Linha dura! Bali cria taxa de entrada e ameaça prender os visitantes não comportados


Linha dura! Bali cria taxa de entrada e ameaça prender os visitantes não comportados
Por todo o mundo, vários importantes destinos estão tomando medidas contra o crescimento do turismo desenfreado. Do Japão à Espanha, diversas cidades adotaram taxas e ações para conter o massivo número de visitantes. Agora foi a vez de um dos mais importantes paraísos tropicais da Oceania entrar para esta lista. Bali, na Indonésia, anunciou medidas restritivas para conter os malcriados e vai cobrar taxa de quem chega à ilha.
Em 2024, mais de 6,3 milhões de turistas desembarcaram em Bali, um crescimento de mais de 20% em relação ao ano anterior. A ilha indonésia é um dos destinos mais disputados e famosos do mundo por quem busca belas paisagens, praias lindíssimas, sossego em meio a campos de arrozais, maravilhosa gastronomia e uma cultura ímpar. Mas também é muito procurado para quem quer se divertir em seus bares, luais e casas noturnas com festas que atravessam a madrugada.
Turismo controlado! Conheça 12 destinos com medidas para reduzir o número de turistas
Na tentativa de conter o abuso cometido pelos turistas e também para frear o número alto de visitantes, as autoridades de Bali adotaram taxa de entrada e novas diretrizes para lidar com o “mau comportamento” entre turistas estrangeiros em uma tentativa de proteger a integridade cultural da ilha indonésia.
Recentemente, divulgamos uma lista de destinos a serem evitados em 2025 e Bali fazia parte devido à alta quantidade de lixo provocada pelo turismo massivo.

Praia de Kuta – foto Nasrul Ma Arif/Shuttershock
Agora, todos os visitantes devem pagar uma taxa obrigatória de turismo antes de chegarem a Bali. A taxa custa IDR 150.000 (R$ 52) e deve ser recolhida no site Love Bali.
Além da taxa, medidas para regular o bom comportamento dos turistas foram adotadas. “Estou implementando esta circular como uma medida imediata para regular turistas estrangeiros enquanto estiverem em Bali”, disse o governador da região, Wayan Koster, durante o lançamento da cartilha de boas maneiras.
As novas regras incluem respeitar os locais sagrados, vestir-se adequadamente, comportar-se educadamente, usar guias e acomodações licenciadas, seguir as leis de trânsito, jogar lixo, usar plásticos descartáveis e trocar moeda em pontos de venda autorizados.
A lista das novas medidas do bom comportamento é longa, veja logo abaixo. Segundo o governador Koster, as novas regras e regulamentos serão rigorosamente aplicados e aqueles pegos violando as determinações enfrentarão consequências legais conforme a lei do país, podendo até ser presos.
Sob os novos regulamentos, os visitantes estrangeiros devem:
1. Respeitar os locais e símbolos sagrados – Isso inclui templos, estátuas religiosas e outros lugares sagrados. Os visitantes devem observar e honrar os costumes, tradições e práticas culturais balinesas, especialmente durante cerimônias.
2. Vestir-se adequadamente – Ao visitar templos, atrações turísticas ou espaços públicos, espera-se que os turistas usem roupas modestas e respeitosas.
3. Comportar-se respeitosamente – Seja em locais religiosos, restaurantes, áreas comerciais ou vias públicas, os turistas devem manter um comportamento educado e atencioso.
4. Pagar a taxa de turismo – Uma taxa turística obrigatória deve ser paga eletronicamente via https://lovebali.baliprov.go.id/ antes ou durante a estadia.
5. Usar guias turísticos licenciados – Ao explorar locais culturais ou naturais, os turistas devem ser acompanhados por guias certificados que entendam as tradições locais e as condições naturais.
6. Trocar moeda em casas de câmbio autorizadas – As transações devem ser realizadas apenas em serviços de câmbio licenciados com códigos QR oficiais do Banco da Indonésia.
7. Seguir as leis de trânsito – Turistas dirigindo em Bali devem:
– Ter uma carteira de motorista nacional ou internacional válida;
– Usar capacete ao andar de moto;
– Seguir as placas de trânsito e não sobrecarregar os veículos;
– Evitar dirigir sob influência de álcool ou drogas.
8. Usar transporte legal – Somente aluguel de carros licenciados ou serviços de transporte devem ser usados.
9. Ficar em acomodações licenciadas – Visitantes devem reservar hotéis, vilas ou casas de família que estejam conforme os padrões legais de acomodação de Bali.
Turistas NÃO estão autorizados a:
1. Entrar em áreas de templos sagrados (Utamaning Mandala e Madyaning Mandala), a menos que sejam adoradores vestindo trajes tradicionais balineses. Mulheres menstruadas também estão proibidas de entrar nessas áreas.
2. Escalar árvores sagradas ou monumentos – Isso inclui tirar fotos inapropriadas ou nuas em locais religiosos.
3. Jogar lixo ou poluir o meio ambiente de Bali – Jogar lixo em lagos, rios ou no oceano é estritamente proibido.
4. Usar plásticos descartáveis – Sacolas plásticas, isopor, canudos plásticos e bebidas embaladas em plástico são proibidos.
5. Ter comportamento agressivo ou desrespeitoso – Isso inclui xingar, causar distúrbios ou ser rude com moradores, autoridades ou outros turistas. Compartilhar discurso de ódio ou desinformação nas redes sociais também é proibido.
6. Trabalhar ou administrar um negócio sem as devidas autorizações – Turistas não estão autorizados a conduzir negócios ou trabalhar em Bali, a menos que tenham documentação oficial das autoridades indonésias.
7. Participar de atividades ilegais – Isso inclui o comércio de drogas, animais em extinção, artefatos sagrados ou quaisquer bens proibidos.
Aplicação e penalidades
Para relatar violações, o público é incentivado a usar a linha direta oficial do WhatsApp: +62 81-287-590-999. A Unidade de Polícia do Serviço Civil de Bali (Satpol PP) monitorará ativamente a conformidade, enquanto a Polícia de Bali tomará medidas legais contra infratores graves.