logo Melhores Destinos

Perto do fim! Apenas 35 Boeing 747 de passageiros estão em operação hoje no mundo

Rafael Castilho
09/10/2020 às 12:21

Perto do fim! Apenas 35 Boeing 747 de passageiros estão em operação hoje no mundo

O fim de uma era que foi acelerada pela pandemia. Depois da Qatar e da KLM aposentarem a suas frotas de Boeing 747, agora foi a vez da British Airways retirar de operação as últimas duas aeronaves Jumbo. A Rainha dos Ceús britânica fez a sua última partida do aeroporto de Heathrow, ontem, para ser desmanchada.

Os aviões 747 da British Airways foram levados para Kemble, na Inglaterra, e St, Athan, no País de Gales. Antes da partida final, um das aeronaves sobrevoou Londres para dar o último adeus de uma geração que marcou a aviação comercial.

Fim do 747

A pandemia do novo coronavírus antecipou a aposentadoria dos 747 da British. A companhia já estava planejando tirar de circulação estes gigantes a partir de 2023, devido ao gasto alto de combustível, poluição e outras questões que o tornavam ultrapassado quando comparado com as novas aeronaves.

Em julho deste ano foi a australiana Qantas que aposentou o seu último 747. E em abril foi a holandesa KLM que tirou dos ares o Jumbo.

De acordo com a análise da Cirium, empresa de análise do mercado aéreo, há 492 Boeing 747 em serviço, armazenados ou encomendados com companhias aéreas em todo o mundo. Destes 157 são aeronaves de passageiros, mas somente 35 estão em uso, enquanto 122 estão no armazenamento. Destes 35, apenas 21 são versões de passageiros do Boeing 747-400.

No Brasil, a Lufthansa ainda opera com Boeing 747. A companhia alemã é uma das únicas companhias aéreas que ainda mantém um número significativo de Jumbos para voos de passageiros. Há ainda a Korean Airlines, Thai, Air India e Virgin Atlantic, mas em bem menor número.

O fim deste gigante está próximo. Em julho deste ano a Boeing confirmou que encerrará a produção do 747. Depois de mais de 50 anos sendo produzido e com mais de 1.500 aeronaves entregues, o bom e velho Jumbo vai se aposentar em 2022, quando a última unidade for entregue. Serão mais 14 unidades entregues nos próximos dois anos.

Futuro do 747

Apesar do fim próximo para os voos de passageiros, os Boeings 747 ainda poderão ser vistos no céu por muitos anos. O seu grande espaço interno o tornam extremamente populares entre as companhias aéreas de carga. Muitos destes aviões de passageiros aposentados podem, num curto espaço de tempo, voltarem à operação, mas como cargueiros.

História 747

Com o mercado de aviação e a demanda crescendo, a Boeing surgiu com o projeto do 747 na década de 60. Na época o Jumbo tinha duas vezes e meia a mais de capacidade de passageiros que o Boeing 707. O primeiro voo comercial foi em 1970. A Rainha dos Céus reinou absoluta como o maior avião de passageiros do mundo até 2007 com o surgimento do Airbus 380.

E você já voou com o 747? Conta pra gente como foi sua experiência!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção