Como é voar com a Peruvian Airlines – segunda avaliação
Como é voar com a Peruvian Airlines – segunda avaliação
A Peruvian Airlines é uma companhia aérea peruana fundada em 2009. Com base no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, ela voa para dez destinos domésticos e desde 2014 iniciou sua etapa de internacionalização. É uma opção econômica para voar no Peru, especialmente entre o trecho turístico de Cusco e Lima, escolhido pelo nosso leitor Alexandre Martins. Confira a avaliação que ele enviou para o MD:
Em dezembro último fui à Região Andina realizar uma pesquisa acadêmica e ficou mais interessante comprar os voos de ida e volta pela Copa (GIG-LIM-GIG). Tive que comprar trechos separados de Lima para La Paz e, na volta para casa, de Cusco para Lima, onde tomei meu voo Copa de volta. No trecho CUZ-LIM achei preço melhor pela Viva Air Peru, aquela subsidiária da Ryanair que já voa no México e na Colômbia (quando será que vão chegar ao Brasil??), mas os horários dela não eram cômodos para mim. Então, o segundo melhor preço era pela Star Perú, que eu fiquei ainda mais interessado porque voaria num britânico BAe 146, aquele modelo com turbinas nas asas que fez o último voo dos jogadores da Chapecoense em novembro de 2016.
Mas, como você já leu, o voo avaliado foi da Peruvian Airlines. Já explico.
Problema com a Star Perú
Um dia antes do voo pela Star Perú, recebi um e-mail avisando da mudança de horário, mudança essa que não me atenderia, pois precisaria estar no Aeroporto de Lima a tempo de embarcar para o Rio. Voltando de Machu Picchu, consegui chegar ao escritório da Star Perú nos últimos minutos antes que fechassem. Apesar do problema e do desapontamento de não voar na cia que escolhi e no horário que melhor me atenderia, achei excelente o atendimento deles, pois em poucos minutos me arrumaram uma poltrona para voar pela Peruvian em tempo de chegar a Lima sem correria.
Por conta disso, a avaliação da compra se refere à Star Perú e as demais à Peruvian.
Compra
Comprar pela Star Perú foi simples, o site não é uma maravilha, mas também não complica. A passagem custou 77 dólares.
Check-in
Cheguei ao Aeroporto Velazco Astete com boa antecedência munido apenas com um papelzinho com o número do voo (o 222) que a Star Perú reservou pra mim. O aeroporto não estava cheio, fui prontamente atendido no balcão da Peruvian, onde recebi meu novo bilhete.
Apesar do movimento fraco, havia muita falta de informação quanto ao portão de embarque. Inclusive, a Latam tinha um voo anunciado para embarque no mesmo horário e portão que a Peruvian informou.
Por duas vezes o pessoal da Peruvian foi ao microfone anunciar a proximidade do voo (apenas em inglês!), mas o embarque não rolava.
Finalmente, embarcamos com uns 30 minutos de atraso. Mas foi dentro do avião que o clima esquentou, e eu não estou falando do ar condicionado desligado!
Cabine
“No voy a salir de ese asiento”
Ao localizar o meu assento, o 16-A, já havia nele um peruano de terno e gravata. Pensei “tô lascado”, achando que a operação da Star Perú com a Peruvian tinha dado zebra. O distinto senhor disse que “de ninguna manera” sairia dali, pois é passageiro frequente e só voa na janelinha.
O avião não estava lotado, ainda havia algumas vagas no corredor. O pessoal da cabine coça a cabeça, pede o bilhete dele mais uma vez e percebe que o voo dele era outro, da mesma cia e para o mesmo destino, mas que sairia minutos depois. O voo dele era o 210, com partida prevista para 9:50 e os embarques dos dois voos aconteceram praticamente simultaneamente. O peruano saiu aborrecido e eu fiquei aliviado.
Outro problema desse tipo aconteceu mais à frente, mas acomodaram o passageiro numa poltrona vazia. Acredito que o voo 215 estava com overbooking, pois ainda outro passageiro veio dele para o 222.
O avião era um B737, não novo, mas bem conservado e com as poltronas revestidas de couro na tradicional configuração 3×3 em classe única. Minha poltrona, aliás, nem tinha o botãozinho para reclinar. A poltrona do lado até tinha, mas estava quebrado e também não reclinava.
Entretenimento
Entretenimento é um tópico que não se aplica a esse voo, mas a revista da cia e o visual da cordilheira se transformaram em momentos de lazer.
Procurei no final da revista dados da cia como frota e destinos, mas nada havia, só algumas matérias turísticas e muita, mas muita propaganda, principalmente de universidades – faturar é preciso!
Serviço de Bordo
16 minutos após a decolagem o serviço de bordo teve início.
Pãozinho com presunto e queijo, bolinho tipo muffin e para beber Coca-Cola, Inca Kola, suco, café e chá.
Eu tinha fome… Permitiram-me repetir.
Comissários e equipe de solo
Toda a equipe da Peruvian foi bastante simpática e teve tranquilidade e jogo de cintura nos momentos complicados do embarque e da problemática das poltronas com ocupantes batendo cabeça.
Programa de Fidelidade
Não avaliado pelo leitor.
Nota do editor: A Peruvian possui o programa Peruvian Pass, curiosamente medido em “quilômetros”, permitindo o acúmulo de pontos e eventual troca por voos operados pela companhia. É possível emitir passagens a partir de 8.000 quilômetros acumulados.
Não há parceria com outras companhias ou alianças aéreas.
Conclusão
Eu não sei quanto custaria o voo pela Peruvian, uma vez que paguei à Star Perú. Todavia, quando pesquisei preços ela custava mais caro que a Star. Li um ou dois relatos tensos sobre a Star Perú e falavam exatamente de cancelamento (o que aconteceu comigo). Na Peruvian também percebi problemas com overbooking.
Pareceu-me que o serviço aéreo peruano não é muito confiável. Como consegui, com as dificuldades citadas, chegar ao meu destino, tendo boa vontade dos funcionários de ambas as cias, considero a experiência “mediana”, embora cheia de emoções.
Agradecemos ao Alexandre pelo relato! Também quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br
Nota final.
Peruvian Airlines
Cusco - LimaVoo P9 215