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Azul poderá operar voos no Santos Dumont mesmo com baixa visibilidade

Leonardo Cassol
12/07/2021 às 18:02

Azul poderá operar voos no Santos Dumont mesmo com baixa visibilidade

A Azul finalmente conseguiu certificar suas aeronaves Airbus A320neo para operação por instrumentos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A homologação vai permitir que os aviões da empresa realizem procedimentos de aproximação no aeroporto carioca mesmo em cenários climáticos desfavoráveis, como baixa visibilidade.

Na prática, a novidade vai reduzir os riscos dos voos serem desviados para o Galeão quando o Santos Dumont apresentar condições meteorológicas adversas para pouso, como nuvens baixas, algo relativamente comum durante o inverno na cidade.

Com o novo procedimento, aviões da companhia terão autorização para manter aproximações de maior precisão até uma altura de até 300 pés (equivalente a um prédio de 30 andares), mesmo sob condições adversas. Antes, essas aproximações só podiam ser realizadas até 950 pés (equivalente a um prédio de 95 andares). Ou seja, as aterrisagens passam a ocorrer em condições de baixa visibilidade, mas em total segurança.

“A nossa expectativa é de reduzir o número de voos alternados em 23%”, destacou Guilherme Holtmann, gerente da Azul, que comandou os treinamentos para a certificação da aeronave.

Para obter a certificação, a Azul envolveu diversas áreas da companhia, além de equipes da Anac. “Realizamos mais de 75 voos comerciais simulando o procedimento e treinamos cerca de 170 pilotos também nos simuladores até a aprovação final da Anac”, comentou Holtmann.

A companhia informou que seu próximo objetivo é certificar a frota de jatos de nova geração da Embraer, os 195 E2. Mas não foi divulgado o prazo para isso.

Ponte-aérea Rio-SP não será beneficiada de imediato

A notícia é positiva, tendo em vista que as concorrentes Gol e Latam já possuem essa certificação e comumente operavam com baixa visibilidade no Santos Dumont. No entanto, beneficia apenas uma parte dos voos da empresa, já que na ponte-aérea Rio-SP hoje são utilizados os jatos Embraer E1, que não possuem tal certificação.

A Azul planeja utilizar os novos Embraer E2 no aeroporto Santos Dumont num futuro breve, inclusive em alguns voos da ponte-aérea. Mas ressaltou que a maioria dos voos para outros destinos já são operados com os A320neo.

Não há previsão de certificar o Embraer E1, tendo em vista que ele será gradativamente substituído pelos modelos mais modernos.

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