Azul inicia certificação para operar voos com mau tempo no aeroporto Santos Dumont
Azul inicia certificação para operar voos com mau tempo no aeroporto Santos Dumont
Esta semana, durante o evento do voo inaugural do Airbus A320neo no Santos Dumont, a Azul informou que deu entrada junto à Agência Nacional de Aviação Civil no processo de certificação de operação por instrumentos (IFR – Instrument Flight Rules) nesse aeroporto do Rio de Janeiro, requisito necessário para voar em condições climáticas adversas, com visibilidade limitada. A medida vai reduzir atrasos e cancelamentos de voos em dias com névoa ou neblina, comuns no Santos Dumont em determinadas épocas do ano.
Para quem não é familiarizado, o aeroporto Santos Dumont (SDU) é um dos 7 aeroportos mais movimentados do Brasil. Mas, operacionalmente é desafiador para pilotos e companhias aéreas. Tem a pista mais curta entre os principais aeroportos brasileiros, com apenas 1.323 metros de comprimento, com água e obstáculos próximos às duas cabeceiras (de um lado, o Pão de Açúcar, do outro, a Ponte Rio-Niterói).
“Para certificar os Embraer E190 ou E195 na operação por instrumento seriam necessárias modificações na aeronave, o que não seria comercialmente viável, num contexto onde em breve vamos substituir totalmente esses modelos por Airbus A320neo e pelo Embraer E2, de última geração, que já estão vindo de fábrica com os requisitos necessários para navegação por performance (PBN – Performance Based Navigation).”, destacou Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da empresa. Quem quiser saber mais sobre como funcionam as aerovias e o PNB (sistema de navegação por performance) basta clicar no link.
“Na última quinta-feira, a Anac aprovou a operação do Airbus A320neo no Santos Dumont. No dia seguinte, já demos entrada ao pedido de operação por PBN. Acredito que ainda esse ano teremos também essa liberação. Não deve demorar! E isso vai melhorar nosso desempenho operacional em dias com mau tempo.”, concluiu Silva.
A Gol é a única companhia aérea que possui a certificação de operação por instrumentos no Santos Dumont, com seus Boeing 737. Já a Azul informou que assim que conseguir a liberação do PBN para o Airbus A320neo vai dar início ao processo de certificação dos novos Embraer E2.
Vale destacar que, em 2018, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) definiu novos critérios operacionais para operação de voos por instrumentos no Brasil. O objetivo foi utilizar a tecnologia embarcada nas novas aeronaves e a infraestrutura aeroportuária para reduzir o tempo de interrupção das operações em dias com condições climáticas adversas. Isso ajuda a melhorar o desempenho operacional do setor, sem comprometer a segurança. Com a nova tecnologia é possível decolar uma aeronave com apenas 800 metros de visibilidade, por exemplo, pois o piloto passa a se orientar pelos instrumentos de bordo e não apenas por referências visuais exteriores.
Quem aí já ficou horas no aeroporto esperando um voo por conta de mau tempo? Eu já fiquei várias vezes, especialmente na ponte aérea, já que além do Santos Dumont, Congonhas também é um aeroporto sensível ao mau tempo. Por isso, acho que essa é uma excelente notícia para os clientes da Azul.
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