<
logo Melhores Destinos

Exclusivo! Azul faz novos testes de serviço de bordo pago e recebe reações mistas de passageiros

Mateus Tamiozzo
03/11/2025 às 20:00

Exclusivo! Azul faz novos testes de serviço de bordo pago e recebe reações mistas de passageiros

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

A companhia aérea Azul realizou em outubro mais uma rodada de testes de seu serviço de bordo pago. Em um post nas redes sociais, um funcionário de nível gerencial da empresa afirmou, em meados do mês passado, que mais um teste de venda a bordo havia sido realizado.

Esse é um novo capítulo de uma iniciativa da Azul que começou em julho, e que evidencia que a empresa não descartou a possibilidade de ter a venda de produtos a bordo. Pelo contrário, continua aparando arestas para que eventualmente saia do papel.

Não há detalhes de quais voos receberam os testes no mês passado. No entanto, além da rota Campinas-Recife (ida e volta), a primeira a ter venda a bordo, ainda em julho, sabemos agora que a Azul também implementou o serviço pago em voos entre Campinas e Porto Alegre (ida e volta). Não está claro se outros trechos foram incluídos no experimento.

Melhores Destinos apurou com fontes na Azul que a aceitação do serviço de bordo foi bastante positiva entre os passageiros na rota Campinas-Recife. Em um dos testes, todos os itens perecíveis acabaram já no trecho de ida para a capital pernambucana.

No retorno, pela falta de produtos, a Azul ofereceu apenas não perecíveis, como snacks e chocolates. O abastecimento da aeronave com os produtos acontece somente em Campinas.

Já no trecho Campinas-Porto Alegre a reação foi oposta, com muitos passageiros recusando a possibilidade de pagar para comer no avião. Isso teria acontecido pelo fato de alguns voos terem sido à noite, o que fez muitas pessoas preferirem aguardar para jantar em casa (e não gastar a bordo).

Há um fator importante que é a diferença no tempo de voo: enquanto o trecho Campinas-Recife dura cerca de três horas, as viagens para a capital gaúcha duram metade disso. Isso é algo que definitivamente tem impactado a decisão de compra dos passageiros, e pode guiar a Azul em sua estratégia de implementação do serviço de bordo pago, com foco em rotas mais longas.

O menu foi o mesmo em todos os voos, segundo apurou o Melhores Destinos. Confira no fim deste post todos os detalhes do cardápio!

Está se organizando para viajar no próximo ano? Confira os feriados 2026

Mudanças no serviço de bordo da Azul

A companhia já deixou claro que tem intenção de fazer alterações em um formato que hoje envolve apenas snacks e bebidas gratuitos. Em um documento disponibilizado em agosto em seu portal para investidores, a empresa menciona publicamente que estuda “mudanças no produto a bordo”.

No ano passado, o CEO da Azul, John Rodgerson, já havia sinalizado a possibilidade de venda de produtos a bordo, com início em 2025. A empresa, porém, entrou em recuperação judicial em maio, o que fez com que alguns planos fossem colocados em segundo plano.

Em nota ao Melhores Destinos, a Azul disse que “continua estudando e testando uma série de novas possibilidades em relação aos produtos e serviços oferecidos, no sentido de proporcionar uma experiência do cliente diferenciada, àqueles que assim optarem”. A empresa afirmou ainda que o serviço de snacks e bebidas segue gratuito.

Quando a Azul vai começar a ter serviço de bordo pago?

Não é possível cravar o momento em que o serviço de bordo pago passe a ser uma realidade nos aviões da Azul. A ideia ainda pode, é claro, ser sepultada caso a companhia entenda que não faz sentido.

No entanto, pode-se imaginar que a empresa esteja preparando um “combo” de ações para a saída da sua recuperação judicial, prevista para o início de 2026. O serviço de bordo pago pode aparecer oficialmente neste momento.

A Gol, por exemplo, deixou a sua reestruturação financeira em junho com uma série de novos planos, enviando sinais positivos aos passageiros e aos investidores. A Azul deve seguir caminho semelhante.

A empresa disse que “qualquer mudança será amplamente comunicada em momento oportuno”.

O serviço de bordo pago da Azul

Em imagens divulgadas em julho, o menu oferecido aos passageiros incluía sanduíches, saladas e snacks, além de diversas opções de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Em relação aos preços, um combo de sanduíche ou salada + bebida saía por, no mínimo, R$ 35. Individualmente, um sanduíche ficava no valor de R$ 30. Cervejas custavam de R$ 14 a R$ 17, enquanto bebidas não alcoólicas chegavam a R$ 14. O passageiro que quiser um copo com cerca de 190 ml de vinho precisava desembolsar entre R$ 35 e R$ 40.

Confira abaixo a lista completa de sanduíches, saladas e bebidas!

Para comer:

  • Sanduíche de creme de ricota, azeitona e tomate seco – R$ 30
  • Misto frio de presunto com muçarela – R$ 30
  • Sanduíche de pernil no pao australiano – R$ 30
  • Salada de quinoa com vegetais grelhados e ervas – R$ 30
  • Salada de macarrão farfalle com frango no molho pesto – R$ 30

Para beber:

  • Refrigerante Sprite – R$ 10
  • Cerveja Heineken – R$ 16
  • Vodka Absolut – R$ 35
  • Uísque Johnnie Walker – R$ 35
  • Gin Bombay Saphire/Tanqueray – R$ 35
  • Amarula – R$ 35
  • Vinho Fausto Chadornnay 2023 – R$ 35
  • Vinho Fausto Cabernet Sauvignon 2022 – R$ 35
  • Espumante Terranova Brut – R$ 40
  • Red Bull – R$ 14
  • Água de coco Kero Coco – R$ 10
  • Suco de uva integral Aurora- R$ 12
  • Toddynho – R$ 10
  • Antartica Tônica Zero – R$ 10

Como comer de graça no aeroporto?

Seja como for, uma boa opção para todos os passageiros é aproveitar as salas VIP nos aeroportos antes do embarque. São várias opções, que aceitam variados cartões de crédito, mas com algo em comum: todas oferecem um pouco mais de conforto do que a espera nas áreas comuns, além de opções de comidas e bebidas à vontade sem precisar gastar dinheiro a mais no voo.

Não deixe de conferir o nosso ranking atualizado com os melhores cartões de crédito para acessar salas VIP no Brasil e no mundo. Minuciosamente avaliada pela nossa equipe, a lista poderá te ajudar a fazer a escolha mais adequada e com o melhor custo-benefício!


Esteve em um voo da Azul com teste de serviço de bordo pago? Como foi a experiência? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção