logo Melhores Destinos

Passageiros de voos nacionais da GOL não terão mais franquia de bagagem extra ao comprar voos de companhias parceiras separados

Denis Carvalho
Denis Carvalho
22/04/2014 às 17:40

Passageiros de voos nacionais da GOL não terão mais franquia de bagagem extra ao comprar voos de companhias parceiras separados

A GOL anunciou alteração muito ruim para quem mora longe das grandes metrópoles e gosta de aproveitar as promoções de passagens saindo dos principais aeroportos, como Guarulhos e Galeão. A companhia não vai mais oferecer franquia de bagagem internacional em seus voos domésticos comprados separados, apenas quando fizerem parte do mesmo bilhete ou localizador.

Até agora, se você comprasse um voo com uma companhia parceira, como Delta, KLM, Air France, Qatar Airways ou Iberia, e depois comprasse separado um voo da sua cidade até o aeroporto de onde sairia o voo internacional, poderia solicitar à GOL a ampliação da sua franquia de bagagem para duas malas de 32 kg, também no voo nacional.

Leia também:
Bagagem de mão: tudo que você precisa saber em voos nacionais e internacionais
Bagagens em aviões: saiba o que pode levar e o peso permitido
Franquia de bagagem em voos internacionais: conheça as regras de cada companhia

Para ficar claro, supondo que você more em Fortaleza e aproveite uma promoção para Madri da Iberia saindo de Guarulhos. Poderia comprar depois um voo de Fortaleza a São Paulo com a GOL, entrar em contato com a companhia e conseguir levar até duas malas de 32 kg na ida e na volta nos voos domésticos.

Com a nova regra, os passageiros só terão esse direito se comprarem os dois voos na mesma reserva, ou seja, seguindo o nosso exemplo, se a promoção já valer de Fortaleza a Madri, com o voo doméstico da GOL incluído. Quem comprar separado o voo nacional terá de limitar sua bagagem a apenas uma mala de 23 kg ou terá que pagar taxa de excesso de bagagem.

O que fazer com a mudança? Simples: se for comprar o voo nacional separado do internacional opte pela Avianca Brasil! A companhia oferece a ampliação da franquia de bagagem seja qual for a companhia internacional. Mas antes de comprar confirme com a empresa, já que a política pode ser alterada a qualquer momento.

Vale destacar que para quem compra o voo nacional e internacional juntos, na mesma reserva, não há nenhuma alteração: a franquia é de duas malas de até 32 kg para voos internacionais fora da América do Sul. Saiba mais nesse post sobre bagagens em viagens aéreas.

Veja o comunicado da GOL

Dica do leitor Marcio Lamana

102 Comentários

  • Eu já tinha ouvido isso de funcionários do aeroporto, mas agora uma nota oficial confirmando me deixou bem desanimado.. 🙁

    • Frank says:

      A Gol está fazendo economia cretina ! Nunca há mais do que um ou dois passageiros nesse caso em cada vôo, e com toda a certeza não é isto que vai aumentar a rentabilidade da Gol, É um tiro no pé! Que vergonha!!!

    • Breno Nogueira says:

      A Gol que praticamente revolucionou a aviação comercial no Brasil, mas o sucesso tornou-a uma empresa careta e que só traz más notícias. Se algo pode beneficiar o consumidor, ela está lá para barrar. Cresceu muito e passou a ser referência negativa.

    • Patricia Parisotto says:

      Isso já está acontecendo. Viajei dia 5 último para a Europa pela Ibéria e no final de março liguei para a Goll ( meu voo doméstico) e fui informada que não haveria a franquia. Quanto à informação de dois volumes de até 32 kg cada, na Ibéria é apenas um volume até 23 kg. Voltei ontem de Madrid, portanto essa informação é atual.

  • Bruno Caravaggio says:

    Horrível isso!

    Irei pela delta em maio.

    Sabe a partir de quando será válido?

  • Fabricio says:

    isso vale a partir de quando?? pq ja havia comprado minha passagem gol separada…

  • Alis says:

    Isso é válido a partir de já?

  • larissa says:

    A tam permite essa ampliação?

  • Naiana Sá says:

    Comprei minhas passagens há dois meses, inclusive conversei com atendentes on line(e tenho as conversas gravadas) a respeito da franquia. Espero que honrem o que valia na época da compra!

  • Marcio says:

    Pessoal, eu penso que, mesmo que esteja valendo a partir de hoje, quem já comprou deverá ter a franquia honrada. Não se pode, ao meu ver, retroagir benefícios. Se quando o passageiro comprou, era aquela a regra, deverá ser mantida até o final do contrato, ou do voo, mesmo que fosse uma "cortesia" oferecida.

  • E eu só fico sabendo do benefício da franquia quando ele acaba… rsrs… La vita. rsrs…

  • Matheus says:

    Sacanagem! Ano passado fiz uso desse benefício, aprovei e sempre fico de olho em passagens promocionais mesmo saindo de outros aeroportos. Uma pena a malha da Avianca ser bem menor e preços nem sempre tão competitivos quanto aos da Gol. Fica a minha insatisfação com essa nova regra.

  • Rodrigo Sousa says:

    Sinceramente cada dia que passa a Gol vem desapontando seus usuários, já viajei muito pela GOL, mas hoje evito por diversos problemas que vem ocorrendo em seus voos (cancelamentos, atrasos, corte de beneficios) e sem contar o programa Smiles que está uma Merda…

  • Gustavo Alves says:

    Sinceramente muita palhaçada dessas companhias aéreas..Péssimo Serviço, Avião Sucateado, Serviço de Bordo Ruim, Assentos Apertados. Colocam os voos saindo de Guarulhos como redução de custo, nos obriga a pagar o trecho interno e ainda a pagar a bagagem …. Realmente essa ANAC não serve pra m… nenhuma.

  • Fernanda Silva says:

    Simples….Quem perde GOL, DELTA, PARCEIRAS E PASSAGEIRO !!! Avianca Brasil tem poucos voos…sem condições ainda…Quem foi o gênio?…

  • Ricardo Elias says:

    Os preços da Avianca são sempre salgadinhos.

  • renato says:

    fiz um voo internacional pela delta mes passado e no voo interno, utilizei a gol, q transportou as duas malas de 32 kg. sendo assim, agora faço questao de boicotar a gol. comprarei avianca ou ainda tam. palhaçada.

  • Richard says:

    Eu nem sabia que existia essa possibilidade de aumentar a franquia!
    Bom saber, vou viajar em junho pela Delta e já tinha comprado minha passagem!

  • Leandro Esteves says:

    Aproveitei a dica do MD e fui pra Roma em março, como moro no Rio de Janeiro e tive de ir pra Guarulhos, fiz uso do benefício, sem complicações. Concentro meus pontos / voos na TAM e deixei de voar com eles somente por causa do benefício. Pelo jeito a gol vai perder vários clientes com essas medidas. Eu sou um dos que só voo com a gol nas promos de R$ 39.

  • Amigos uma dúvida comprei um bilhete com a united Honolulu x Gru para outubro como ela é parceira da azul será que a franquia de bagagem será honrada

    • Matheus says:

      Se estiver na mesma reserva sim, caso contrário acho pouco provável. Aconselho entrar em contato com a Azul e questionar.

      • E que quando eu comprei united ainda não havia a possibilidade de emitir o trecho no mesmo localizador porque a united e a azul ainda não eram parceiros e a united fazia parte da star ainda e eu iria adquirir o trecho interno até guarulhos via tam que honraria a franquia por ser parceira da star, depois que a star saiu iria adquirir da gol porque ela honraria todos os trechos internacionais independente da cia

    • Marcos says:

      Não será honrada, entrei em contato ontem e recebi um não como resposta.

  • Izumi Maeda says:

    Eu tenho uma dúvida: comprei passagens na Qatar Airways em janeiro saindo de Gru, moro no Rio. A Gol mantem a Qatar como cia aérea parceira msm a Qatar fazendo parte da msm aliança da Tam? Nesse caso, eu poderia usufruir da franquia maior de bagagem indo pra GRU de Gol?

    • Matheus says:

      Até então poderia sim, mas agora não mais. A menos que já tenha emitido o bilhete pela Gol e tente um acordo com eles já por agora, deixando tudo registrado e levando consigo no decorrer da viagem para evitar transtornos, caso o acordo seja realizado.

  • Realmente a notícia não agrada a todos os viajantes, pelo menos meu estilo é mais simples, fiquei 30 dias e fui para o frio ano passado, na volta estava com 18kg na única despachada, a de mão uns 7kg.
    Agora quem reclama de assento apertado nunca voou em uma low cost de verdade.

  • Ana says:

    E a azul como funciona
    Qto a franquia?

  • Andre says:

    Podiam abrir uma exceção para os leitores do MD, afinal elegemos a Gol como melhor empresa de programa de milhagens. Voei pela Delta em março e eles honraram a franquia de Gru para Ssa.

  • Ric says:

    A anac deveria impor limites para bagagem adicional. Uma vez comprei 30 kg adicionais antecipados pela tam e ficou o preço de uma passagem, mesmo estando com desconto de 20 %. Dependendo da distancia do vôo nacional uma mala pode passar dos mil reais. O preço vai ser calculado com base em uma tarifa cheia hipotética, que somente a cia. Conhece e só informa no checkin, não adianta ligar antes que não informam… EXPLORAÇÃO !!!!!!! Para saber mais, basta consultar o site. Reclame aqui e digitar a palavra bagagem para fazer a busca … As cias americanas cobram em torno de 25 dólares para a primeira mala, e 35 para a segunda, para todos os voos internos, bem abaixo dos valores praticados no Brasil.

    • Bruno says:

      Ótima colocação Ric. Se a Gol retirou este benefício, pelo menos poderiam passar a cobrar uma tarifa fixa pela mala, e não este absurdo do tipo que impõem aqui, 1% do preço da tarifa cheia por kg, tarifa cheia esta que é irreal. Já vi gente pagando absurdos por mala devido a isso.
      Eu mesmo só voava de Gol, sempre que podia, pois eles davam este benefício em conexões com vôos internacionais. Então mesmo em vôos onde eu não pegaria conexões internacionais dava preferência pra eles, para retribuir a iniciativa.
      Agora fica uma lacuna para alguém cobrir, e o problema é a falta de concorrência. A Tam não honra nem vôo dela mesma. A Avianca Brasil honra mas atende a poucos destinos.
      Agora alguns falam de boicotar a Gol, mas deveriam sim ter boicotado a Tam pois ela já não dava este benefício. Quem sabe isso faria com que a Tam passasse a honrar a franquia de bagagem, e assim a Gol não teria tirado este benefício que só ela dava, entre as 3 maiores companhias.

  • Rodolfo Mendes says:

    Estarei indo para Madri agora em Maio de AirEuropa. Na volta, terei conexão em SSA para GRU e comprei um trecho separado de GRU para CNF via AZUL. Alguém sabe qual a franquia a Azul poderá estabelecer?

    Vi que hoje eles são parceiros mas comprei o bilhete separado.

  • Daniel Cirino says:

    Comprei dia 7/4 e abri um chamado com a reclamação printei a informação do site e vou exigir que eles honrem a franquia, está no site como válido, isso é um desrespeito com o consumidor.

  • Ana Paula says:

    Alguém sabe se essa nova regra tb vale para clientes smiles?..ou quem for smiles ainda tem direito a franquia?

  • Vitor says:

    Eu devo ser o único leitor desse site que é a favor da diminuição da franquia internacional de bagagem. Se nós temos que pagar por excesso de bagagem, porque não somos ressarcidos por falta de bagagem? Até onde eu sei só aqui no Brasil que temos esse exagero de 2 malas de 32kg, prefiro pagar menos na passagem e uma vez na vida e outra na morte pagar por excesso de bagagem do que pagar por uma franquia que eu não utilizo toda vez que piso num avião.

    • sabbathbh says:

      É… acho que é só você mesmo… Duvido que as tarifas seriam menores se não fossem obrigados a oferecer a franquia de 2x32kg. O que mais impacta a tarifa é a concorrência e oferta e procura.

  • Landrutt says:

    A Gol é um lixo.

  • Marcos says:

    Eu já tinho lido aqui no MD uma notícia sobre isto e até achei legal pois tenho 3 viagens internacionais este com as empresas aéreas parceiras. Um deles, sairei de GRU. Enfim, todos os comentários já foram feitos aqui só resta deseja sorte a paciência aqui para os leitores e viajantes cativos.
    As empresas GOL e TAM, desejo a vcs a sua FALÊNCIA o mais rápido possível. Empresas que não tem compromisso com os passageiros, seja nas tarifas altas, seja no serviço de bordo e quinta categoria. A TAM com tarifa que nem na Europa se pratica e amostra grátis de biscoitinhos. Eles deveriam é pagar para nós para comer aquilo. A Gol, esta sim, vai falir em breve. Torço para isto acontecer logo.
    Só voarei de Azul e Avianca pois estas, ainda, tratam o passageiro como cliente e não como carga.
    Excesso de bagagem ser quase o valor de uma tarifa, isso é empresa de carga, não de gente.
    Parabéns MD pelo grande serviço de utilidade pública para nós passageiros.

  • Arthur Penna says:

    O Governo poderia determinar logo que quem provasse voo internacional automaticamente o voo nacional se aplicaria a franquia de bagagem internacional!

  • Arthur Penna says:

    É simples gente, comprem uma mala de bordo imensa que passe pelo RX do aeroporto e no portão de embarque despacha sem pagar nada! kkkkkkkkkkkkkkk Eu já fiz isso e dá certo!

  • Jose Couto says:

    ANAC como sempre fazendo vista grossa. Serve pra p… nenhuma. Cabide de Emprego. Palhaçada da GOL.

  • Victor Guimarães says:

    Ruim que Avianca não voa pra Manaus, ainda.

  • Rodrigo says:

    Um prêmio para a Avianca, de longe a melhor a companhia do Brasil, voei de FRA para GRU ano passado com a Tam, tomei um café da manhã na paulista, tomei um banho na casa de uma amiga e fui pra congonhas com meus 54 kilos de bagagem, viajando para Ilhéus, paguei R$209 na passagem apenas com uma conexão curtíssima, fui muito bem atendido, falei q vim de um voo internacional, n houve contestação, apenas pediram minha reserva, mostrei e pronto, tive um voo excelente, aeronave espaçosa, entretenimento ótimo, sanduiche quente delicioso, n ligo muito pra nada dessas frescuras normalmente, mas ali vi o q era uma passagem q valeu cada centavo e foi baratissima, desejo vida longa à Avianca para q a concorrência veja a cada dia a sua vitória. Os preços n são muito competitivos normalmente, mas já notei q em muitas passagens compradas poucos dias antes do voo a avianca é a mais acessível. É uma pena q a avianca n operem em muitos lugares ainda, por exemplo, ano passado fui em Goiânia prestar vestibular, a avianca tem voo direto de Ilhéus pra Brasília, mas n operava em Goiânia

  • Camila says:

    Viajei com a American Airlines e a Gol manteve a franquia de bagagem internacional, mesmo sem o trajeto feito incluido no ticket. Nem precisei solicitar nada anteriormente. Só cheguei com as malas na hora de despachar, sem tirar a etiqueta anterior do voo internacional. Sem estresses ou questionamentos.
    A mesma coisa com a Avianca, voltamos de Delta e é só chegamos no balcão com as malas etiquetadas.
    Agora só restou Avianca para isso. Ou diminuir o peso das malas…

  • Andre says:

    Eles vão honrar as regras antigas para quem já tinha comprado o bilhete antes do dia 03/04??? Alguem tem um email que possa me mandar essa confirmação??

  • Simone Silva says:

    Eu acabei de fazer uma conexao com.a Gol vindo de voo da United que comprei separado e nao tive problema nenhum. A atendente nem me falou nada. Apenas entreguei os.tickets United e as duas malas de 32 kg cada uma, ela me deu meu ticket da Gol e pronto. Essa minha passagem foi emitida em novembro de 2013 entao pode ser esse o motivo de ela nao ter implicado com meu "excesso" de bagagem.

  • Alguém sabe informar se isso já está em vigor? Vale apenas para novas compras, ou ainda vale para passagens compradas anteriormente? Chego no Brasil na terça-feira e estarei com um bom excesso de bagagem se precisar usar franquia nacional!!!

  • PATRÍCIA says:

    Também considerei a informação do site e emiti apenas o trecho internacional com antecedência e deixei para emitir o trecho interno apenas mais próximo da viagem. Confiei na empresa e me ferrei pois só vão honrar a franquia se o trecho interno foi emitido até 03/04! Desejo falência a GOL com seus preços altos em dinheiro e milhas, sua falta de comprometimento e total desrespeito aos clientes.

  • Aline says:

    Entrei em contato hoje (23/04) com o SAC da Gol. A atendente informou que a franquia internacional está garantida para bilhetes emitidos até dia 3/04. Mas o mais interessante é que ela inclui essa informação no meu localizador. Não sei direito como vai funcionar, mas acho que na hora que o atendente consultar já vai aparecer a informação de que a franquia de bagagem está garantida. Sugiro para quem está nessa situação entrar em contato com o SAC e solicitar esse mesmo procedimento. Melhor prevenir!!!

  • rodrigo says:

    olá pessoal. Comprei pela delta gru x Ny e volta miami x gru. E um voo interno pela united de Ny para orlando. Pelo q vi na united desde a primeira mala já é cobrado 25 dolares. Tem alguma saida? Alguma estratégia para não pagar esse valir por mala? Obrigado

  • RABUGENTO says:

    Leiam as letrinhas miúdas quando imprimirem suas passagens/contratos.

    Ali deverá estar tudo muito bem explicadinho.

  • ana says:

    So eu sou azarada… vim de orlando num voo Gol com escala em guarulhos (porque eles incluiram a escala, o voo era direto e eu legal aceitei a escala). O voo atrasou, perdi a conexao, me transferiram de voo e queriam a todo custo me cobrar excesso. Depois de muito papo e muitos minutos de espera, foram muito "legais" e me liberaram da tarifa de bagagem excedente.

  • sonia says:

    Eu fui vítima em novembro deste desconforto na TAM. Paguei excesso (540,00). Cruel!!!!!

  • Júlia says:

    Alguém sabe se a TAM faz algum negócio parecido? Vou para NYC no final do ano pela American Airlines em parceria com a TAM e o vôo sai de SP, terei que ir até lá para viajar…

  • Bruno says:

    Comprei uma passagem em Março.2014 com a Delta para voar em setembro. O voo domestico seria com a Gol. O bilhete foi emitido antes de 03.04. Será que nesse caso a Gol honraria la em setembro?

  • A solução para o problema é tornar-se cliente Smiles Diamante/Ouro ou adquirir o cartão de crédito Smiles Platinum.

  • Mar says:

    Tb tenho optado pela Avianca,apesar da oferta de horários ser menor…

  • Tatiana says:

    Então tive sorte! Cheguei ontem de Orlando voando pela United e tive a franquia de bagagens honrada pela Gol sem problemas algum. Ressaltando que comprei o trecho nacional separado… Uma pena, pq a gol já havia ganhado mil pontos no meu conceito por isso.

  • Willians says:

    Acabei de fazer contato com a Gol…e me disseram que as passagens adquiridas antes do dia 03/04/2014 continuaram sendo respeitadas a franquia de bagagem…Viajo em Outubro/14 e comprei a passagem pela AA em janeiro/14 e pela Gol em Fevereiro/14…agora é aguardar e torcer pra não ter surpresas.

  • Wescley says:

    Como fica o caso de quem comprou apenas o voo da internacional antes da mudança? Peguei com Delta devido à franquia que a Gol manteria. Entrei em contato com o chat da Gol, mas só sabem copiar e colar o que está no site.

  • Ricardo says:

    Para tudo GOL a franquia vale né? Vou de Porto Velho para Guarulhos por uma reserva, e de lá para Miami por outra. Nesse caso, como é da própria gol, minha franquia é 32kg não é mesmo?

  • Marina Pante says:

    Pessoal alguém tem o print com a informação que constava no site da Gol até o dia 09 de Abril? Preciso disso para entrar com uma ação contra a empresa. Caso alguém tenha, por favor, envie para marina.pante@gmail.com
    Muito obrigada!

  • paulo says:

    nao é bem assim

  • paulo says:

    a franquia será honrada para quem comprou passagens antes do dia 3-04-2014,data em que houve a a mudança da regra.
    É só enviar um e-mail para a Gol que eles confirmam

  • valeria says:

    Por favor, gostaria de saber pois estou confusa!!!!!vou viajar semana que vem (12.07) pela gol para santo domingo, republica dominicana e vi depois que so e permitido 23 kg e 5 de mao!!!!!!!!!!!!E voo internacional, o certo nao seria 2 de 32 kg? comprei ida e volta . Por favor sera que algume pode me ajudar ?E isso mesmo so 5 kg de mao e uma mala de 23 kg/

  • Poxa vida heim ter que ir e voltar da Europa com 23 kg vai ser complicado !!!! Pena não ter visto este post antes !!!!

  • Carlos Carvalho says:

    Empresa ridícula! Acabei de chegar de viagem da Austrália e fui obrigado a pagar 895 reais em 66kg de excesso de bagagem totalizando o valor de 895 reais. O mais incrível que o valor da passagem SP/BH foi de 200 reais, ou seja paguei mais de 4 vezes o valor da passagem!
    Andei pesquisando e segundo a anac (link abaixo) nenhuma regra sobre valores foi alterada logo me parece que os valores cobrados pela gol são ilegais.

    Fica a dica, evite a GOL mesmo que pague um pouco mais caro em outras empresas.

    http://www2.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port676GC5.pdf

  • marcos says:

    Alguém sabe dizer se a Avianca continua com a franquia para bagagem?
    Eu tenho um vôo marcado com a Copa Airlines para LA saindo de Brasília, em Janeiro. Mas moro em Salvador e eu preciso de uma conexão em vôo doméstico.
    Não comprei a passagem do vôo doméstico ainda. …
    Se for para pegar o excesso de bagagem qualcocompanhia cobra mais barato? ?

  • Felipe says:

    Bom dia,
    Gostaria de saber a opinião dos leitores do site.
    Eu emiti dois bilhetes com milhas Smiles de Los Angeles para Curitiba.
    Voei Delta de LAX a DTW, Delta de DTW a GRU e daqui pouco vou voar Gol de GRU para CWB, porém a Gol não quer honrar a franquia internacional de duas malas de 32 kgs. Querem considerar uma mala de 23 kgs e cobrar a diferença.
    A atendente da loja Gol me disse que única coisa que eu podia fazer é ligar no Smiles.
    Estou tentando fazer isso, entretanto não é fácil ser atendido na central…
    Estou pensando em pagar a diferença e depois recorrer às pequenas causas.
    O que vocês acham?
    Agradeço desde já a atenção.
    Abraço
    Felipe

  • Billy Yeh says:

    Olá! Para solicitar a ampliação de franquia de bagagens pela Avianca, é necessário entrar em contato com a companhia com antecedência ou poderá ser feito na hora do embarque? Obrigado!

  • Camila Figueiredo says:

    Olá, Denis. A Avianca não faz o trecho Salvador-BH. Tem alguma outra empresa aérea que oferece franquia internacional para voo domestico comprado separado que faz esse trecho?

  • Albino says:

    A Avianca, desde 01/07/2016, não honra mais a franquia internacional. Ou seja, agora não temos mais alternativas aqui no Brasil.

  • Depende da tarifa que comprou. Geralmente não tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *