<
logo Melhores Destinos

Azul avança em recuperação judicial e prevê devolver menos aviões

Mateus Tamiozzo
10/07/2025 às 10:26

Azul avança em recuperação judicial e prevê devolver menos aviões

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

A companhia aérea Azul deu mais um passo em seu processo de recuperação judicial com a aprovação de todos os pedidos da empresa em uma nova audiência no Tribunal dos Estados Unidos responsável por acompanhar o processo. A Azul não especificou quais são os desdobramentos, mas segundo o jornal Valor Econômico, a companhia vai, agora, devolver menos aviões do que o previsto – uma redução de 20 para 12 -, além de sete motores.

Em junho, a empresa ainda estava avançando com pedidos de devolução de aviões, que já tinham chegado a 17. Nos documentos que deram início à recuperação judicial, a Azul informou a intenção de eliminar 35% de sua frota futura, ou seja, aviões já parados e pedidos que ainda não foram concluídos.

Ainda este mês, segundo a Azul, será realizada ao menos mais uma audiência para tratar de aprovações ainda pendentes.

Recuperação judicial da Azul

A Azul entrou em recuperação judicial no fim de maio, em razão de um endividamento em níveis elevados. Com a ativação do dispositivo por meio da Justiça dos Estados Unidos (chamado de Chapter 11), a companhia aérea deixa de ser obrigada a cumprir determinados compromissos financeiros e fica protegida contra ações judiciais de credores enquanto reorganiza suas finanças. É o mesmo mecanismo usado pela Gol no começo de 2024 e pela Latam em maio de 2020.

Na teoria, não há mudanças para os passageiros. No entanto, desde que entrou em recuperação judicial, a Azul já anunciou uma série de cortes em suas operações, incluindo rotas internacionais para os Estados Unidos. Recentemente, a empresa também sofreu uma ameaça de interrupção do fornecimento de combustível por falta de pagamento, o que acabou sendo revertido em seu favor.

A expectativa atual é a de que a Azul saia da recuperação judicial no início de 2026, com a audiência final do processo prevista para o fim de dezembro deste ano.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção