Resende
- Cockpit do AL39 Albatros
- Briefing
- Chegada ao aeroporto de Chino
83 Comentários
Parabéns pela conquista e realização de sonho de criança, realmente deve ter o valor de uma experiência pela vida toda. Não sei se faria também, prefiro ficar em terra só observando…
Bravo!! Show de bola Bruno!!
Que sonho!!! Feliz por tu ter realizado esse sonho e agradecido pelo excelente relato!
Partiu juntar dinheiro!!!!
Sensacional! Foram 3000 (três mil) dólares? Na primeira vez que falam de preço, está escrito trinta mil! =P
USD$ 30.000 é o preço para voar um MIG-29 na Russia.
O AL-39 nos EUA o preço é USD$ 3.000
30 mil é para voar no MIG 29 na Rússia! Aí ele diz que tinha largado de mão mas que ao encontrar isso por 3 mil dolares o sonho ficou bem mais barato! 😀
Leu direito?
muito, muito legal!!!!!!!!!
Parabéns Bruno , emocionante. Como você, quando “mlk” sonhava em ser piloto de caça.
Essa experiência é algo que está nos planos, e por $3k acho bem acessível. Só não sabia que voar de MIG na Rússia sairia bem mais caro.
Você chegou a ver outras empresas? E como você chegou na empresa do Steve?
Valeu, Rafael!
Cheguei a ver várias empresas, mas apenas 2 se mostraram confiáveis:
http://www.migflug.com
http://www.flyfighterjet.com
O meu vôo foi comprado pela fly fighter jet.
Caraca! Meus parabéns!!! Já eu não vejo a hora de começar o turismo espacial e eu ter dinheiro para isso! Esse é meu sonho de infância! hehehe
Cacilds…depoimento fantástico. Também sou doido pra fazer isso e, depois dessa história, vi que é realmente viável.
Parabéns, cara!
Vamos começar a juntar dinheiro.
Como você fez a reserva? Tenho interesse em fazer um voo desse. Obrigado
Oi, Gabriel!
Fiz o agendamento do vôo pelo http://www.flyfighterjet.com.
abraços
Incrivel!! Meus parabens.. me arrepiei todo so de ler, imagino vc durante a experiencia!
Espetáculo! Parabéns mesmo!
Genial!
Adorei a parte do pára-quedas.
Parabéns pelo passeio!
Cara, que sonho isso. Parabéns pela conquista.
Na boa, relato FODÁSTICO ! Parabéns !
Eu tentei fazer o mesmo na Austrália, mas simplesmente não deu tempo (e eu também já havia furado o bolso de tanto rodar por lá). Ficou a vontade de voltar para conhecer o Oeste da Austrália e Norte, que ficaram faltando e, claro, voar de caça…
Quem tiver vontade e estiver down under, aqui vai a dica:
http://aircombat.com.au/jet-fighter-rides/
Cara eu quero agora! Vou para la em Julho. Qual o nome da empresa?
Parabens!
Oi, Lucas!
A empresa que eu fiz as reservas é a http://www.flyfighterjet.com
Divirta-se e bom voo!!!
http://www.easternblocaircraft.com
relato sensacional!!!
Adoreiiiiiiiiiii, sempre sonhei com isso. Obrigada por compartilhar
Muito Legal Bruno! Adorei a postagem!
Bruno Resende, por favor, divulgue o nome da empresa e mais detalhes para quem quiser fazer o mesmo.
Parabéns, Bruno! Pela conquista e pelo relato. Show de bola!
Esse é o meu sonho de infância também.Espero realiza-lo em breve.rsrs
Conte pra gente dessa(s) empresa(s) que pesquisou.
Abs.
Muuuiitoo massa!!!! O negócio é começar a juntar dinheiro também!
Cara, mandou muito bem!! Parabéns pela coragem e determinação em realizar o seu sonho!
Às vezes as pessoas não entendem o tamanho e o ‘valor’ dos nossos sonhos.
Sensacional! Fiquei emocionado só de ler… Parabéns!
$3.000 ou $30.000 ??
Parabéns pela realização de um sonho!
Muito show!
Muito legal mesmo, acho que não consigo devido ter muita tontura fácil. Agora só falta vir o pessoal reclamando que esse voo não sai de Recife ou Salvador que é a terceira maior cidade do Brasil, rsrsrs…
Sensacional a descrição!!!!
Acredito que esse seja o sonho de toda criança que cresceu assistindo Top-Gun!!!!
Na parte “Pesquisando na internet encontrei uma empresa especializada em voos
radicais nos EUA, onde era possível comprar uma voltinha em vários
modelos de caças e entre eles estava o AL-39 Albatros.”
Ficou faltando o nome da empresa pra facilitar a busca para outros que tenham o mesmo sonho!
Oi, Pedro!
Eu fiz minha reserva pelo http://www.flyfighterjet.com, mas também existe o http://www.migflug.com.
abraços e obrigado!!!
Show, parabéns.
Acho que foi $3.000 mesmo Monique, o de $30.000 foi que um repórter fez na Rússia
Não sei se a mesma empresa, mas essa aqui faz:
http://www.incredible-adventures.com/
Uau!!! Incrível Bruno! Parabéns pela experiência de vida!!!
Muito bom!! Fiquei com vontade!
Galera,
Valeu pelos comentários.
O site que eu utilizei para fazer a reserva do voo foi http://www.flyfighterjet.com
Abraços e bom voo!!
Que matéria show, excelente relato, parabéns!
Show! Relato fora de série!
Que doidera, quero tbm
Cara, nunca imaginei uma aventura dessas, vibrei com seu sonho realizado, glorias a Deus nas alturas, como diz na bíblia, rsrsrs meus parabéns, creio que seu relato fará muitos sonhos realizados e creio que muitos outros sonhos que vc tem serão realizados em breve. Abraços mil.
Relato fantástico! Parabéns Bruno!!
Show de bola! Parabéns!
Parabéns pelo passeio!!!! Ficou ótimo o seu relato. É muito bom quando conseguimos realizar aquilo que desejamos.
Eu voei em Las Vegas na empresa chamada Sky Combate.
http://www.skycombatace.com/
Não é um avião de caça. Ele está mais para um avião do tipo da esquadrilha da fumaça. Eu paguei na época em torno de 600 reais. Vi no site hoje que está 399 dólares. São uns 15 min de voo, sendo que uns 5 min de acrobacia. É bem menos que esse que fez, mas já vale pela experiência de sentir as manobras e a força G pelo seu corpo.
As fotos e filmagens estavam em torno de 200 dólares. Tem outras opções de fotos e vídeos mais baratos. Eles te buscam e levam para o seu hotel. Não precisa se preocupar com transporte.
Existe um briefing também, mas não cheguei a participar. Eu tinha avisado que meu inglês estava perto do 0, que ia ter bastante dificuldades na comunicação. E que gostaria de tirar todas as dúvidas daqui. Eles responderam as dúvidas e falou que não tinha problema eu não saber o idioma. Na hora, me colocaram direto para voar, pois não ia adiantar muita coisa eu participar do briefing.
Muito massa… Parabéns
E isso tudo dias após os pilotos brasileiros da FAB realizarem o 1º voo solo nos Gripen hein… Veio à calhar este post. Parabéns pelo objetivo conquistado.
Esse é o cara que voa de 1ª classe pra todo canto e faz os Reviwes aqui no MD? Ou estou confundindo…?
Quem me dera… rs
Alex, acho que vc está falando do Leonardo Cassol, certo? Um que certa vez fez um post sobre como conseguir upgrade para business/first…
Muito dez! Parabens pelo sonho realizado, e obrigado por compartilhar conosco.
Parabéns, Bruno. Sabe que fiquei feliz em ler seu relato? Ele transmite a felicidade do sonho realizado. Show!
Queria fazer isso também, mas acho que o meu problema é que não falo inglês fluente, e aí como que eu vou entender as ordens do controlador de voo, né? Já pensou se eu sobrevoo a área 51? rsrs
Tem também em Kissimmi/FL, na Stallion 51. Fica pertinho de Orlando. Lá tem T6, P51 e AL39
PQP que sonho, metas até os 30 redefinidas…
Uma experiência fantástica que fiz foi em Las Vegas voar e pilotar um avião de acrobacias aéreas, numa mescla de Red Bull Racing e esquadrilha da fumaça. o nome chama Sky Combat Ace. Além de bem mais barato que o do post vc é quem realiza várias das acrobacias. Valeu cada centavo. Há alguns videos no youtube e o site deles da para ter uma noção boa de como é.
Abs,
Leonardo
Você fez o pacote em que você é apenas passageiro. Por mais USD200 o passeio dura meia hora e vc é quem faz várias acrobacias. Sensacional!
Isso mesmo. Mas minha preocupação era o inglês. Eu tinha terminado o curso há 14 anos e nunca mais usei. Esqueci muita coisa. Estava com uma dificuldade enorme na comunicação. No meu caso, a melhor opção era essa mesma de ficar só de passageiro.
Acabei de descobrir um motivo para viajar para os States. Com disse outra pessoa #partiujuntar grana.
Parabéns foi muito legal você compartilhar conosco essa experiência!
Show de bola, cara! Parabéns! E eu me achando o máximo porque andei de Harley em Miami hehehe
Nossa que legal vc ter realizado seu sonho tb gostaria muito e ótimo relato. Parabéns! ??
Fantástica experiência!!! Sou doido pra fazer isso também!! Parabéns!!
Acho que as três mil verdinhas valeram cada centavo e muito mais…
Muito obrigado por compartilhar! Demais! Infelizmente acho que não aguentaria uma experiência dessa! abs
Show!! Muito legal!
Sensacional! Também tô louco pra fazer isso, porém num Spitfire ou P51. Já vi que nos EUA consigo isso nessa faixa de preço. Imagina um avião da segunda guerra!
Show Bruno! De emocionar! O texto ótimo e tua cara de criança radiante com a brincadeira! Abraço
Foda!!!! Parabéns Bruno!
Bom, aqui no Brasil eu pago R$1.200,00 por hora de voo de um SR-20 alugado, pra eu ir pilotando… e chega a 300km/h aproximado. O L39 chega a 2,5x isso rsrs… Logo, não está caro.
Parabens Bruno! Belo post e descricao de sua experiencia. motivou bastante a todos os interessados! Parabens ao MD por proporcionar mais que promocoes e ofertas relampagos!
É… É este mesmo. Realmente confundi. 🙂
Leonardo Cassol. É o homem que quase nunca viaja de 1ª classe, rs. 🙂
Parabéns pelo relato e pela realização do sonho. Muito legal.
nao sei como vim parar nessa pagina, mais confesso que poucas vezes vi um relato tão bem feito e que me despertou ate vontade de voar nessa bagaça….parabens rapaz, show de bola
Excelente!!! Obrigado por compartilhar!
Tem razão, precisava falar inglês, pois o instrutor ia falando na hora o que vc tinha que fazer. De qualquer forma, como passageiro ou piloto, é uma experiencia bem bacana!
Meu namorado leu e ficou louco p/ fazer! e eu tb, agora não paro de ver vídeos sobre isso…rsrss! Obrigado por compartilhar sua experiência! E parabéns pela conquista inesquecível.
http://www.agenciamarcospontes.com.br empresa pra voos de caça no Brasil