Os voos diretos entre Portugal e o Brasil serão retomados. O governo português removeu a proibição dos voos comerciais que vigorava desde o fim de janeiro. Apesar da boa notícia, as restrições à entrada de brasileiros foram mantidas.
Voos entre o Brasil e Portugal serão retomados
Voos entre o Brasil e Portugal serão retomados
De acordo com o Despacho 3838-A/2021, a entrada em solo português continua restrita somente às pessoas em viagens essenciais por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias. A regra é a mesma que vigora desde o início da pandemia. Somente podem entrar em Portugal os residentes, diplomatas, cidadãos portugueses e europeus. Nada de turistas brasileiros.
Vale destacar que todos os passageiros, que embarcam no Brasil e chegam a Portugal em voo direto ou com escala em outro país europeu, devem apresentar um teste PCR negativo de Covid realizado 72 horas antes da viagem. Ao chegar a Portugal este passageiro deve cumprir 14 dias de quarentena em casa ou em local indicado pelas autoridades de saúde.
As companhias aéreas são responsáveis por proibir o embarque de passageiros sem o teste e devem encaminhar no mais curto espaço de tempo, sem exceder 24 horas, a listagem dos passageiros às autoridades de saúde.
Durante todo o período, que vigorou a proibição da ligação aérea direta, somente voos de repatriamento foram realizados entre Lisboa, São Paulo e Campinas. No site das companhias, Azul e Tap, há voos do Brasil para Portugal já a partir deste domingo.
Enquanto Portugal levanta a proibição, a França anunciou, nesta semana, a suspensão dos voos com o Brasil e a União Europeia chegou a recomendar a manutenção de restrições para entrada de pessoas vindas do território brasileiro.
Portugal entrou hoje no 16° Estado de Emergência. Atualmente, o país registra em média 500 novos casos de Covid e 5 mortes diárias. Cerca de 17% (1.736.168) da população portuguesa já tomou uma dose e 6,4% (654.988) as duas doses da vacina. Na próxima segunda-feira o país entrará na terceira fase de desconfinamento com a reabertura de lojas, shoppings, cinemas, teatros, universidades e a parte interna de restaurantes.