logo Melhores Destinos

Como é voar na Wingo, a companhia low cost da Copa Airlines

Como é voar na Wingo, a companhia low cost da Copa Airlines

CTG Cartagena
BOG Bogotá
P5 -7217
Avião Boeing 737-700
Classe Econômica
Poltrona
Data 19/09/2017
Partida 06:00
Chegada 07:29
Duração
Por Bruna Carvalho
Leitora do Melhores Destinos
4/01/2018 às 15:12

A Wingo é uma low cost colombiana que pertence ao grupo Copa Holdings. Iniciou suas operações no fim de 2016. Além de várias cidades colombianas, a empresa também opera em algumas cidades da América Central, México, Venezuela e Equador. Nossa leitora Bruna Carvalho voou duas vezes com a companhia, veja o relato que ela fez para o MD:

Descobri a empresa por meio de um relato em um blog (acho que foi a única informação sobre ela que achei) e fui atraída pelos preços baixos e pela franquia de bagagem inclusa na tarifa, bem mais favorável do que sua concorrente.

Voei com a Wingo em duas ocasiões:

De Cartagena para Bogotá e de San Andrés para Cartagena

Compra 

O site funciona bem e é bem intuitivo.

Meu cartão visa internacional passou sem problemas, embora o banco tenha considerado a transação suspeita e bloqueado meu cartão preventivamente depois (mas aí é problema do banco).

É preciso ter atenção na hora de efetuar a compra pois a bagagem adicional vem necessariamente marcada ao começar a compra. Assim, caso o passageiro não deseje esse serviço ele deve desmarcar essa opção (dica para os distraídos).

A bagagem inclusa no preço consiste em duas peças. Uma de até 10kg e dimensões de 55x45x25cm e uma bagagem de mão de no máximo 6 kg e dimensões de 40x35x25cm. Mas é permitida a compra de até três malas.

Serviços opcionais

Marcação de assento, check-in no aeroporto, alimentação.

Embarque

Embarque tranquilo, pontual, obedecendo as prioridades estabelecidas por lei. Em San Andrés ficamos meio perdidos com a falta de indicação de onde estava a aeronave. Mas como o aeroporto lá é bem pequeno, acho que ninguém se perdeu.

Os dois voos saíram pontualmente.

Check-in

Optei pelo check-in online que pode ser feito a partir de 72 horas de antecedência do voo. Tranquilo, sem problemas. Nas duas ocasiões minhas mochilas não foram nem medidas nem pesadas. Mas uma colega que fez check-in no aeroporto teve a mala pesada.

O assento é marcado na hora do check-in (caso a pessoa não tenha optado por este serviço).

Cabine

O avião é um 737-700.

Poltronas bem confortáveis, pelo menos para mim (sou pequena e rechonchuda). Quem é mais alto pode sofrer com as pernas.

O voo foi tranquilo. Não posso falar sobre a bagagem despachada pois toda minha bagagem foi na cabine junto comigo.

Não tive quaisquer problemas com a companhia aérea e várias pessoas que conheci que viajaram com ela também não relataram problemas e ficaram muito satisfeitas.

Entretenimento

Não havia entretenimento a bordo.

Serviço de Bordo

As refeições são pagas, mas os preços são justos (não vai ter preço de supermercado, mas dá para comprar):

Não cheguei a experimentar nada.

Comissários e equipe de solo

Os comissários foram extremamente pacientes e educados.

O segundo voo estava bem tumultuado por culpa de um grupo grande e extremamente sem educação que estava a bordo. Mas ainda assim os comissários fizeram o milagre de sentar o povo e sair dentro do horário – viajo muito e nunca vi tanta gente mal educada em um voo.

Programa de Fidelidade

Não vi em momento alguma referência a programa de fidelidade.

Conclusão

Recomendo demais.

Senti segurança, o conforto necessário e os preços são extraordinários.


Agradecemos a Bruna pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Solicite as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final

Wingo

Cartagena - Bogotá

Voo P5 -7217

8,0
Embarque 8,0
Assento 8,0
Entretenimento
Amenidades 8,0
Equipe 8,0
Fidelidade

10 Comentários

  • Bruno Caporalini says:

    Apesar do HUB em Bogotá, a aeronave da foto é registrada no Panamá.

  • Rafael Poggi says:

    óTimo saber disso! Estou planejando uma viagem para a Colombia exatamente para Bogotá, San Andres e Cartagena. Faltou só o valor das passagens!

  • Jarbas says:

    Eu realmente não entendo pq é dada nota 5 (para entretenimento, por exemplo) quando não há nada disponível. No meu ponto de vista, a nota deveria ser 0…

  • Rafael Poggi says:

    Não tentou pela Avianca não? Eu pesquisei recentemente e tinha até passagem na classe executiva pelo mesmo preço da econômica (cerca de R$ 200 o trecho).

  • Vinícius Castro says:

    A matéria veio na hora certa. Estou indo hoje para Colômbia e já comprei um vôo San Andrés – Cartagena e Cartagena – San Andrés. Estava ansioso porque realmente quase não há relatos de brasileiros que tenham usado a empresa. Para os interessados os valores pra mim e minha mulher ficaram em cerca de 600 reais, os dois trechos! Menos da metade que qualquer outra companhia em que pesquisei no período. Realmente sensacional!

  • diogo marcelino says:

    Gostei da Wingo, o serviço é simples, mas é cumprido o que foi prometido. Já a VivaColombia (a outra low cost colombiana), só por Deus, dá dor de cabeça só de lembrar

    • Leonardo F J says:

      Por que dor de cabeça?

      • diogo marcelino says:

        Meu irmão viajou de VivaColombia em agosto e eu em outubro. Na viagem dele, ele não conseguiu fazer o checkin online e teve que pagar para fazer no aeroporto. Pesquisando na internet, vi muita gente dizendo que o sistema fica fora do ar de propósito para que as pessoas sejam obrigadas a pagar no saguão. Na minha vez fiz o checkin assim que deu o período das 72 horas antes do voo pra não ter imprevistos. Também não deixaram ele embarcar com a mala na cabine, mesmo tendo comprado a parte o despacho de um volume adicional na cabine. Teve que despachar no balcão, e foi cobrado por isso.
        Eu comprei o despacho de bagagem no porão, na hora de despachar a mala a atendente não pegou a mala e disse que eu podia levá-la. Na hora de embarcar não quiseram deixar entrar com ela, e queriam cobrar novamente pra despachar no porão ali mesmo pelo embarque. Aí tive que ativar o “modo barraco” pra poder levar ela comigo. Se for pesquisar na internet existem muito mais reclamações sobre a VivaColombia do que da Wingo.

      • diogo marcelino says:

        Meu único contratempo com a Wingo foi na hora de comprar, tentei comprar com um Itaucard e não foi aprovada a compra. Aí troquei por um cartão do Santander e foi de boa. Aliás, o sistema do Itaú é ruim demais, o saque a débito do Itaú não funcionou comigo (e com um amigo que viajava junto) e nem com meu irmão. Não sei se isso teve a ver com a compra no crédito não ter sido aprovada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *