Tem coragem? Conheça o avião russo de 54 anos que continua voando com passageiros


Tem coragem? Conheça o avião russo de 54 anos que continua voando com passageiros
Falam que a idade do avião é relativa e o que importa, mesmo, é a boa manutenção. Apesar disto, é raro ver aeronaves bem antigas ainda viajando por aí, ainda mais carregando passageiros. Na verdade isso se deve muito mais a questões econômicas, já que as aeronaves novas são muito mais eficientes no uso de combustível, um dos principais gastos da aviação. Entretanto, um caso raro, que chama atenção, vem lá da Ucrânia onde uma companhia aérea opera uma aeronave russa de 1966.
A proeza é da companhia Motor Sich Airlines que voa, desde 2004, para vários cantos do mundo com seus dois Antonov AN-12 de 54 anos, prefixos UR-11819 e UR-11316. Os aviões são utilizados em voos charters regulares para o transporte de carga ou passageiros.

Foto: AviationSpotting
Não é só a idade do avião que chama atenção no trabalho da Motor Sich Airlines, as rotas operadas são bem inusitadas. Nos últimos dias o AN-12 voou de sua casa em Zaporizhzhia (OZH), na Ucrânia, para o Aeroporto Paris Vatry Chalons (XCR). No mês passado, a aeronave foi da Sérvia para a Etiópia, de Montenegro para o Egito e realizou até mesmo missões domésticas no Sudão, como informa o FlightRadar24.com.
História do AN-12
O AN-12 é o equivalente soviético do famoso Lockheed C-130 Hercules americano. A primeira aeronave entrou em serviço em 1957 e foi utilizado como transporte de carga de médio alcance padrão das forças aéreas soviéticas por mais de três décadas.
O que fez e continua a fazer o AN-12 uma aeronave útil é a sua capacidade de ser utilizada em pistas curtas de até grande altitude e mal adaptadas. Opera em qualquer terreno até na neve. Além disto, o Antonov tem capacidade para levar até 20 toneladas de carga.

Crédito: Wikipedia
A produção do AN-12 foi encerrada em 1972 e no total foram fabricadas 1243 aeronaves.
Comprimento | 33,11 metros |
Altura | 11,44 metros |
Envergadura | 38,02 metros |
Alcance | 5.000 km |
Velocidade de cruzeiro | 570 km/h |
Teto máximo operacional | 10.000 metros |
Além dos AN-12 operados pela Motor Sich Airlines, segundo a planelogger, há mais 30 aeronaves deste tipo ainda em atividade. É impressionante que esses aviões ainda estejam voando após 50 anos de operação regular. Na verdade, é uma prova de manutenção sólida e da boa construção.
Você teria coragem de encarar uma viagem no avião russo operado pela companhia ucraniana? Deixe seu comentário logo abaixo.
*informações Simple Flying