Aeroporto Santos Dumont volta a receber aviões E2 da Embraer após hiato de dois anos


Aeroporto Santos Dumont volta a receber aviões E2 da Embraer após hiato de dois anos
O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, voltou a ter operações dos Embraer E2, aviões de nova geração da fabricante brasileira usados unicamente pela Azul no país.
As operações estavam suspensas desde 2023 após um incidente no aeroporto de Salvador. À época, a empresa decidiu por conta própria restringir voos com o E2 para aeroportos com pistas menores do que a usada em Salvador, de 1.518 metros, no episódio de dois anos atrás.
Além do primeiro pouso no Santos Dumont após o incidente, a Azul informou que, a partir de julho, o E2 será “gradualmente” adicionado a todas as suas rotas a partir do aeroporto. Até setembro, a empresa espera que o modelo passe a voar nas operações para Campinas, Belo Horizonte e Guarulhos, bem como a ponte aérea Santos Dumont-Congonhas (São Paulo).
Maior avião já fabricado pela Embraer
O avião Embraer E2 é a nova geração de modelos comerciais da fabricante brasileira, e o maior já produzido pela empresa. O modelo chegou ao mercado em 2018, e a companhia aérea Wideroe, da Noruega, foi a primeira operadora do modelo. Hoje, os E2 estão presentes em todos os continentes.
A tecnologia usada pela Embraer é um dos principais aspectos dos novos aviões. Tanto o Embraer E190-E2 quanto o Embraer E195-E2 têm autonomia média de voo de 5 mil quilômetros. Segundo a fabricante, a redução de ruído chega a 68% em comparação à primeira geração de aviões comerciais da própria empresa, e consome 12% menos combustível do que os concorrentes de mesmo porte.
No Brasil, como dissemos, a Azul é a única operadora dos aviões E2. Na companhia aérea, os modelos são configurados com 136 assentos distribuídos em um layout de assentos 2-2.