Brasileiros vacinados poderão visitar o Catar a partir da próxima semana
Brasileiros vacinados poderão visitar o Catar a partir da próxima semana
O governo do Catar anunciou hoje sua nova política de admissão de turistas. A partir do dia 12 de julho de 2021, brasileiros totalmente vacinados poderão entrar no país. Entenda o que mudou:
O Catar manteve-se quase totalmente fechado para não-cidadãos desde o início da pandemia. Agora, com a vacinação local bastante avançada, o país começa a afrouxar as regras, de olho no retorno do turismo e principalmente da Copa do Mundo de 2022.
Brasileiros vacinados poderão entrar no Catar
A partir do dia 12 de julho, brasileiros totalmente vacinados há pelo menos 14 dias poderão entrar no país. Ainda será necessário apresentar o exame RT-PCR negativo 72h antes do voo saindo do Brasil e realizar outro teste RT-PCR na chegada, às custas do viajante, em razão do Brasil estar na classificação vermelha de risco.
Serão totalmente aceitas as seguintes vacinas:
- Pfizer BioNTech
- Moderna
- Oxford/Astrazeneca
- Janssen/Jonhson&Jonhson
Porém, quem tiver sido vacinado com a Sinopharm ou Coronavac também será aceito, sendo submetidos a um teste adicional de anticorpos na chegada. Se der positivo, ou seja, registrar anticorpos para Covid-19, estarão liberados para seguir viagem sem quarentena. Em caso negativo, deverão fazer quarentena de 10 dias, com RT-PCR no 9º dia.
Menores de 11 anos seguem o mesmo regime dos pais – se vacinados, terão o mesmo tratamento dos vacinados. Adolescentes de 12 a 17 não vacinados terão que fazer quarentena acompanhados de pelo menos um dos pais, mesmo que este último esteja vacinado.
O certificado de vacinação deverá ter um QR Code, nome igual ao passaporte, datas das vacinações, nome da vacina, número do lote e selo oficial da autoridade que vacinou e tem validade de 12 meses após a segunda dose ou dose única.
Aplicativo Ehteraz
Todos os passageiros deverão ainda se registrar no aplicativo Ehteraz (clique aqui), que deverá estar ativo no celular na chegada. Nele o viajante deverá se cadastrar e enviar a documentação comprovando a imunização em até 12 horas antes da chegada ao país. Após o envio e análise, será emitida uma autorização de viagem que deverá ser apresentada no check-in e também na imigração no Catar.
Também é obrigatório ter sinal de internet no telefone durante toda a estadia, pois é através do aplicativo que todos os avisos serão enviados – é possível comprar um SIM Card local (Ooredoo ou Vodafone) no Aeroporto de Doha, na chegada.
Atualmente o Catar já vacinou 77,6% da sua população maior que 16 anos com uma dose e 65,4% já recebeu a imunização completa. Ainda que cheia de obstáculos, a abertura do Qatar pode indicar um caminho para que viajantes possam voltar a viajar de forma segura.
Dica do Pontos pra Voar.