United encomenda jatos supersônicos capazes de voar do Brasil a Nova York em apenas 5 horas
United encomenda jatos supersônicos capazes de voar do Brasil a Nova York em apenas 5 horas
A United Airlines deu o primeiro passo para trazer de volta as viagens ultrarrápidas, com velocidades duas vezes maior do que as dos voos atuais. A companhia comunicou hoje que está comprando 15 aviões supersônicos da Boom Supersonic – e que pretende comprar mais 35 em algum momento.
O primeiro jato supersônico da Boom ainda não foi construído, nem certificado. Ele se chamará Overture e deve ser lançado em 2025, fazendo seu primeiro voo comercial em 2029. O avião será zero carbono e terá capacidade entre 65 a 88 passageiros.
O Overture poderá reduzir o tempo de algumas viagens até pela metade. Por exemplo o voo entre São Paulo e Nova York, hoje feito em nove horas e meia, poderá ser realizado em cerca de cinco horas. A rota Nova York-Londres, geralmente feita em seis horas e meia, será reduzida para três horas e meia. A viagem de San Francisco para Tokyo poderá ser realizada em apenas seis horas de voo – hoje a rota leva mais de dez horas.
Desde que foi fundada, em 2014, a Boom Supersonic, que tem sede em Denver, levantou 270 milhões de dólares em capital e hoje conta com 150 funcionários. Para o fundador e CEO da empresa, Blake Scholl, o acordo de venda com a United é um grande passo para viagens diferentes no futuro:
“As aeronaves supersônicas com emissão zero de carbono representam um passo significativo em direção à nossa missão de criar um mundo mais acessível. Com a velocidade duplicada, os passageiros da United experimentarão vantagens que vão desde relações de negócios mais profundas e produtivas, até férias mais relaxantes em destinos distantes”.
No comunicado da United, o CEO da companhia aérea, Scott Kirby, afirmou que os aviões da Boom darão aos viajantes uma “experiência de voo estelar”. Veja o que a empresa postou em suas redes sociais:
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Novo motor supersônico promete viagens do Brasil à Europa em apenas 1 hora
Vale lembrar que já se passaram quase duas décadas desde a última viagem comercial em um avião supersônico. Após uma década cruzando o céu em velocidade mais rápida que a do som, o Concorde foi aposentado em 2003. Agora, finalmente, podemos voltar a sonhar com os voos em mega velocidade. Veja nosso vídeo com projetos de aviões supersônicos que estão sendo desenvolvidos mundo afora:
O que achou da novidade? Já pensou se a moda pega e num futuro não tão distante também pudermos partir do Brasil em voos supersônicos?