logo Melhores Destinos

Piloto se confunde, pousa Boeing 737 em aeroporto em construção e apavora operários

Rafael Castilho
06/04/2021 às 9:03

Piloto se confunde, pousa Boeing 737 em aeroporto em construção e apavora operários

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Imagina viajar para um destino e o piloto errar o aeroporto? Pior: aterrissar em um terminal que ainda está sendo construído? Pousos em locais errados são raros na aviação, mas acredite: no último domingo o caso aconteceu com uma aeronave da Ethiopian Airlines – e por pouco se repetiu com outra. Dois boeings 737-800 da companhia se dirigiram para o aeroporto errado na Zâmbia. Um deles acabou de fato pousando numa pista em obras, já o outro conseguiu corrigir o erro por pouco.

O grande lapso ocorreu com a aeronave ET-AYL da Ethiopian Airlines Cargo que partiu de Adis Abeba, na Etiópia, rumo ao aeroporto de Ndola, na Zâmbia. A viagem durou cerca de 3h30, mas na hora do pouso a grande confusão. Mesmo em contato com a torre de controle, o piloto errou a pista. “Ele pousou orientando-se pelo que via (modo visual), já que não foi guiado, e pousou  num aeroporto em construção”,  destacou secretário do ministério dos Transportes, Misheck Lungu.

De acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24, o avião ET-AYL operava um voo do Aeroporto Internacional de Bole em Adis Abeba para o anteriormente denominado Aeroporto Simon Mwansa Kapwepwe em Ndola, que recentemente foi renomeado Ndola International. Em vez disso, o Boeing 737-800 pousou no novo Aeroporto Internacional Copperbelt, que ainda está sendo construído, mas recentemente recebeu o nome do antigo aeroporto sendo nomeado como Simon Mwansa Kapwepwe. Só esta mudança de nomes já provoca uma grande confusão.

O novo aeroporto fica a cerca de 70 km de distância do atual e tem uma pista muito maior, mas ainda está em fase de conclusão das obras. O pouso assustou os trabalhadores que estavam no futuro Aeroporto de Simon Mwansa Kapwepwe, o vídeo foi divulgado no twitter.

Depois do incidente, a aeronave decolou e se dirigiu para o aeroporto correto. Entretanto, o caso inusitado poderia ter sido pior ainda para a companhia aérea etíope, hoje a maior do continente africano. Outra aeronave da Ethiopian Airlines, mas carregada de passageiros, quase cometeu o mesmo erro.

A poucos metros de altitude os pilotos do voo ET871, também procedente de Adis Abeba, perceberam o erro, fizeram uma volta e pousaram no aeroporto correto às 12h32 horário local.

Os casos estão sendo investigados pela companhia e autoridades locais.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção