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Companhias aéreas poderão comprar aviões da Embraer com dinheiro do governo federal

Mateus Tamiozzo
31/10/2025 às 16:57

Companhias aéreas poderão comprar aviões da Embraer com dinheiro do governo federal

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Mais aviões da Embraer nos céus brasileiros? O Comitê Monetário Nacional (CMN), vinculado ao Banco Central, aprovou ontem as regras para uso do dinheiro público destinado ao Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). Entre elas, a companhia aérea que escolher acessar os recursos para a compra de novos aviões deverá, obrigatoriamente, escolher modelos de fabricação nacional.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o valor total aprovado para empréstimos é de R$ 4 bilhões por ano, dividido em seis linhas de crédito, e será liberado por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). A taxa de juros do empréstimo irá variar de 6,5% a 7,5% ao ano.

Além da compra de aeronaves, o dinheiro poderá ser usado para serviços de manutenção de aeronaves e motores, pagamentos antecipados para a aquisição de aviões, investimento em infraestrutura logística e equipamentos de apoio à aviação civil e compra de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), produzido no Brasil.

“Com isso, as aéreas, que não receberam apoio quando mais precisavam, que foi durante a pandemia, poderão reduzir seus custos operacionais e também o preço das passagens, evitando restrições que acabam prejudicando o consumidor”, disse o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.

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Promoção de passagens para o Norte do Brasil com voos a partir de R$ 403 ida e volta

Se quiserem colocar a mão na verba disponível no Fnac, companhias aéreas como Azul, Gol e Latam serão obrigadas a aumentar em, no mínimo, 30% (na proporção anual) de frequências operadas entre aeroportos localizados na região que compreende a Amazônia Legal e o Nordeste brasileiro – em relação à proporção praticada no ano anterior à formalização do pedido de financiamento.

Outro caminho oferecido pelo governo é a garantia de que, no mínimo, 20% do total de suas decolagens anuais sejam realizadas com origem e destino situados nessas regiões.

Segundo o CMN, as empresas terão o prazo de 18 meses, a partir da aprovação do pedido de financiamento, para atingir essas metas acima. E deverão, ainda, manter o percentual alcançado pelo menos durante o prazo do financiamento.

Outras obrigações envolvem até acionistas

As exigências para acesso ao Fnac não param nos novos voos. A administração federal também obriga que as companhias aéreas interrompam o pagamento de lucros a acionistas e bônus a conselheiros, comitê executivo e diretores durante os financiamentos.

Por fim, o governo também demanda que as empresas façam a aquisição do SAF  produzido no Brasil (quando o dinheiro a ser acessado não envolve justamente a compra desse tipo de combustível). No entanto, vale ressaltar que esse segmento ainda engatinha – para 2027, porém, o Ministério de Minas e Energia estima que o país será capaz de produzir 1,6 bilhão de litros de SAF.

Também é importante lembrar que o governo já estabeleceu que as companhias aéreas deverão reduzir suas emissões de gases de efeito estufa a partir de 2027, com metas que começam em 1% no primeiro ano e serão ampliadas gradualmente até alcançarem 10% em 2037.

Procuradas pelo Melhores Destinos, Azul, Gol e Latam não comentaram.

Aviões da Embraer nas companhias aéreas brasileiras

A Azul é a única companhia aérea brasileira que atualmente opera com aviões da Embraer. Mas a empresa está perto de perder essa “exclusividade”, já que a Latam deve começar a operar com os jatos E195-E2, da fabricante brasileira, em 2026.

O anúncio de que a aérea vai comprar até 74 aviões deste modelo mexeu com o mercado, e teve participação direta do governo brasileiro. A participação do governo nas conversas que culminaram no contrato entre Embraer e Latam não está 100% clara, mas o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deu a entender que o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), voltado a financiar operações no setor aéreo, teria sido um fator de influência.

À época, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que o banco está “pronto para financiar a aquisição de novas aeronaves da Embraer” pela Latam. Em julho do ano passado, Mercadante havia afirmado que Latam e Gol estavam em negociações avançadas para obter os aviões da fabricante brasileira.

Gol também está de olho na Embraer

A Gol também estaria atenta aos aviões da Embraer – e há, pelo menos, dois indicativos disso. Na esteira do anúncio da Latam, Costa Filho, afirmou que a Gol está na fila para também anunciar a compra de jatos Embraer E2.

Além disso, o Grupo Abra, do qual as companhias aéreas Gol, Avianca e Wamos Air fazem parte, está avaliando a compra de aviões Embraer E2 ou Airbus A220. Em uma entrevista recente, o CEO da Gol, Celso Ferrer, afirmou que “é uma possibilidade, mas do Grupo Abra, e vai ser feito num momento certo”.

O que é o Fundo Nacional de Aviação Civil?

Em setembro deste ano, o governo sancionou a Lei Geral do Turismo, que autoriza o uso de recursos do fundo de aviação a emprestar dinheiro para companhias aéreas.

O Fnac, administrado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, foi criado em 2011 visando fomentar o desenvolvimento do sistema nacional de aviação civil. Os recursos não se limitam apenas ao financiamento de empréstimos, mas também ao apoio às políticas públicas voltadas ao setor aéreo.

Atualmente, a principal fonte de recursos são as outorgas pagas pelas concessionárias de aeroportos.

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