Fim da briga! Azul volta a fazer parte da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, ao lado da Gol e Latam
Fim da briga! Azul volta a fazer parte da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, ao lado da Gol e Latam
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) anunciou hoje o retorno da Azul Linhas Aéreas ao seu quadro de associadas. A companhia volta cinco anos após sua saída, em 2019, quando deixou a entidade por divergências com as concorrentes Gol e Latam.
Azul volta para a Abear
Segundo a Abear, o retorno da Azul visa fortalecer e unir as empresas com a perspectiva de melhorias a longo prazo. Ao longo dos últimos anos, principalmente com a pandemia, a aviação viveu a maior crise da história. O setor aéreo está em um momento desafiador, com a alta do câmbio, dos juros e do preço do combustível pressionando fortemente os custos de aviação.
O acordo de compartilhamento de voos (codeshare) e conversas para uma possível associação da Azul com a Gol também contribuíram para a volta da Azul para a Abear.
“O retorno da Azul ao quadro de empresas associadas é uma oportunidade para a construção de uma agenda de longo prazo que contemple medidas estruturantes para melhorar o ambiente de negócios do setor, aumentar a competitividade e democratizar o transporte aéreo no país”, afirmou em nota Jurema Monteiro, presidente da Abear.
Baixe grátis o app do Melhores Destinos e receba direto no seu celular promoções, notícias e dicas de viagem!
Hoje, a aviação comercial vive um momento de retomada, com a expansão da oferta e da demanda tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Em 2023, o modal aéreo transportou cerca de 112 milhões de passageiros, um aumento de 15% em relação a 2022, o que mostra a recuperação após a pandemia.
Além das fundadoras Azul, Gol e Latam, são empresas associadas à Abear: Abaeté Aviação, Boeing, Rima Aviação Taxi Aéreo, Sideral Linhas Aéreas, Total Express e Voepass.
Vamos aguardar o que vem por aí! E você, o que achou da notícia? Comente abaixo e participe!