Está valendo! Brasil volta a exigir visto de turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália


Está valendo! Brasil volta a exigir visto de turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália
O governo brasileiro voltou a exigir o visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália entrarem no país. A medida entrou em vigor ontem (10/4), após ser adiada três vezes.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a decisão é devido ao princípio da reciprocidade, já que os brasileiros também precisam de visto para entrar nos três países.
A exigência do visto havia sido suspensa em 2019, mas um decreto do presidente Lula, publicado em 2023, acabaria com a suspensão do visto para turistas americanos, canadenses e australianos já em outubro daquele ano. A decisão, no entanto, foi postergada três vezes, até entrar em vigor ontem.
No mês passado, o Senado Federal aprovou um projeto de lei para manter a isenção de visto, mas o texto final ainda não teve tramitação na Câmara dos Deputados.
O governo brasileiro afirmou que tenta acordos de isenção de visto para os brasileiros entrarem nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, para liberar também a isenção dos turistas desses três países, na base da reciprocidade.
“Seguimos em tratativas para que os Estados Unidos isentem os brasileiros da exigência do visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Em 2024, o Brasil recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá e 52.888 da Austrália. Os turistas desses países devem solicitar agora o visto online no site eVisa, pagando uma taxa de US$ 80,90.