Como é voar com a LOT Polish, a principal companhia aérea da Polônia
Como é voar com a LOT Polish, a principal companhia aérea da Polônia
A LOT Polish Airlines é uma companhia aérea da Polônia fundada em 1928, uma das mais antigas do mundo! Atualmente transporta passageiros para mais de 100 destinos e é membro da Star Alliance desde outubro de 2003. Nosso leitor embarcou em um voo regional da companhia e conta como foi sua experiência. Não deixe de ler também a primeira avaliação da LOT Polish.
Avaliação da LOT Polish
Estou fazendo um tour pela Europa, e a região que escolhi foi o Leste Europeu e países bálticos, pois é uma área que até então eu não conhecia e alguns países ainda são pouco falados e explorados.
Nesse momento estou rodando a Polônia e até pensei em fazer o trajeto de carro para conhecer as estradas e as paisagens mas quando comecei a dar uma pesquisa nas passagens aéreas verifiquei que o preço de uma diária de carro pagaria tranquilamente o trecho aéreo e ainda estaria economizando além de dinheiro tempo que é o principal para todo turista.
Entre as possibilidades de viagem com aéreo, a companhia que ofereceu o melhor custo/beneficio para o trecho Cracóvia – Gdansk foi a LOT Polish, polonesa com mais de 90 anos de história e uma frota com mais de 60 aviões, dentre eles o Boeing B787-8 e 787-9, 737-Max8, 737-800, 737-400, Embraer 195, 190, 175 e 170, além do Bombardier Q400 que foi o modelo que eu viajei.
Efetuei a compra pelo próprio site da empresa, que tem a opção de algumas línguas como inglês, alemão, espanhol, francês, italiano e outras, menos o português. O site é muito fácil de manusear. Você coloca a sua origem e destino, e o próprio site já te mostra a opção de preços de uma semana. Eu verifiquei qual melhor se encaixava na minha viagem e efetuei a compra. O site aceita normalmente todos os cartões brasileiros das bandeiras Visa e Mastercard Internacional, o único problema é que não existe parcelamento.
Check-in
O aeroporto é pequeno e muito bem organizado, eu consegui me localizar tranquilamente sem precisar pedir ajudar, o check-in é feito no térreo (andar das chegadas) e no meu caso não tinha ninguém na fila, atendimento rápido e muito cordial do atendente.
Na sala de embarque havia uma daquelas máquinas que mede e pesa a bagagem, mas eles são muito tranquilos e não pediram para nenhum passageiro colocar sua bagagem ali para ver se estava dentro do padrão de tamanho e peso.
Na hora do embarque apareceu uma mensagem no painel falando que o voo estava 10 minutos atrasado (saída às 16h35), sendo que o horário original de partida seria às 16h25. Somente às 16h10 começou o embarque, então fomos até um ônibus que nos levou à aeronave, que se encontrava em uma área remota do aeroporto. A decolagem só ocorreu às 16h50.
Cabine
O voo foi feito em Bombardier Q400 Next Generation e sinceramente foi a primeira vez que viajei em um avião bimotor. Achei que teria muita turbulência e ruído mas o voo foi super tranquilo e confortável. Em relação à aparência, tanto externa como internamente o avião estava em muito bom estado, as poltronas em boas condições e pelo tamanho do avião (4 assentos por fila na configuração 2 x 2) com bom espaço para a poltrona da frente. Eu mesmo com 1,77 fiquei ainda com um espaço razoável, além disso tudo estava limpo e bem cuidado.
Entretenimento
O único tipo de entretenimento disponível nesse avião é a revista Kaleidoscope, em polonês e inglês, contendo matérias diversas como um destino do mês, culinária, economia, negócios, entrevista, entre outros. Não tem monitores individuais, não tem wi-fi nem para você pagar, não tem sistema de áudio e nem os monitores para o vídeo segurança tem, é tudo feito a moda antiga com os comissários fazendo a demonstração. Como o voo é de curta duração também não teve travesseiros, cobertores ou kit de amenidades.
Serviço de Bordo
Eles possuem um cardápio com algumas opções para comida, nesse voo por exemplo estavam disponíveis para compra sanduíches e bebidas. Grátis foi um copo de água e um biscoito de chocolate.
Comissários e equipe de solo
Os funcionários foram todos muito atenciosos desde o eficiente check-in ate a chegada, sempre com um cumprimento e com um sorriso para atender. Todos eles falam polonês e inglês, ou seja, eu consegui me virar tranquilamente para me comunicar.
Programa de Fidelidade
Eles possuem um programa de fidelidade chamado Miles & More que é associado a Star Alliance, que possui um total de 28 companhias aéreas. Como sou sócio do programa LifeMiles da Avianca estou pontuando por aqui.
Conclusão
A chegada no aeroporto de Gdansk foi bem tranquila. Do taxiamento até o recolhimento da bagagem foram apenas 20 minutos, tudo muito eficiente e tranquilo. O aeroporto de Gdansk também é pequeno e muito bem sinalizado, possuindo uma linha de trem que conecta o terminal ao centro da cidade em aproximadamente 50 minutos.
A dica é comprar a passagem com antecedência pois os preços sobem razoavelmente quando estão próximos da data da viagem. Cheguei a fazer algumas pesquisas e os preços chegam a estar de 30 a 40% mais caros se você deixa para cima da hora.
Eu acho que vale a pena voar com a Lot, e seus pontos fortes são os funcionários simpáticos e atenciosos e eles são da Star Alliance e nesse caso estou pontuando com o Life Miles da Avianca. O ponto negativo é que é o segundo voo que pego com eles e apesar de ser pouco tempo, mas sempre estão atrasando. É uma empresa que eu vou voar novamente sim.
Agradecemos ao Wagner pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br
Nota final.
Lot Polish
Cracóvia - GdanskVoo 3502