Baleias jubarte no Espírito Santo – dicas do passeio e como fazê-lo

Camille Panzera
14/06/2021 às 9:54

Sabia que é possível admirar baleias jubartes no litoral brasileiro? A atividade como atração turística é bastante difundida no Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, e há poucos anos começou também a ser oferecida em Vitória, no Espírito Santo de julho a outubro. Confira abaixo nossas dicas sobre o passeio, realizado na capital capixaba.

Baleias jubarte: como observar

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) é um mamífero de grandes proporções, encontrado em todos os oceanos. Em sua idade adulta, o animal pode atingir 16 metros de comprimento e até 40 toneladas. Todos os anos, durante o inverno do Hemisfério Sul, grupos de baleias deixam os mares gélidos da Antártica e migram para as águas mais quentes dos trópicos para fins de reprodução. Cerca de 20 mil baleias viajam 4 mil quilômetros, fazendo um caminho ao longo da costa do Oceano Atlântico em profundidades que variam entre 40 e 60 metros, onde a água é mais quente e calma.

Baleia Jubarte no Litoral do Espírito Santo

Essas animais alimentam-se de krill e têm uma gestação que dura em torno de 11 meses. Ao longo do litoral essas baleias costumam se reproduzir e, no ano seguinte, ter os seus filhotes, que já nascem com cerca de 4 metros de comprimento e 1,5 toneladas. Fazendo essa migração periódica, as baleias concentram-se principalmente no sul da Bahia e no Espírito Santo, onde realizei o passeio de whale watching, observação de baleias.

Passeio para observar as baleias jubarte

Nosso passeio teve início em Vitória, de manhã bem cedinho. Os passeios são sempre realizados quando há condições climáticas favoráveis, por isso, se o tempo e o mar não estiverem propícios, eles não acontecem. Em uma lancha confortável e com alguns lanchinhos de café da manhã, partimos para nosso passeio.

baleia jubarte vitoria

Baleia Jubarte em passeio saindo de Vitória, ES

Logo que deixamos a área protegida da baía de Vitória, a embarcação começou a balançar bastante… o mar não estava dos mais calmos, mas como seguimos as recomendações da tripulação, não sofremos qualquer problema. É importante ter uma boa noite de sono, evitar alimentos pesados na noite anterior e, principalmente, fazer uso de remédio de enjoo antes de iniciar o passeio — consulte um médico para saber qual o remédio mais apropriado.

Como tomei o remédio que me foi indicado, não tive nenhum problema, mas outras pessoas passaram mal, então reforço que você realmente tenha esse cuidado porque o mar pode balançar bastante a embarcação, especialmente quando ela diminui a velocidade para que todos possam procurar e observar as baleias. Mesmo quem não costuma enjoar em embarcações pode sofrer com o balanço do mar, então tome esse cuidado.

passeio baleia jubarte

Passeio para admirar baleias Jubarte em Vitória, ES

Navegamos cerca de 1h30 mar adentro, quando começamos a avistar as primeiras jubartes. Através do chamado “borrifo”, que é o momento em que as baleias chegam próximo da superfície da água para respirar, é que se torna possível identificar onde estão. Ao localizá-las a embarcação se aproxima das baleias para que possamos vê-las mais de perto, respeitando a distância mínima de 100 metros dos animais.
Como as baleias podem ficar até 20 minutos embaixo da água sem subir para respirar na superfície, a atividade é também de paciência e atenção ao mar porque vez ou outra vemos as baleias, elas somem e depois as avistamos novamente.

Por mais de uma hora e meia observei baleias surgindo no horizonte, volta e meia levantando suas caudas, dando saltos na água ou mostrando suas nadadeiras, que podem atingir 1/3 do seu corpo. Os saltos, aliás, são os movimentos mais aguardados porque neles as baleias podem expor até 2/3 do seu corpo. Os animais causavam comoção a qualquer sinal de movimento. Nosso grupo viu diversas baleias e a cada nova aparição ficávamos extasiados ao estar próximo de um animal tão especial como esse.

baleia jubarte

Baleia Jubarte no Espírito Santo

Em um determinado momento do passeio, já achando que a atividade tinha sido muito produtiva, nosso grupo foi surpreendido com a chegava de vários golfinhos nariz-de-garrafa, que ficaram próximos à lancha. Pouco depois, duas baleias se aproximaram e fomos agraciados com um momento raro, em que baleias e golfinhos interagiam bem na frente de nossos olhos. As baleias ficaram a pouquíssimos metros de nosso barco e nessa situação a recomendação é que a embarcação desligue o motor e não se mova para não machucar os animais. Por ali ficamos, então.

Maravilhados com a situação, só nos restou celebrar esse momento tão mágico promovido pela natureza. Vimos as baleias fazendo diversos movimentos, colocando cauda e nadadeiras para fora da água e golfinhos diversos circulando entre elas. O momento é realmente inexplicável. Eu, como capixaba, fiquei muito encantada e emocionada ao saber que tão próximo de casa pude observar animais tão espetaculares e com um modo de vida tão peculiar.

baleia jubarte espirito santo

Baleia Jubarte no litoral do Espírito Santo

Depois de 15 minutos próximos ao nosso barco, as baleias se afastaram e ali finalizamos a observação dos animais. Levamos mais 1h30 para retornar para Vitória, certos de que essa experiência jamais seria esquecida. Segundo os pesquisadores que realizaram o passeio junto de nós, vimos aproximadamente 40 baleias nesse dia e navegamos até a 17 milhas da costa.
Cada dia de passeio é diferente do outro, a cada dia as baleias reservam um espetáculo e podem sempre nos surpreender. Para mim a experiência foi muito especial, as baleias ficaram muito perto do nosso barco e foi possível vê-las em diversos momentos. Só é importante lembrar que muito embora seja provável ver as baleias, não há como prever exatamente como será o passeio, se as baleias ficarão próximas ao barco ou não. A atividade é de contemplação, completamente natural e depende apenas da natureza e da vontade das próprias baleias.

Quando ver baleias jubartes no litoral brasileiro

As baleias jubarte podem ser observadas no litoral brasileiro entre junho e outubro, mas principalmente a partir de julho até o mês de outubro. O início e fim da temporada pode variar a cada ano e depende das próprias baleias, é claro.

Os passeios para ver as baleias jubarte em Vitória partem do Píer dos Pescadores, na Praça do Papa e é realizado apenas aos fins de semana, entre julho e outubro. A atividade começa de manhã cedo, tem cerca de 6h de duração e os animais podem ser observados entre 12 e 22 milhas da costa. A embarcação que realiza a observação de baleias comporta 30 pessoas e é necessário fazer reserva antecipada. Não é feito mergulho com os animais, a atividade é apenas de contemplação.

Golfinhos e baleia jubarte

Golfinhos e baleia jubarte no litoral do Espírito Santo

Ao realizar o passeio utilize roupas confortáveis e que possam molhar, além de óculos de sol e protetor solar. Como pode fazer um pouco de frio por causa dos ventos, também é aconselhado levar uma roupa mais agasalhada. Recomendo o uso de medicação contra enjoos, de acordo com orientação médica. Como a embarcação se movimenta bastante e em alto mar ficamos algum tempo parados para procurar e observar as baleias, o movimento do barco pode provocar mal-estar, especialmente para quem não está habituado ao mar.

Passeiobaleias jubarte

Passeio para ver baleias jubarte

O passeio custa em média R$ 300 e foi idealizado pelos Amigos da Jubarte, projeto que pesquisa, estuda e promove a conscientização das baleias jubarte. Para mais informações sobre o passeio, consulte o site queroverbaleia.com, que promove a integração com as agências turísticas onde são vendidos os passeios para realizar a atividade.

E você, sabia que é possível admirar baleias no litoral brasileiro? Já teve essa experiência? Conte para nós nos comentários!