Boeing está negociando a compra da Embraer, diz jornal
Boeing está negociando a compra da Embraer, diz jornal
O jornal The Wall Street Journal publicou hoje que a norte-americana Boeing está em conversações avançadas para a compra da brasileira Embraer. Segundo a publicação, a operação precisa de aprovação do Governo brasileiro que é acionista com poder de veto.
Atualizado em 21/12/2017 às 19:20
Segundo O Globo o presidente Michel Temer não irá permitir que a Embraer passe totalmente para o controle da americana Boeing: “Em meu governo, a Embraer jamais será vendida”, mas não descarta parcerias pontuais em projetos conjuntos, na forma de associações e joint ventures.
O negócio traria à Boeing a expertise na fabricação de aviões menores, como os jatos da linha E2 que a Embraer pretende lançar o ano que vem, fazendo frente ao movimento feito pela Airbus ao adquirir participação majoritária na produção do modelo C-Series da canadense Bombardier (uma das principais concorrentes da Embraer).
A companhia brasileira é a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, com valor avaliado em US$ 3,7 bilhões de dólares.
Vale lembrar que Boeing e Embraer já possuem parcerias pontuais em alguns projetos como no modelo cargueiro KC-390 da Embraer.