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Após aviões afundarem na pista em Noronha, Anac cobra providências do governo de PE

Mateus Tamiozzo
30/06/2025 às 10:59

Após aviões afundarem na pista em Noronha, Anac cobra providências do governo de PE

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Em um intervalo de 7 dias, as companhias aéreas Azul e Gol passaram por um episódio inusitado no aeroporto de Fernando de Noronha: um dos trens de pouso de aviões das empresas – um Embraer E195-E2 e um Boeing 737 – “afundou” no pátio do terminal no momento em que saíam de suas posições para o procedimento de decolagem. Os incidentes fizeram com que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos cobrassem do governo de Pernambuco informações sobre as condições de infraestrutura do aeroporto e providências para a solução do problema.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o governo de Pernambuco ainda não respondeu ao ofício do órgão.

Depois do caso da Azul, registrado em 22 de junho, o problema se repetiu ontem (29/06) com a Gol, mas em outra área do pátio. Vale ressaltar que o problema não foi detectado na pista de pouso e decolagem, mas sim na área de taxiamento. Por isso, a programação de voos de e para Fernando de Noronha não foi afetada até o momento.

Proibição de jatos em Fernando de Noronha e reforma atrasada

Os problemas registrados no aeroporto do arquipélago nestes últimos 7 dias não são recentes. Em outubro de 2022, a Anac proibiu a operação de jatos (como os Embraer E195 da Azul, os Airbus A319 da Latam e os Boeing 737 da Gol) em Fernando de Noronha por conta de buracos e fissuras na pista.

A partir daí, foram elaborados projetos para reformas, mas as obras começaram apenas em outubro de 2024, ou seja, com atraso de cerca de dois anos. A promessa inicial do governo de Pernambuco era de conclusão em dois meses, mas até hoje os trabalhos estão em andamento.

Em março deste ano, a Anac liberou o aeroporto de Fernando de Noronha para receber jatos – um hiato de quase três anos! À época, o Ministério de Portos e Aeroportos deu a previsão de conclusão das obras até o fim de 2025.

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