19 curiosidades sobre aviões: das turbulências aos sarcófagos das aeronaves!


19 curiosidades sobre aviões: das turbulências aos sarcófagos das aeronaves!
O avião comercial pode voar somente com um motor? As asas dos aviões podem quebrar durante uma turbulência? Ao embarcarmos numa aeronave para uma viagem, algumas questões sempre surgem em nossa mente por pura curiosidade ou por algum receio. São mais de 100 mil voos por dia em todo o planeta.
Os aviões estão entre os meios de transporte mais seguros do mundo. Para tirar suas dúvidas sobre estas modernas máquinas, separamos 19 curiosidades sobre os aviões comerciais!
Por que as pontas das asas dos aviões são dobradas?
Esta é uma inovação que começou a ganhar as aeronaves a partir da década de 90. Após muitos testes e observações na natureza, os engenheiros aeronáuticos desenvolveram o winglet – assim é chamada aquela peça na ponta da asa.
Sem o uso deste instrumento, nas asas retas, o fluxo do ar provoca uma forte turbulência e um redemoinho de ar, pois a pressão no topo da asa é menor do que debaixo dela.
Com o winglet, este problema é resolvido reduzindo o arrasto da ponta da asa, diminuindo o consumo de combustível em até 7% e aumentando o alcance da aeronave. Hoje, todas as aeronaves comerciais produzidas contam com este dispositivo.
Quanto tempo dura o oxigênio nas máscaras?
Ninguém quer passar por um momento de emergência durante um voo, mas sempre somos alertados pelas comissárias sobre todos os procedimentos a serem adotados em casos extremos. Um deles é o uso da máscara de oxigênio que cai do teto em caso de despressurização da cabine.
As comissárias não avisam, mas saibam que o oxigênio disponibilizado pelas máscaras dura de 12 a 15 minutos. Parece pouco, mas não é!
Logo que as máscaras são acionadas automaticamente com a perda da pressão interna do avião, o piloto começará uma rápida descida abaixo dos 10 mil pés (3.048 metros). Nesta altitude já é possível respirar normalmente.

Quanto tempo dura o oxigênio nas máscaras? De 12 a 15 minutos
O avião pode ser atingido por um relâmpago?
Viajar durante uma tempestade não é nada agradável e aterroriza a maioria dos passageiros. A turbulência é inevitável, mas saiba que desde 1963 nenhum avião caiu devido a uma trovoada.
Mas voltando à pergunta principal, uma aeronave pode ser atingida por um raio? Sim, os aviões são projetados para resistirem às tempestades e aos relâmpagos. Frequentemente isto acontece e os passageiros não sentem nada. Tudo feito em segurança devido ao conceito da Gaiola de Faraday, onde a fuselagem metálica da aeronave forma uma blindagem que conduz e dispersa a eletricidade à sua volta.
O que significam os triângulos dentro do avião?
Com certeza, durante uma viagem de avião, você já deve ter deparado com um pequeno triângulo preto em determinadas fileiras da aeronave. Sabe o que ele representa? Este objeto geométrico está ligado à segurança do voo.
O triângulo indica que ali é o melhor lugar na cabine para ter uma visão ampla e limpa das asas da aeronave. Os comissários podem checar, se necessário, qualquer sinal de fogo e a operação de itens como o slat ou flap, dispositivos ligados à sustentação da aeronave.
Turbulência pode derrubar um avião?
Não, a turbulência não derruba uma aeronave. Este fenômeno, que aterroriza os passageiros, é previsto durante o desenvolvimento do avião. As aeronaves são projetadas para suportar os mais fortes ventos e as diferenças de temperatura que provocam aquelas quedas repentinas.
Confira 10 mitos e verdades sobre a turbulência durante um voo. Mas vale ressaltar, nunca deixe de atar os cintos de segurança e os mantêm afivelados durante toda a viagem.
Por que levantar as persianas das janelas durante os pousos e as decolagens?
Você já chegou a questionar por que os comissários nos obrigaram a abrir as janelas durante a decolagem e pouso? Então, saiba que esta atitude faz parte das medidas de segurança aeronáutica.
No caso da necessidade de uma evacuação de emergência, as janelas abertas permitirão que a luz natural ilumine a cabine, em caso de voos diurnos, e os comissários poderão visualizar tudo o que está acontecendo do lado de fora.
O mesmo ocorre com as equipes de emergência, que poderão visualizar tudo o que ocorre dentro da cabine de passageiros e avaliar a melhor estratégia de ação.
Por que as luzes da cabine são apagadas durante o pouso?
Da mesma forma que a tripulação pede para abrir as janelas durante o pouso, o mesmo acontece no apagar das luzes. Esta medida está ligada à segurança do voo. Com as luzes apagadas, fica mais fácil identificar os problemas externos, além de, se houver algum acidente e for necessária a evacuação de emergência, os olhos da tripulação estarão mais acostumados com a escuridão.
O ar dentro da cabine é limpo?
Sim, os aviões contam com alta tecnologia para propiciar a melhor qualidade no ar que os passageiros respiram. As aeronaves são equipadas com filtros de ar particulado de alta eficiência, idênticos aos que os hospitais utilizam em ambientes monitorados, como centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva.
O ar no avião é coletado fora da aeronave e constantemente renovado. Uma parte (de 30% a 50%) dele é reciclada para manter a temperatura e a umidade nos níveis corretos. Todo esse ar passa pelos filtros HEPA antes de ser liberado na cabine. Estes filtros são capazes de deter diversos vírus, entre eles o coronavírus. Para isto, é importante sempre manter uma saída de ar aberta.
Por que os aviões deixam rastro branco no céu?
Muitas vezes, quando olhamos para o céu, avistamos longos rastros brancos de fumaça deixados pelos aviões. Estas linhas são chamadas de rastros de condensação e são formadas devido à grande diferença de temperatura.
Ao passar por áreas de baixíssimas temperaturas, os motores das aeronaves, que emitem vapor da água e dióxido de carbono, provocam o congelamento das partículas formando pequenos cristais de gelo, deixando um longo e linear rastro branco.
As asas dos aviões podem quebrar?
Ao olhar pela janelinha, não fique com medo ao ver a asa da aeronave subir e descer. Às vezes parece que vai quebrar? Mas isto é totalmente normal. As asas dos aviões são flexíveis e projetadas para suportar o peso da aeronave e todas as intempéries do voo.
São muitos testes aerodinâmicos feitos antes de uma aeronave ser colocada no mercado. Veja o teste abaixo feito na asa do A350. Ela pode dobrar muito para cima e para baixo, em grandes ângulos, sem quebrar ou colocar em risco o voo, mesmo passando por uma grave turbulência.
Os pneus do avião podem explodir durante o pouso?
Sim, mas incidentes são raríssimos, pois os pneus das aeronaves são projetados para aguentar o forte impacto. Em média, os pneus podem suportar cargas de impacto de até 38 toneladas e atingir o solo a 250 km/h por mais de 500 vezes antes de precisarem ser trocados.
Vale destacar ainda que os pneus de aeronaves são inflados a 200 psi, o que é cerca de seis vezes a pressão usada em um pneu de carro.
O avião pode voar apenas com um motor?
Sim, os aviões bimotores são projetados para conseguir voar com apenas um dos motores. Caso isto ocorra durante o voo, os pilotos checarão as condições de navegabilidade, mudarão a altitude de cruzeiro e desviarão a rota para o aeroporto mais próximo para a realização de um pouso em segurança.
A falha de motor pode também acontecer durante uma decolagem. Dependendo do tamanho da pista e da velocidade, a aeronave pode subir.
Vale destacar que os aviões Boeing 787 e 777 podem voar até 5h30 com apenas um motor. Fique tranquilo, os casos de falhas de motores são registrados com leve frequência, mas não colocam a segurança do voo em risco. As aeronaves e os pilotos são preparados para atuar nestes casos.
Por que a caixa preta tem este nome?
Atualmente, a caixa que guarda os dados do voo e são fundamentais nas investigações dos acidentes aéreos são vermelhas ou laranjas, mas nem sempre foi assim. Há diversas teorias para o nome, uma delas garante que o caixa preta ganhou esta denominação logo após sua criação.
Na década de 1930, o engenheiro francês François Hussenot inventou um gravador de dados com filme fotográfico. Esse filme rodava de forma contínua em uma caixa completamente à prova de luz. Por isso o nome de caixa preta. Será?
Há camas para a tripulação em voos de longo curso?
Sim, as grandes aeronaves disponibilizam pequenos quartos para a tripulação descansar durante as longas viagens. Escondido dos tripulantes e com acesso restrito, aeronaves, como o Boeing 777 ou 787 e Airbus 380 ou 350, contam com espaços com camas para os comissários e pilotos descansarem.
Normalmente, estes espaços são acessados por uma pequena escada e ficam acima ou abaixo da cabine principal, dependendo do tipo de aeronave. O sarcófago, como este espaço é conhecido, fica no fundo do avião para os comissários e próximo à cabine para os pilotos.
Em voos longos que não contam com estes espaços, normalmente algumas fileiras são reservadas e isoladas com cortina para o descanso da tripulação.

Foto Airbus
Qual é a vida útil de um avião?
Em média, os aviões comerciais duram em média 25 a 35 anos, cerca de 50 mil a 100 mil ciclos de voo – cada ciclo se refere a uma operação de decolagem, voo e pouso. Entretanto, isto não significa que aviões mais antigos não podem voar ou colocam em risco a segurança aérea.
Com muito cuidado e reformas, além de manutenções corretivas e preventivas, as aeronaves podem voar muito mais. As principais questões que colocam muitas vezes o fim de uma longa era de viagens são a eficiência de autonomia, gastos de combustível, novas tecnologias e graves desgastes estruturais.
Qual é o lugar mais seguro no avião?
De acordo com uma análise da revista Time com base em 35 anos de dados da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), os assentos no terço traseiro da aeronave tiveram uma taxa de fatalidade de 32%, enquanto aqueles no terço do meio tiveram uma taxa de fatalidade de 39% e os do terço da frente tiveram uma taxa de fatalidade de 38%.
Ainda mais especificamente, os assentos do meio na parte de trás da aeronave são estatisticamente os mais seguros, com uma taxa de fatalidade de apenas 28%. Segundo o estudo, os passageiros na parte de trás do avião têm cerca de 40% mais probabilidade de sobreviver em comparação com os que sentam à frente.
Por que a janelinha do avião tem um furo?
Durante uma viagem, você já reparou que a maioria das janelas nos aviões tem um pequeno furo em sua base? Não fique preocupado, aquilo ali faz parte da engenharia de última geração.
A janela de uma aeronave é composta por três camadas de acrílico. A primeira fica em contato com a área externa e a última com a parte interna da cabine. O furo está localizado na película do meio e ajuda a equalizar a pressão entre os painéis, além de contribuir para o não embaçamento das janelas.
Por que as janelas dos aviões são arredondadas?
O formato das janelas dos aviões está ligado ao desenvolvimento da aviação comercial. As primeiras aeronaves tinham janelas quadradas, mas ao alcançar maior altitude, em ambiente de pressão diferenciada e ar rarefeito, este tipo de janelinha trazia problemas e insegurança ao voo.
Com as janelas mais arredondadas, a tensão provocada pela diferença de pressão é liberada ao redor da borda de forma uniforme, evitando quebras e risco ao voo.
Por que a cabine de avião é tão fria?
Muitos passageiros passam frio durante uma viagem de avião, principalmente as de longo curso. Um padrão mundial, muito adotado pela maioria dos pilotos, é da manutenção das temperaturas internas entre 20 °C e 22 °C. Por isso, é bom sempre levar um casaquinho ou utilizar a manta distribuída.
No final, é melhor passar um pouco de frio do que enfrentar um extremo calor durante o voo, falo isto devido a uma péssima experiência durante duas viagens, uma no Brasil e outra na Argentina.