Avianca Brasil passa a integrar a Star Alliance no dia 22 de julho
Avianca Brasil passa a integrar a Star Alliance no dia 22 de julho
Finalmente foi confirmada a data oficial de entrada da Avianca Brasil à Star Alliance, maior aliança aérea do mundo, que completa hoje 18 anos de existência. A filiação será oficializada no próximo dia 22 de julho, em cerimônia com presença de presidentes de outras companhias participantes da aliança.
A Avianca Brasil será a 28a empresa membro do grupo, que atualmente possui mais de 18,5 mil voos diários em 193 países, contando com uma frota de mais de 4,5 mil aeronaves. A companhia ocupará o lugar deixado pela TAM, que trocou a Star Alliance pela Oneworld, aliança da parceira LAN.
Star Alliance – 2015
A Avianca internacional, empresa aérea colombiana, faz parte da Star Alliance desde junho de 2012, quando passou a ingressar a aliança juntamente com a Taca.
Para os passageiros, o grande benefício da entrada da Avianca Brasil numa aliança aérea é a maior conectividade com a malha aérea dos parceiros, possibilidade de escolher onde pontuar suas milhas e de pontuar na Avianca Brasil, quando estiver voando com os parceiros, bem como emitir passagens em voos das empresas da aliança.
Além disso, há também a imediata integração dos benefícios para os passageiros frequentes, como check-in e embarque preferencial, acesso à sala VIP, maior franquia de bagagens, prioridade em listas de espera, entre outros.
A entrada da companhia na Star Alliance foi precedida pela parceria entre o programa de pontos Amigo com o LifeMiles, da Avianca Internacional. Os clientes da Avianca Brasil já podem emitir passagens internacionais pela parceira colombiana, conforme já publicado aqui: https://www.melhoresdestinos.com.br/novo-programa-amigo-avianca.html
Tudo indica que a competição entre as três alianças globais seguirá acirrada. No entanto, a Oneworld continuará líder no Brasil, com a forte presença da American Airlines e do grupo LATAM no Brasil.
Apesar da boa notícia, a Avianca Brasil não conseguirá suprir a lacuna deixada no Brasil pela saída da TAM da Star Alliance, uma vez que não possui a mesma quantidade de voos, nem mesmo a mesma conectividade no aeroporto de Guarulhos, principal ponto de chegada e partida dos voos da aliança. As especulações sobre a investida da Star Alliance na filiação da brasileira Azul continuam, uma vez que a proximidade da GOL da Delta, Air France e KLM a deixa muito mais próxima da SkyTeam, aliança concorrente, por mais que a GOL afirme que não tem interesse em fazer parte de nenhuma aliança.
Com informações de Panrotas.
Leonardo Cassol é economista e colaborador do Melhores Destinos.