Azul planeja ter voos diretos de Porto Alegre para os Estados Unidos, diz jornal


Azul planeja ter voos diretos de Porto Alegre para os Estados Unidos, diz jornal
Porto Alegre poderá contar com voos diretos para os Estados Unidos nos próximos dois anos, de acordo com um plano da Azul para a cidade. Conforme reportado pela colunista Giane Guerra, do jornal Zero Hora, a ideia é adicionar gradualmente mais destinos regionais, nacionais e internacionais ao aeroporto da capital gaúcha.
Além dos voos diretos para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, o plano inclui a reativação de rotas anteriores à interrupção das atividades no aeroporto, incluindo destinos como Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai. O projeto, que envolveria seria apresentado a lideranças políticas, teria até nome: “POA na Proa”.
Atualmente, a Azul realiza 22 voos diários a partir de Porto Alegre. Se o plano se concretizar, esse número poderá aumentar para 55 voos diários, abrangendo 35 destinos nacionais. Nos próximos meses, estão confirmadas novas conexões para Belo Horizonte, Rio de Janeiro (Galeão), Recife e Florianópolis. Em um prazo de 12 meses, espera-se adicionar destinos como Foz do Iguaçu, Fortaleza e cidades regionais, como Bagé e Passo Fundo.
Entre 18 a 24 meses, caso as condições sejam atendidas, a Azul então poderia adicionar novos destinos internacionais no Uruguai e Estados Unidos.
No entanto, a confirmação de novas rotas além das confirmadas – incluindo internacionais – ainda depende da retomada robusta dos voos para a capital gaúcha e da negociação de incentivos fiscais com o governo estadual.
O sucesso deste plano depende invariavelmente das negociações para expandir os incentivos fiscais com o governo do estado e da disponibilidade de aeronaves.
Em comunicado ao Melhores Destinos, a Azul afirmou que “sempre está atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de incremento de sua malha, em todas as regiões do país, o que inclui estudos de viabilidade e mercadológico, análises de parcerias e questões governamentais. Os planejamentos operacionais e de malha envolvem diversos fatores que são levados em consideração para sua efetivação, que vão desde a possibilidade de demanda e recebimento de novas aeronaves, até preço do combustível e alta do dólar, entre outros”.
Sobre os voos de Porto Alegre, a companhia informou ainda que “possui planos de longo prazo para reforçar a malha aérea da região e negocia, assim como em outros estados, as melhores condições para tal, porém, sem qualquer definição de que novas rotas sejam efetivamente criadas”.
Cancelamento de voos e inclusão de novas rotas na Azul
A escassez de aviões e peças, vale lembrar, é uma das responsáveis pelo recente cancelamento de voos de Recife e Belo Horizonte para Orlando e Fort Lauderdale.
Além disso, houve em janeiro o cancelamento ou alteração de diversas rotas nacionais em todo o país, principalmente no Nordeste. A empresa alegou que “está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional”.
Também não está claro como a fusão proposta com a GOL pode impactar em rotas existentes ou futuras.
Rotas internacionais em Porto Alegre
Porto Alegre é uma das principais cidades do país e, por isso, uma ligação importante com destinos internacionais. Atualmente, há voos programados para Buenos Aires, Santiago, Lima, Cidade do Panamá e Lisboa – este último que será retomado pela TAP em abril.
No passado, a American Airlines chegou a operar um voo para Miami triangulado com Curitiba que foi encerrado em 2016. Deste então, não houve mais rotas diretas para os Estados Unidos.
A retomada de voos para Porto Alegre no nível do que era operado antes da paralisação do ano passado é uma expectativa dos gaúchos. A cidade é um hub importante para a Azul, então, torcemos para que novas rotas sejam adicionadas!