logo Melhores Destinos

Azul planeja voos diretos do Nordeste para a Europa

Daniel Akstein Batista
07/03/2024 às 18:21

Azul planeja voos diretos do Nordeste para a Europa

A Azul planeja fortalecer ainda mais a sua base no Nordeste e ter voos diretos para a Europa. Para o presidente da Azul, Abhi Shah, o Aeroporto do Recife deve ser melhor aproveitado para novas rotas internacionais pela companhia aérea.

Recife é um dos hubs da Azul aqui no Brasil, e de lá saem voos diretos para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos (apesar de essas rotas estarem temporariamente suspensas) e para Montevidéu, no Uruguai.

Segundo o presidente da Azul, Abhi Shah, a Azul deve aproveitar o aeroporto pernambucano para acrescentar voos para a Europa. “Faz sentido porque já temos uma grande operação no Nordeste”, disse sobre o hub no Recife.

Quer receber as promoções de passagens aéreas? Baixe o app do Melhores Destinos e tenha as melhores ofertas em primeira mão!

Aeroporto do Recife (Foto: Infraero)

A grande questão é que não adianta muito ter vontade quando se depende de fatores externos. E a Azul conta com alguns problemas e desafios pela frente, como lembrou Abhi.

O principal deles, hoje em dia, é a falta de aeronaves. Quando um avião precisa ir para manutenção, não tem outro para substituir. Recentemente, a Azul precisou suspender temporariamente as operações nas rotas que ligam os aeroportos de Belo Horizonte e Recife às cidades de Fort Lauderdale e Orlando. Agora, ela aguarda a chegada de alguns aviões A330 que incorporou da Air Asia e da Condor para retomar esses voos, o que deve acontecer a partir de junho.

No fim do ano passado, a Azul anunciou a compra de outros quatro aeronaves A330neo (três já haviam sido encomendados), mas elas só devem chegar em 2026, isso se não atrasar – e as grandes fornecedoras de aviões têm atrasado bastante suas entregas.

Outra questão é a falta de espaço nos aeroportos europeus. “Nem Orly (Paris) nem Lisboa têm mais slots”, ressaltou o presidente da Azul, apontando os dois destinos europeus para os quais a companhia voa saindo do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Por isso, os planos da Azul vão ter de esperar um pouco. “A médio e longo prazo queremos sim voar do Nordeste para a Europa”, disse Abhi.

O problema de falta de slots nos aeroportos não é um problema exclusivo da Azul. Nesta semana, a Latam divulgou que vai diminuir a frequência de voos entre Lisboa e São Paulo, saindo de 11 vezes por semana para sete a partir de abril. Essa redução se dará pela falta de capacidade no Aeroporto Humberto Delgado.


Você gostaria de um voo da Azul saindo do Recife para a Europa? Qual cidade gostaria de ver? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção