logo Melhores Destinos

Passageiros da ponte aérea do Rio a São Paulo já podem embarcar sem cartão de embarque nem documentos

Daniel Akstein Batista
10/08/2022 às 8:15

Passageiros da ponte aérea do Rio a São Paulo já podem embarcar sem cartão de embarque nem documentos

Um embarque mais rápido, seguro e tecnológico. Os aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) são os primeiros do Brasil a ter um embarque biométrico facial, e a primeira ponte aérea do mundo a contar com essa tecnologia.

Com o novo sistema, inaugurado nesta terça-feira, passageiros e tripulantes não vão mais precisar apresentar documentos de identificação e cartões de embarque nos voos domésticos que partem de Congonhas e Santos Dumont, segundo a Infraero. O novo embarque, 100% digital – do check-in ao entrar no avião -, combina análise de dados com a validação por biometria – basta aproximar o rosto no totem, que será feita a leitura do registro e a liberação do passageiro.

A tecnologia na prática

A instalação de todos os aparelhos ainda está em andamento e deve ser concluída nos dois aeroportos até o final de agosto. No total, a tecnologia estará presente em 20 portões de embarque: 12 em Congonhas e 8 em Santos Dumont. Os passageiros podem escolher se preferem embarcar do modo tradicional (com os documentos em mãos) ou usando a biometria facial.

As companhias aéreas que operam nos dois aeroportos poderão adotar procedimentos próprios para o cadastramento biométrico, formalizando sua adesão junto ao Serpro e aceitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para poder usar a nova tecnologia, o passageiro precisa ter um documento biométrico já válido (que pode ser a CNH digital, por exemplo) e fazer um cadastro digital na companhia aérea para ter acesso ao canal de validação biométrica – e no momento do check-in ou depois será preciso validar a informação referente ao voo. A biometria facial será solicitada duas vezes no aeroporto, ao acessar a sala de embarque e depois para entrar no avião.

Mais de 6 mil passageiros em sete aeroportos participaram dos testes do programa entre outubro de 2020 e janeiro de 2022. E, com a biometria, o tempo médio do embarque caiu de 7,5 segundos para 5,4 segundos por pessoa.


Você acha que essa tecnologia vai acabar com a burocracia e o tempo de espera nos embarques? Deixe seu comentário!

Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção