logo Melhores Destinos

Está aberta a temporada de baleias e golfinhos no litoral norte de São Paulo

Thayana Alvarenga
02/06/2021 às 13:26

Está aberta a temporada de baleias e golfinhos no litoral norte de São Paulo

Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, já é bastante conhecida pelas praias paradisíacas e natureza exuberante com muita área verde, mas nesta época do ano outra atração ganha ainda mais a atenção dos visitantes. Está aberta a temporada de observação de baleias e golfinhos, permitindo aos turistas verem de perto em mar aberto borrifos, splashes, acrobacias e muito mais!

Temporada de baleias e golfinhos em Ilhabela

Com um litoral formado por ilhas, ilhotas e parcéis, o arquipélago de Ilhabela abriga 11 espécies de cetáceos que frequentam a região ao longo do ano.

A espécie que mais se destaca é a baleia-jubarte, famosa por seus saltos e cantos. Ela é uma baleia migratória, que todos os anos viaja cerca de 5.000 km desde a região subantártica das Ilhas Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul, onde se alimentam, até a região de Abrolhos na Bahia, buscando águas mais quentes para a reprodução.

Em Ilhabela elas estão de passagem e costumam ser mais vistas entre os meses de maio e agosto.

Orca em Ilhabela (Foto: Maria Lucienne/Divulgação)

Outra espécie que sempre aparece em Ilhabela é a baleia-tropical (Bryde), considerada até mesmo uma residente da região.

Além das baleias, os golfinhos dão um show no mar: o arquipélago é privilegiado pela presença de sete espécies diferentes! Os que mais encantam com suas acrobacias e simpatia são o golfinho-pintado-do-atlântico e o golfinho-nariz-de-garrafa. As toninhas são moradores ilustres, embora difícil de serem vistas. Já as orcas aparecem esporadicamente e podem ser avistadas em diferentes épocas do ano.

Golfinho em Ilhabela (Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia à Vista)

Leia também:
Ilhabela vai exigir teste RT-PCR negativo para visitantes no feriado prolongado

Tanto os golfinhos como as baleias podem ser vistos na Praia da Armação, além do bairro dos Borrifos, uma referência aos jatos que as jubartes soltam, e o Saco do Gibalte, como os antigos caiçaras se referiam a essas baleias. A observação é feita de lanchas e barcos que devem ser reservados para o passeio.

Mais informações sobre as baleias de Ilhabela no site do projeto!


E você, já viu golfinhos ou baleias em Ilhabela? Como foi? Comente abaixo e participe!

(Foto da capa: Instituto Argonauta)

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção