logo Melhores Destinos

Portugal: região do Rio Douro ganhará rota de bicicleta de 275 km

Rafael Castilho
07/11/2020 às 10:48

Portugal: região do Rio Douro ganhará rota de bicicleta de 275 km

Que tal deixar o carro de lado e passear pela famosa região portuguesa do Douro de bicicleta? Um projeto está sendo desenvolvido para deixar o local mais atrativo e cômodo para quem ama pedalar por aí. A Grande Travessia do Douro Internacional e Vinhateiro terá 275 km e passará por sete municípios.

A viagem de bike pode começar pelo extremo nordeste em Miranda do Douro, quase divisa com a Espanha. A região é serpenteada pelo Rio Douro, que nasce na Serra de Urbión, em solo espanhol, e serve por um longo percurso como marcador fronteiriço entre os dois países da Península Ibérica. Mirando do Douro fica a 260 quilômetros do Porto, na foz do Rio Douro.

Saindo de Miranda do Douro a primeira parada é em Mogadouro a 46 quilômetros. Depois o trajeto proposto seguirá por Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa. No total serão 275 quilômetros passando por vinhedos, arte rupestre, natureza nativa e muitos outros encantos da região nordeste de Portugal. Veja neste mapa as cidades por onde passará a grande ciclovia.

O longo circuito de 275 quilômetros será repartido por seis etapas. Haverá centros de apoios com área de descandos, sanitários e estações de serviço para as bicicletas. Todo o trajeto será sinalizado.

O projeto foi planejado e será executado pela Associação de Municípios do Douro Superior. Além de atrair mais visitantes e desenvolver o turismo regional, a rota de bike contribuirá para a sensibilização e preservação ecológica e histórica da região.

De acordo com a Associação, a previsão é que as obras comecem ainda neste ano e termine no final do primeiro semestre de 2021. Além da Rota Ciclística, está sendo elaborada uma a Grande Rota do Douro Internacional e Douro Vinhateiro. Um caminho de 200 km para os pedestres percorrem e desfrutarem das belezas naturais da região.

E ai, o que achou da novidade? Já imaginou percorrer essa bela região portuguesa pedalando? Conte nos comentários.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção