Conheça os destinos que Azul, Passaredo e MAP pretendem operar a partir do Aeroporto Congonhas (SP)!
Conheça os destinos que Azul, Passaredo e MAP pretendem operar a partir do Aeroporto Congonhas (SP)!
Quer conhecer os destinos que as companhias aéreas Azul, Passaredo e MAP planejam executar com os horários que eram utilizados pela Avianca Brasil no Aeroporto de Congonhas (SP) e que foram redistribuídos pela Agência? Veja para onde cada empresa planeja voar, lembrando que para receber a autorização elas precisam comprovar capacidade de operação nessas rotas até o dia 9 de agosto.
Azul
A Azul recebeu 15 slots na redistribuição e alocou quase todos eles para operação da ponte aérea São Paulo (Congonhas) – Rio de Janeiro (Santos Dumont). A companhia informou que planeja utilizar seus novos Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros, que contam com o pacote SHARP (SHort AiRfield Package), especialmente desenvolvido para pousos em pistas curtas e já homologado pela Anac para operação no aeroporto.
As aeronaves A320ceo da Latam, por exemplo, não operam do Santos Dumont (a empresa utiliza os menores A319), já que teriam que voar com restrição de peso, pois não possuem essa tecnologia.
Confira o horário preliminar dos voos:
Voo | Origem | Partida | Destino | Chegada |
AD1037 | Congonhas (CGH) | 06h15 | S.Dumont (SDU) | 07h10 |
AD1005 | Congonhas (CGH) | 06h40 | S.Dumont (SDU) | 07h35 |
AD1021 | Congonhas (CGH) | 07h45 | S.Dumont (SDU) | 08h40 |
AD1007 | Congonhas (CGH) | 08h50 | S.Dumont (SDU) | 09h45 |
AD1018 | Congonhas (CGH) | 12h00 | S.Dumont (SDU) | 12h55 |
AD1042 | Congonhas (CGH) | 13h55 | S.Dumont (SDU) | 14h50 |
AD1039 | Congonhas (CGH) | 15h00 | S.Dumont (SDU) | 15h55 |
AD1017 | Congonhas (CGH) | 15h55 | S.Dumont (SDU) | 16h50 |
AD1024 | Congonhas (CGH) | 16h40 | S.Dumont (SDU) | 17h35 |
AD1015 | Congonhas (CGH) | 17h30 | S.Dumont (SDU) | 18h20 |
AD1009 | Congonhas (CGH) | 18h00 | S.Dumont (SDU) | 18h55 |
AD1003 | Congonhas (CGH) | 19h00 | S.Dumont (SDU) | 19h55 |
Voo | Origem | Partida | Destino | Chegada |
AD1000 | S.Dumont (SDU) | 06h20 | Congonhas (CGH) | 07h15 |
AD1006 | S.Dumont (SDU) | 07h40 | Congonhas (CGH) | 08h35 |
AD1019 | S.Dumont (SDU) | 10h20 | Congonhas (CGH) | 11h15 |
AD1038 | S.Dumont (SDU) | 11h50 | Congonhas (CGH) | 12h45 |
AD1016 | S.Dumont (SDU) | 14h30 | Congonhas (CGH) | 15h25 |
AD1008 | S.Dumont (SDU) | 16h05 | Congonhas (CGH) | 17h00 |
AD1002 | S.Dumont (SDU) | 17h35 | Congonhas (CGH) | 18h30 |
AD1025 | S.Dumont (SDU) | 18h35 | Congonhas (CGH) | 19h30 |
AD1036 | S.Dumont (SDU) | 19h40 | Congonhas (CGH) | 20h35 |
AD1004 | S.Dumont (SDU) | 20h30 | Congonhas (CGH) | 21h25 |
AD1020 | S.Dumont (SDU) | 21h30 | Congonhas (CGH) | 22h25 |
Vale lembrar que os respectivos horários se referem apenas a coordenação do tráfego aéreo, e ainda precisam ser confirmados pela Anac. Além disso, é provável que a Azul redirecione alguns slots que ela utilize para outros destinos para preencher lacunas nos horários de operação da ponte aérea. Da mesma maneira, pode direcionar alguns dos novos slots para suplementar alguma outra rota.
Passaredo
A companhia aérea regional solicitou todos os horários para voos entre Congonhas e Ribeirão Preto, cidade onde suas operações são sediadas. É possível que, para começar suas operações na capital paulista, a Passaredo deixe de operar no Aeroporto de Guarulhos, onde opera 4 voos diários. A empresa voa com aeronaves turboélice ATR-72, mas nada impede que consiga aeronaves maiores no futuro.
Ao todo, a Passaredo recebeu 14 slots. Portanto, é pouco provável que utilize todos eles somente em voos entre Congonhas e Ribeirão Preto.
MAP
A MAP recebeu 12 slots da Anac. Solicitou voos entre Congonhas e Bauru, Araraquara, Ponta Grossa, Campos dos Goytacazes, Dourados, Rio Verde e Rondonópolis. Como a companhia aérea solicitou 41 slots e foi contemplada com apenas 12, é provável que priorize os destinos entre esses divulgados.
A empresa regional opera com aeronaves turboélice ATR-72 no Norte do Brasil, mas nada impede que consiga aeronaves maiores no futuro.
Two Flex
A empresa de táxi aéreo Two Flex poderá receber 14 slots para operar na pista auxiliar de Congonhas, ainda pendentes de confirmação pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA). Os voos pedidos foram entre Congonhas e os aeroportos de Bauru e Franca, no interior de São Paulo.
A Two Flex opera hoje somente com aeronaves modelo Grand Caravan, com capacidade para até 9 passageiros. Mas nada impede que a empresa adquira novas aeronaves no futuro.
Vale destacar que essas informações refletem o que consta na base de dados da Anac, em função do que foi solicitado pelas companhias aéreas no processo de redistribuição dos slots. No entanto, as empresas podem modificar os destinos e horários, se desejarem, até a data da aprovação pelo Agência.
Vamos aguardar até o dia 9 de agosto para confirmar as rotas e conferir os detalhes de cada voo. Após a aprovação, as empresas poderão iniciar a oferta de voos de acordo com os horários alocados. Caso alguma empresa não seja autorizada a operar, os slots voltarão para o banco e serão distribuídos conforme a Decisão Nº 109 – ou seja, até 100% para as empresas que possuem até 54 slots (entrantes) e o restante a ser dividido entre todas as empresas.