De Boeing 747-8i a Falcon 900EX: veja as aeronaves da diplomacia mundial que estiveram no Galeão
De Boeing 747-8i a Falcon 900EX: veja as aeronaves da diplomacia mundial que estiveram no Galeão
Se você é apaixonado por aviação, o que aconteceu no RIOgaleão nos últimos dias foi de encher os olhos! O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro se transformou em uma verdadeira “passarela da aviação de Estado”, com mais de 20 aviões governamentais aterrissando para a reunião da Cúpula dos Brics, que terminou na segunda. Neste post, vocês podem conferir algumas das belezuras que desfilaram por lá.
Viaje mais gastando menos! Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e assine a newsletter para receber as melhores promoções de passagens de avião.
Desfile diplomático que transformou os céus do Rio
Entre os protagonistas do show aéreo, impossível não destacar o 747-8i do governo chinês – um verdadeiro colosso dos céus, feito sob medida para missões de alto nível.
Chamado de Boeing 747-8 Intercontinental, esse é o modelo de passageiro mais longo da história da aviação comercial, com seus incríveis 76,3 metros de comprimento (quase 6 metros extras em relação aos demais modelos do Boeing 747)!

Boeing 747-8i do governo chinês – Foto: André Tedesco/ RIOgaleão/ Divulgação
E ele não foi o único gigante a cruzar os céus cariocas: o Ilyushin IL-96 da Rússia, uma raridade e famoso por sua autonomia, trouxe o ministro das Relações Exteriores do país.
Uma curiosidade é que o Il-96 é um widebody quadrimotor de longo alcance projetado como um “rival” direto dos primeiros modelos do Boeing 747 e Airbus A340.

Ilyushin IL-96 do governo russo – Foto: André Tedesco/ RIOgaleão/ Divulgação
Mas preciso dizer que não foram só os gigantes que chamaram atenção. A variedade de aeronaves foi um prato cheio para quem curte tecnologia e sofisticação.

Modelo Dassault Falcon 900EX – Foto: Dassault/ Divulgação
O Airbus A350-900 utilizado pelo premiê da Malásia, por exemplo, desfilou elegância e desempenho. Já o jato executivo de longo alcance Dassault Falcon 900EX, usado por Cuba e Bolívia, mostrou que aviões menores também podem ter muito estilo (uma pena o RIOgaleão não ter divulgado foto dele em solo).

Boeing 777-300ER da República da Indonésia – Foto: André Tedesco/ RIOgaleão/ Divulgação
Outro destaque da ala diplomática foi o imponente Boeing 777-300ER da República da Indonésia. A aeronave é oficialmente utilizada pelo governo indonésio para o transporte presidencial em missões internacionais desde 2020.
Com seus 73,9 metros de comprimento, o 777-300ER é o maior modelo da família 777 e figura entre os maiores aviões bimotores já construídos no mundo.

Boeing 787 Dreamliner do governo do Vietnã – Foto: André Tedesco/ RIOgaleão/ Divulgação
Os Boeing 787 Dreamliner também marcaram presença forte, representando países como Etiópia, Angola e Vietnã – todos com versões modernas e configuradas especialmente para voos oficiais.

Boeing 777-300ER do governo indiano – Foto: André Tedesco/ RIOgaleão/ Divulgação
Falando em luxo, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi chegou com tudo: um Boeing 787-9 privado como aeronave principal, acompanhado por um 737 e um 767 adaptado como apoio. Veja o vídeo a seguir da chegada do xeique:
Aeronaves da diplomacia mundial
A movimentação no aeroporto começou ainda no início da semana, com a chegada de 36 delegações internacionais. Foi uma operação conjunta com a Base Aérea do Galeão, que colocou o aeroporto no centro do cenário diplomático mundial.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Brics é o nome dado a um grupo de países emergentes que busca a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto. Atualmente, essa cúpula é formada por 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia – além de países parceiros do fórum.
O evento, que está reunindo os líderes da diplomacia mundial no Rio de Janeiro, não só movimentou a política internacional, mas também fez o coração de muito spotter de aeronave e amante da aviação bater mais forte.
Se fosse o evento fosse em Brasília, com certeza o filho do meu chefe Léo estaria a postos para tentar ver essas maravilhas pousando no Distrito Federal. Gabriel é uma criança figura apaixonada por aviação e, com certeza, escreveria esse texto melhor que eu, haha. Uma pena que nem todo mundo que pode ver de pertinho tudo isso, talvez nem tenha ideia do que esse “encontro” de aeronaves significa para um avgeek. E você, qual tem mais vontade de conhecer de perto?