logo Melhores Destinos

Ryanair vai restringir a franquia de bagagem de mão em todos seus voos!

João Goldmeier
João Goldmeier
06/09/2017 às 17:41

Ryanair vai restringir a franquia de bagagem de mão em todos seus voos!

A Ryanair, uma das maiores low cost do mundo, vai mudar a sua política relativa à bagagem de mão permitida a bordo. A partir de 1º de novembro todos os passageiros que não comprarem o passe de embarque prioritário não poderão embarcar com suas malas de mão (carry on), somente um item pessoal pequeno, como bolsa, mochila ou sacola de compras (limitado a 35 cm x 20 cm x 20 cm), que caibam embaixo do assento da poltrona.

Leia também:
Bagagem de mão: tudo que você precisa saber em voos nacionais e internacionais
Bagagens em aviões: saiba o que pode levar e o peso permitido
Franquia de bagagem em voos internacionais: conheça as regras de cada companhia

Os passageiros com bilhetes sem embarque prioritário continuam podendo despachar uma bagagem de até 10 kg no portão de embarque.

A medida, segundo a cia irlandesa, serve para agilizar o procedimento de embarque e evitar o atraso dos voos, já que os bagageiros de seus aviões não estão sendo suficientes para acomodar todas as bagagens de mão e o número de bagagens despachadas no portão de embarque chega a 50 a cada voo.

Para incentivar o despacho antecipado a Ryanair baixou o custo da bagagem despachada de 35 para 25 euros e aumentou a franquia de bagagem de 15kg para 20kg.

Quem viaja em cias low cost tem sempre que prestar muita atenção nas regras, sob o risco do barato sair caro. Então vamos ao comparativo:

Até 30 de outubro: uma carry on (10kg, 55cm de altura x 40 cm de largura x 20 cm de espessura) + um item pessoal adicional (5kg, 35 cm de altura x 20 cm de largura x 20 cm de espessura).

A partir de 1º  de novembro: passageiros com embarque prioritário (pago) continuam com a mesma franquia mas os demais podem levar a bordo somente um item pessoal (5kg, 35 cm de altura x 20 cm de largura x 20 cm de espessura). A bagagem de mão até 10kg poderá ser despachada sem custo no portão de embarque.

Como o embarque prioritário custa 5 euros se comprado na hora da reserva, deve valer a pena adicionar, caso você queira levar uma mala de mão na cabine.

Será que essa moda chega por aqui? Na opinião de vocês, a medida é válida para evitar atrasos, ou é só uma desculpa da empresa para aumentar as receitas?

Com informações do Independent!

Atualizado com a dica do leitor Alexandre Gromboni.

50 Comentários

  • Alexandre Gromboni says:

    Mais pelo que li, ainda poderemos levar uma bagagem de 10kg gratuitamente, porem ela será despachada e transportada no compartimento de cargas. É isso não é?

  • Marcus Vinicius says:

    Em julho na Irlanda o avião chegou ao Portão com 2 horas de atraso. Acredito que não estavam colocando essas 50 malas no bagageiro.

  • Jhon Pereira says:

    Eu fiz um vôo mês passado com a Ryanair Poucos respeitam essa regra de bagagem de mão… A maioria das malas parecem mais mala de porão. Sem falar que os funcionários só começam a fiscalizar quando o espaço acaba e o embarque está quase acabando.

  • Thiago Carneiro says:

    Só eu que melhor??? Despachar bagagem de mão é um sonho!

    “A partir de 1º de novembro: passageiros com embarque prioritário (pago) continuam com a mesma franquia mas os demais podem levar a bordo somente um item pessoal (5kg, 35 cm de altura x 20 cm de largura x 20 cm de espessura). A bagagem de mão até 10kg poderá ser despachada sem custo no portão de embarque.”

  • Fabio says:

    A Ryanair possui tantas desvantagens que nao acho que compense voar com eles. Somente em ultimo caso.

    • Eduardo Teodoro says:

      Quais desvantagens? Voar por 9 euros é uma delas?

      • Fabio says:

        1- Nao ter direito a franquia de bagagem
        2- Nao ter direito a assento marcado
        3- Utilizar aeroportos alternativos longe dos centros
        4- Nao possuir servico de bordo gratuito
        5- Nao possuir lounges
        6- Nao possuir programa de fidelidade
        7- Cobrar por check-in presencial
        Isto posto, para mim nao vale nem os 9 euros

        • Vitor says:

          É um tipo diferente de serviço. Lounges, serviço de bordo, aeroportos grandes… tudo isso tem um custo que está embutido na passagem. Agora, se vc quer o serviço dessa lista tem diversas companhias que fazem mas cobram pelo menos 5x mais pela passagem. É questão de escolhas e público alvo.

          • Fabio says:

            Se você faz o perfil desse tipo de empresa, bom para você. Para mim não serve. Garanto que sempre consigo voar em empresas full service sem precisar pagar 5x mais.

          • Guilherme says:

            Eu tb. Sem falar que Ryan Air é mais voltado pra jovens, solteiros. Pra família, inviável.

        • NYC_Man says:

          Eu concordo com vc.
          A raiva que vc vai passar nao compensa

        • Mario Prata says:

          essas desvantagens nao passam de frescuras que afeminados que nao dao conta de fazer nada ficam sapateando. geração andrógina mesmo. louge assent marcado meu p…

          • Fabio says:

            Acho que para um pobretao que realmente nunca teve a chance de aproveitar as boas coisas da vida nao deve fazer diferenca mesmo.

          • Mario Prata says:

            no caso, o pobretao imprestavel eh vc, jah que nem tem dinheiro pra pagar a franquia extra kkkkkkk

    • Diego L. Martínez says:

      Eu só voarei de Ryan Air porque os trechos que farei, indo de trem seria o mesmo preço, mas cerca de 15 horas viajando.

      • Fabio says:

        Cara eu acho viajar de trem uma das coisas mais legais da Europa . Nessas 15 horas voce poderia apreciar lindas paisagens tomando Champagne e com muito conforto. Eu prefiro.

        • Diego L. Martínez says:

          mas noturno nem animei. Queria muito! Vou de onibus de sofia para istambul, duranteo dia. Vai dar para aproveitar. os trechos de ryanair serão roma – atenas – sofia, um pouco desajeito tb esse trajeto de trem.

        • Mario Prata says:

          15 horas dentro de um trem e o viad inho axa legal. como tem gente doente neste mundo.

  • Diego L. Martínez says:

    Tenho passagens para o dia 02/11 03/11 e 05/11…comprei mes passado e comprei bagagem de 15kg.

    • Diego L. Martínez says:

      pelo visto entao, mesmo tendo comprado bagagem de 15kg, eu nao poderei entrar com minha mochila…ela tem 50cm de altura, eu acho. Coloco dentro da mala, que terá espaço suficiente.

  • Fabio says:

    Eu particularmente acho muito interessante essa regra.
    Aqui nos EUA eu vejo frequentemente as empresas oferecendo no portão de embarque para q as pessoas despachem as malas ali mesmo, pegando na porta do avião qdo chegar no destino, raramente as pessoas se voluntariam p isso, infelizmente.
    Essa semana fiz um voo de Orlando para Buffalo, com escala em Atlanta. Demorou 25 minutos p conseguir sair do avião em Atlanta, pq aqui 90% das pessoas nao respeitam o limite de 2 bagagens de mao e levam malas q certamente deveriam ter sido despachadas. .

  • Tarcísio Medeiros says:

    Pelos comentários, você pode despachar a mala gratuitamente. Então não se trata de uma medida que pretende encarecer as passagens, mas sim agilizar a partida do vôo, que claro, os atrasos acarretam em prejuízos. O ruim é se tiver algo de valor como notebook, que então terá de ser em outra mochila pra poder embarcar…

  • Alberto Kiess says:

    O que mais me incomoda é cada empresa determinar o tamanho da bagagem. Poxa, façam um acordo internacional e determinem uma medida única para todas as empresas. Um passageiro frequente precisa ter uma bagagem para o padrão da A, outra para o padrão da B, e mudanças de poucos centímetros que só servem para irritar os passageiros. O peso sim, que varie em cada país, mas as dimensões únicas. Falo isso, pois recentemente presenciei uma celeuma no momento do embarque com um passageiro e sinceramente, fiquei do lado do passageiro, quando um atendente grosseiro, queria cobrar o despacho de uma bagagem, por causa da dimensão das rodas que ficavam fora do “molde”.

  • Alexandre Gromboni says:

    Pessoal, alguém sabe dizer se as mochilas de Camping (famosos mochilões) se enquadram nessa mala de 10kg para viajar de Ryanair? Tenho viagem no fim do ano e estou pretendendo levar uma mochila que tenho, ela é de 60 litros. As dimensões de fabrica dela são maiores que o 55x40x20, mas essas mochilas da para amassa-la e diminuir seu tamanho. Já li e ouvi vários relatos que não tem problema nenhum, porém estou com medo de arriscar e ter que pagar o despacho dela na hora do embarque.

    • Wemerson says:

      Vai ter um compartimento que você checa se sua mala está ok. If it fits, ok. 🙂

    • André Perdigão Viana says:

      Alexandre já viajei algumas vezes com eles. Com a bagagem de mão eles são impiedosos. Em mais de 10 vôos só tive um em que estavam tranquilos e deixando passar tudo (dublin para AMS). Criam caso até com casaco na mão. Acho difícil você conseguir reduzir as dimensões para se enquadrar. Por outro lado, talvez com a redução eles passem a ser menos rigorosos. Seria interessante procurar informações mais perto da sua viagem. De qualquer modo, sua bagagem ultrapassar o peso e você decidir despachar, não deixe para fazer isso na hora. Faça antes pois o preço é menor.

  • Julio Queiroga da Costa says:

    Quem já estava com o bilhete emitido pra data posterior a 1 de novembro também estará sujeito a essa nova regra?

  • Wemerson says:

    MD, melhorem a redação, por favor. Do jeito que escreveram, está um pouco confuso. Obrigado.

  • Fabio says:

    Pelo jeito a Air France que eu voo eh bem diferente da AF que voce voa.

  • Fabio says:

    Foi exatamente o que eu disse. Nao eh o MEU perfil. Se eh o seu, parabens.

  • Fabio says:

    Talvez. E assim como eu, muitos outros que prezam por serviços de excelência.

  • Fabio says:

    E você tem capacidade de escrever uma frase sem pelo menos dois erros de português?

  • Diego L. Martínez says:

    Agora eu entendi. Favor desconsiderar a postagem no outro tópico. Levar uma capa para mala e ta tudo certo. Até melhor mesmo.

  • Diego L. Martínez says:

    Olá, pessoal!

    Uma dúvida: A maioria das Low costs e cias ‘normais’ na Europa, aceitam bagagem de mao nas medidas 55*40*20, com excecao de algumas (wizzair, Transavia) que estão aceitando 55*40*23 ou 55*40*25.

    A minha mala é 52*38*22, será que passa?

    Voarei TAP (Lisboa- helsinquia), depois AIRBALTIC, wizzAir e ainda Transavia. Minha preocupação é com a Tap e com a AirBaltic, pois aceitam máximo de 55x40x20

    Se alguém puder dar uma dica, agradeço demais. Nas outras vezes, eu despachei mala e vi que realmente é possível viajar só com a bagagem de mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *