Azul divulga primeiras rotas do novo Embraer E195-E2, que entra em operação comercial dia 16/10

Leonardo Cassol
9/10/2019  ·  11:21Publicado 9 · out · 2019  ·  11:21Atualizado 16 · out · 2019

Azul divulga primeiras rotas do novo Embraer E195-E2, que entra em operação comercial dia 16/10

A Azul divulgou hoje as primeiras rotas nacionais que vão contar com seu mais novo avião, o Embraer E195-E2. No próximo dia 16 de outubro o modelo começa a atuar na ligação dos principais centros de operação da Azul, Campinas e Belo Horizonte, com Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Veja outras rotas que serão operadas com o E2 e os detalhes dessa super aeronave.

Além das rotas citadas anteriormente, o Embraer E195-E2 também vai ligar Salvador a Maceió e a Petrolina. Mas vale destacar que a operação do E2 não acontece em todos os voos das rotas mencionadas, nem todos os dias. E a programação pode sofrer mudanças por questões operacionais da Azul.

Quem tiver voo marcado com a Azul nas rotas citadas, pode dar uma olhada no site da Azul e ver se o modelo Embraer 195-2 (nome do avião aparece no sistema de reservas) no seu voo. O modelo antigo vai aparecer como Embraer 195.

O voo no dia 16 será entre Campinas e Brasília. Mas o horário ainda não foi definido, nem inserido no sistema de reservas da Azul.

A Azul foi a primeira cliente no mundo a receber a nova geração do jato, que tem capacidade para 136 passageiros. E encomendou outras 50 aeronaves do mesmo modelo. A empresa deve fechar o ano com pelo menos 5 aviões E2 entregues.

Sobre o Embraer E195-E2

O E195-E2 apresenta motores de alto desempenho, asas novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos.

A cabine continua com 4 poltronas por fileira, no formato 2-2, o que elimina poltronas do meio e amplia o conforto dos passageiros. Por ter uma fuselagem maior, a aeronave possui três fileiras adicionais de assentos, sem reduzir o espaço entre as poltronas. A cabine pode ser configurada com 120 assentos em duas classes, ou até 146 em classe única. A opção da Azul foi classe única com 136 assentos, por conta das fileiras com o Espaço Azul.

O Presidente da Azul, John Rodgerson, disse que todos os E2 terão internet wi-fi a partir de janeiro. Destacou que eles já serão entregues configurados, mas que a Azul ainda precisa certificar a tecnologia junto à Anac. O sistema de TV ao vivo também ainda não está certificado, e deve permanecer  desativado nos primeiros voos.

Algumas diferenças podem ser notadas em relação ao modelo anterior, o Embraer E195-E1. A cabine aparenta ser mais moderna e confortável. Os monitores de entretenimento são bem maiores, com uma definição de imagem muito superior.

As poltronas são mais finas e mantém o acabamento em couro com detalhes em cinza e azul escuro (Espaço Azul nas cinco primeiras fileiras), ou apenas em cinza (demais poltronas). Os compartimento de bagagens também ganharam mais espaço.

Não foi só os compartimentos de bagagem que cresceram. As janelas parecem maiores em relação ao E1, com bastante campo de visão. Já os banheiros ganharam um pouco mais de espaço.

Finalmente as poltronas ganharam entradas USB com carregamento rápido. Mas continuam sem tomadas de energia elétrica. Nas mesinhas, pouca novidade.

O espaço entre as poltronas não aumentou. A reclinação das poltronas parece um pouco menor também. Dêem uma olhada na imagem a seguir.

 

Em 2020, o E2 deve ganhar novas rotas, como a ligação direta entre Campinas a Natal, já que possui uma eficiência operacional maior que os modelos de primeira geração.

Veja mais imagens do Embraer E195-E2

Alguém aí vai conhecer essa novidade nos próximos dias?