São as malas maiores, que vão no bagageiro do avião. Elas são entregues na hora que você faz o check-in no aeroporto de embarque e são devolvidas ao passageiro na chegada.
Voos domésticos
Nos voos dentro do Brasil você pode levar uma mala de até 23kg. Essa regra vale para aviões que tenham pelo menos 31 assentos, ou seja, todos da GOL, TAM, Azul e Avianca.
Voos internacionais
Nos voos internacionais, quando a viagem começar no Brasil você terá direito a duas malas de até 32kg. Essa é a regra, mas há várias exceções, principalmente em viagens pela América do Sul.
Além da bagagem despachada, o passageiro tem direito a levar consigo uma bolsa, mala ou mochila com pertences pessoais e itens de valor, como dinheiro, aparelhos eletrônicos e remédios.
Voos domésticos
Em voos domésticos, a bagagem não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5 kg.
Voos internacionais
Em voos internacionais, a bagagem não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo varia. O mais importante é observar o volume.
Bagagens nas viagens para o exterior
Veja a regra de cada companhia aérea e evite surpresas.
Nos voos dentro do Brasil, as companhias seguem todas as mesmas regras. Já nos voos para o exterior, há diferenças nos limites permitidos pelas empresas. Listamos a seguir as regras adotadas pelas companhias que possuem mais voos internacionais saindo do Brasil, lembrando que os limites são específicos para viagens que se iniciem em nosso país.
Cuidados com roubos e extravio de bagagens
É bem provável que você passe por isso um dia, informe-se e saiba como minimizar os transtornos.
Infelizmente o furto e o extravio de bagagens são um problema que a cada ano afeta milhões de passageiros no mundo todo. Não é um problema restrito a alguma companhia aérea ou a algum aeroporto: a qualquer viagem há sempre o risco de que sua mala possa ser entregue sem alguns itens de valor ou mesmo nem chegar ao destino.
Não há forma de se precaver totalmente do problema, mas alguns cuidados importantes podem reduzir o risco ou pelo menos a dor de cabeça causada pelo problema. Leia nesse post
como evitar o extravio ou furto de bagagens, o que fazer quando ocorre e quais os seus direitos.
Perguntas frequentes sobre bagagens
As principais dúvidas dos nossos leitores estão respondidas aqui.
Quantas malas posso levar em voo internacional?
Depende do destino. Nos voos para a América do Sul é permitido uma mala de 20 kg. Para outros destinos, como Estados Unidos e Europa, são permitidas duas malas com até 32 kg cada. Para saber ao certo, confira junto à companhia aérea.
Quantas malas posso levar em voo nacional?
A bagagem em voos nacionais depende do tamanho do avião. Nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 Kg de bagagem (franquia de bagagem) de acordo com a legislação brasileira. Pode-se despachar mais de um volume (mala, mochila, pacote, etc.) , desde que o peso total não exceda esse limite. Caso o peso ultrapasse a franquia, o transporte de sua bagagem ficará sujeito à aprovação da empresa e a cobrança de taxa por excesso de peso.
Bagagem de mão na LATAM, qual o tamanho e o que pode levar em voo internacional?
A
bagagem na Latam não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5 kg. Na classe executiva são permitidos dois volumes, mas o peso máximo é o mesmo.
Bagagem de mão na GOL, qual o tamanho e o que pode levar em voo internacional?
A
bagagem na GOL não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5 kg.
Bagagem de mão na Azul, o que pode levar?
Na
bagagem de mão da Azul você deve levar seus documentos, dinheiro, remédios, chaves, eletrônicos, (como celular, câmera, laptops, tablets, etc.). Ou seja, qualquer coisa que for frágil, importante ou de valor.
Qual o peso da mala de viagem em voo internacional?
Dependendo do país de destino, a franquia de bagagem em voo internacional pode ser por peça ou peso. Na franquia por peça, cada passageiro terá direito a transportar duas bagagens, de até 32 kg cada. Na franquia por peso, cada passageiro terá direito a 20 kg (classe econômica) além de 10 kg para crianças de colo, que não estejam ocupando assento.
O que pode levar na bagagem de mão no avião?
Na bagagem de mão em voo nacional você deve levar dinheiro, cartões, documentos, aparelhos eletrônicos, máquina fotográfica e demais itens de valor. Nos voos nacionais é permitido levar alimentos e bebidas. Na bagagem de mão em voos internacionais há restrições a bebidas e aerossóis, que devem ser embalados em frascos de 100 mil.
Por motivo de segurança, na bagagem de mão em voos nacionais não podem ser levados arma (ou réplica) de qualquer tipo; objetos pontiagudos, cortantes ou de ponta arredondada que possam ser usados para causar ferimentos (alicates de unha, por exemplo); substâncias explosivas ou inflamáveis (ex. isqueiros), químicas ou tóxicas. Essa é a norma brasileira, na bagagem de mão internacional outros itens são proibidos na sua bagagem.
O que não posso levar na bagagem de mão em voo internacional?
Na bagagem de mão internacional, além dos itens citados acima, existe restrições para levar líquidos de toda natureza na mala de mão, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares. Eles só podem ser conduzidos da seguinte forma:
• Em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm;
• Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco não estiver cheio. Atenção! A fiscalização costuma ser rígida e você poderá perder o frasco.
• Os frascos devem ser adequadamente acondicionados (com folga) dentro da embalagem plástica transparente, completamente vedada;
• A embalagem plástica deve ser apresentada na inspeção de embarque de passageiros no voo internacional, sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.
Quantos quilos posso levar no avião?
O peso da bagagem em voos internacionais é de 64 kg (duas malas de 32 kg cada) para países que tenham franquia por peça ou 20 kg no caso da franquia por peso.
Nos voos nacionais (domésticos), o passageiro pode levar até 23 kg de bagagem no porão, fora a bagagem de mão, que vai junto com ele na cabine.
Consulte a companhia aérea para saber detalhes
Pode levar comida no avião?
Sim, é permitido levar comida no avião, de preferência na bagagem de mão. Mas nos voos internacionais preste atenção às restrições do país de chegada Lembre-se que o avião é todo fechado e não há nenhuma ventilação e evite alimentos que tenham cheiro forte ou que possam causar indisposição e estragar seu voo!