Baleias jubarte no Espírito Santo – dicas do passeio e como fazê-lo
Baleias jubarte no Espírito Santo – dicas do passeio e como fazê-lo
Baleias jubarte: como observar
A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) é um mamífero de grandes proporções, encontrado em todos os oceanos. Em sua idade adulta, o animal pode atingir 16 metros de comprimento e até 40 toneladas. Todos os anos, durante o inverno do Hemisfério Sul, grupos de baleias deixam os mares gélidos da Antártica e migram para as águas mais quentes dos trópicos para fins de reprodução. Cerca de 20 mil baleias viajam 4 mil quilômetros, fazendo um caminho ao longo da costa do Oceano Atlântico em profundidades que variam entre 40 e 60 metros, onde a água é mais quente e calma.
Passeio para observar as baleias jubarte
Nosso passeio teve início em Vitória, de manhã bem cedinho. Os passeios são sempre realizados quando há condições climáticas favoráveis, por isso, se o tempo e o mar não estiverem propícios, eles não acontecem. Em uma lancha confortável e com alguns lanchinhos de café da manhã, partimos para nosso passeio.
Logo que deixamos a área protegida da baía de Vitória, a embarcação começou a balançar bastante… o mar não estava dos mais calmos, mas como seguimos as recomendações da tripulação, não sofremos qualquer problema. É importante ter uma boa noite de sono, evitar alimentos pesados na noite anterior e, principalmente, fazer uso de remédio de enjoo antes de iniciar o passeio — consulte um médico para saber qual o remédio mais apropriado.
Como tomei o remédio que me foi indicado, não tive nenhum problema, mas outras pessoas passaram mal, então reforço que você realmente tenha esse cuidado porque o mar pode balançar bastante a embarcação, especialmente quando ela diminui a velocidade para que todos possam procurar e observar as baleias. Mesmo quem não costuma enjoar em embarcações pode sofrer com o balanço do mar, então tome esse cuidado.
Por mais de uma hora e meia observei baleias surgindo no horizonte, volta e meia levantando suas caudas, dando saltos na água ou mostrando suas nadadeiras, que podem atingir 1/3 do seu corpo. Os saltos, aliás, são os movimentos mais aguardados porque neles as baleias podem expor até 2/3 do seu corpo. Os animais causavam comoção a qualquer sinal de movimento. Nosso grupo viu diversas baleias e a cada nova aparição ficávamos extasiados ao estar próximo de um animal tão especial como esse.
Maravilhados com a situação, só nos restou celebrar esse momento tão mágico promovido pela natureza. Vimos as baleias fazendo diversos movimentos, colocando cauda e nadadeiras para fora da água e golfinhos diversos circulando entre elas. O momento é realmente inexplicável. Eu, como capixaba, fiquei muito encantada e emocionada ao saber que tão próximo de casa pude observar animais tão espetaculares e com um modo de vida tão peculiar.
Quando ver baleias jubartes no litoral brasileiro
Os passeios para ver as baleias jubarte em Vitória partem do Píer dos Pescadores, na Praça do Papa e é realizado apenas aos fins de semana, entre julho e outubro. A atividade começa de manhã cedo, tem cerca de 6h de duração e os animais podem ser observados entre 12 e 22 milhas da costa. A embarcação que realiza a observação de baleias comporta 30 pessoas e é necessário fazer reserva antecipada. Não é feito mergulho com os animais, a atividade é apenas de contemplação.
Ao realizar o passeio utilize roupas confortáveis e que possam molhar, além de óculos de sol e protetor solar. Como pode fazer um pouco de frio por causa dos ventos, também é aconselhado levar uma roupa mais agasalhada. Recomendo o uso de medicação contra enjoos, de acordo com orientação médica. Como a embarcação se movimenta bastante e em alto mar ficamos algum tempo parados para procurar e observar as baleias, o movimento do barco pode provocar mal-estar, especialmente para quem não está habituado ao mar.
E você, sabia que é possível admirar baleias no litoral brasileiro? Já teve essa experiência? Conte para nós nos comentários!