Como foi o voo inaugural da JetSmart de Salvador para Santiago, no Chile

Duração 5:20
Por
28/12/2019 às 13:42

A JetSmart, companhia ultra low cost sul-americana, fez ontem (27/12) seu primeiro voo do Brasil saindo de Salvador com destino a Santiago, no Chile. A empresa aérea chega ao Brasil tendo como objetivo oferecer tarifas de baixo custo e buscando alcançar o número de 100 aeronaves na frota e transporte de 100 milhões de passageiros até 2026. Para conferir como é a experiência de voar com a companhia, estivemos a bordo do voo JA551 e vamos mostrar para você.

A JetSmart vende passagens que incluem apenas o voo em assento aleatório com direito a uma mochila/bolsa de mão. Isso significa ir do ponto A ao ponto B pelo menor preço possível. Assim, o passageiro tem a opção de pagar somente pelo que precisa. A JetSmart hoje conta com os custos mais baixos de bagagem despachada.

Resumo do review

JetSmart Voo JA-551
Salvador (SSA) – Santiago (SCL)
Quinta, 27 de dezembro de 2019
Partida: 13h30
Chegada: 18h50
Duração: 5h20
Aeronave: Airbus A320 (CC-AWG)
Assento: 5F

Compra das passagens

A compra da minha passagem foi feita no site da companhia. Eu incluí uma bagagem de mão de 10Kg por R$ 122 (por trecho) e garanti meu lugar na janela por R$ 37 (por trecho). Tudo de maneira rápida e simples, pagando com o cartão de crédito. Após a aprovação da compra, o ticket eletrônico com o código da reserva foi enviado para o meu e-mail.

Cheguei ao aeroporto de Salvador faltando 3 horas para embarque para não ter problemas com possíveis imprevistos, que, graças a Deus, não ocorreram. Como fiz o check-in on-line e não tinha malas para despachar, poderia ir direto para o portão 26A, no embarque internacional, mas dei uma passadinha nos guichês da companhia para ver como estava a movimentação por lá. Tudo tranquilo. Apenas alguns passageiros esperavam para despachar suas bagagens.

Embarque

Após passar pelo controle de passaporte, cheguei ao portão e – surpresa! – havia um coquetel de recepção para os passageiros que embarcariam no voo inaugural. Champanhe e cupcakes para degustar e bexigas enfeitando o portão de embarque. Havia até um grupo de capoeira e baianas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim. Fiquei procurando o trio da Ivete, mas ela não apareceu.

Aeronave

Após saborear o bolinho com o champanhe e assistir a um jogo de capoeira, decidi entrar para conferir o interior da aeronave. Um Airbus A320 de matrícula CC-AWG com capacidade para 186 passageiros. Meu assento era o 5F, na janela \o/ sem ninguém ao lado, pois o voo não estava lotado. Não que eu seja anti-social, mas é bom demais ter mais conforto durante toda a viagem.

O interior do avião era bem conservado, apesar da limpeza não estar tão impecável. Os bancos Recaro não reclináveis cobertos com couro aparentavam desgaste devido ao uso. Na poltrona à minha frente havia chicletes colados (que nojo!). A aeronave dispõe de 2 banheiros. Um na parte da frente e outro na parte de trás. Ambos bem apertados.

O espaço entre as poltronas é padrão. Padrão low cost, claro! Pouco espaço para as pernas, mesmo de quem é mais baixinho como eu, com meus pouco generosos 1,68m. No bolsão da cadeira à frente apenas o cartão com instruções de segurança e nada de revistas ou cardápio do serviço de bordo.

O push back da aeronave foi feito com 15 minutos de atraso. Após isso, começamos a taxiar e dentro de mais 10 minutos estávamos na pista para uma decolagem tranquila com a bela vista do litoral de Salvador!

Como é possível ver nas fotos, não há telas nas costas da poltrona à frente o que é bem ruim, já que a viagem de Salvador a Santiago dura quase 6 horas. Nessas horas, baixar episódios da série favorita, encher o telefone de podcasts ou levar um livro para ler ajuda muito.

A companhia também não dispõe de aplicativo de entretenimento, nem conexão a bordo, mesmo que paga.

Serviço de bordo

Como toda boa low cost, na JetSmart existe serviço de bordo, mas ele é cobrado. Há um cardápio no carrinho trolley que você pode consultar antes de fazer seu pedido. Eles têm opções de snacks, sanduíches, bolos, brownies e para beber, café, chá, refrigerantes, cerveja, sucos e água.

O pagamento pode ser feito em pesos chilenos, dólares ou cartão de crédito internacional. Como estava na hora do almoço e eu estava com muita fome, resolvi pedir uma batata chips, um brownie e para beber, café. O valor? 4.500 pesos chilenos (cerca de R$ 25), que paguei no cartão de crédito. Comi e voltei para a minha série para continuar a viagem.

Equipe JetSmart

A equipe JetSmart foi atenciosa com os passageiros e preocupada com a segurança durante todo o voo. Havia uma comissária brasileira dentre a tripulação e o comandante, chileno, também falava português. A equipe de solo também foi muito atenciosa sempre a postos para ajudar.

Sorteio surpresa

Decorridas quase 5 horas de viagem, os comissários anunciaram um sorteio surpresa. Dois pares de gift cards no valor de 50 dólares cada. O primeiro prêmio saiu para o passageiro da poltrona 24D e o segundo para o passageiro da 5F. Exatamente a poltrona desse que vos escreve. Acredita? Não? Tem foto pra provar!

Início da descida

Pra mim, essa é a hora mais esperada do voo: o encontro com a Cordilheira dos Andes. Olhar pela janela é garantia de suspiros e encanto. Dessa vez viajei para Santiago do lado direito da aeronave e pude ter uma experiência diferente da primeira vez que viajei pra capital do Chile. Ao sobrevoar a cadeia de montanhas o comandante convidou quem estava à direita da aeronave a olhar pela janela e disse: “Senhoras e senhores, Sua Majestade, o Aconcagua”. São 6.961 metros de altitude, o que o coloca como o ponto mais alto tanto do Ocidente quanto do Hemisfério Sul.

É realmente emocionante passar bem ao lado do pico e perceber como somos pequenos diante da imensidão desse mundo. Pausa para reflexão…

Desembarque

Logo depois que passamos a Cordilheira, o comandante pediu a tripulação que iniciasse os procedimento de segurança para o pouso. Exatamente às 18h50 tocamos a pista do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago. Desembarque feito pela ponte e depois disso foi só me dirigir à imigração. Pronto, passaporte carimbado, agora bora curtir Santiago!

Voo da volta

O voo de retorno ao Brasil estava marcado para as 6h05 do domingo, dia 29/12. Como o indicado para voo internacionais com 3 horas de antecedência, praticamente eu não dormi. Foram duas horinhas de cochilo e bora pro aeroporto.

O embarque transcorreu normalmente, mesmo com o voo cheio. Não houve atrasos consideráveis e as 6h20 lá estava eu a bordo do CC-AWF na cabeceira da pista do Aeroporto de Santiago decolando rumo à capital da Bahia.

Logo depois da decolagem, tão logo passamos a Cordilheira, a falta de sono cobrou seu preço e eu dormi. Acordei no meio do voo bem desconfortável. Foi aí que senti falta de um pouco mais de espaço para esticar as pernas. Mas é o preço que se paga quando se viaja numa low cost.

Dormi mais um pouco, assisti séries e ouvi podcasts durante a viagem. E depois de 5 horas, foi possível avistar ao longe o litoral da Bahia, com suas cores características. Aterrissamos às 11h30 no Aeroporto de Salvador.

Vale a pena?

De modo geral, valeu a experiência de voar com a JetSmart e experimentar o jeito simples da companhia de fazer aviação. O valor pago pelas passagens compensa, caso você queira ou precise passar uns dias em Santiago. Mas, como disse, na volta, quando normalmente se está mais cansado, um conforto a mais faz um pouco de falta, principalmente por ser uma viagem tão longa, com mais de 5 horas de duração. Vale ter atenção a isso.

O ponto a destacar são: facilidade de escolher o voo no site da companhia e o atendimento dos funcionários, sempre muito solícitos e atentos à segurança do voo.

Vamos ficar de olho nas tarifas das passagens partindo de outros dois destinos para os quais a JetSmart irá voar: São Paulo e Foz do Iguaçú.

A vinda da companhia para o Brasil é muito boa para o passageiro, já que na aviação quanto mais concorrência melhor. Esperamos aquela guerra de tarifas que nós, viajantes, tanto desejamos!

Confira também a avaliação em vídeo: