logo Melhores Destinos

Como foi o voo inaugural da Norwegian de Buenos Aires a Salta

Como foi o voo inaugural da Norwegian de Buenos Aires a Salta

AEP Buenos Aires
SLA Salta
DN 6106
Avião Boeing 737 – 800
Classe Economy
Poltrona
Data 07/01/2019
Partida 15:25
Chegada 17:35
Duração 2 horas
Por
13/02/2019 às 17:43

A empresa norueguesa Norwegian começou a operar em outubro sua nova companhia, Norwegian Air Argentina, oferecendo voos domésticos de baixo custo no país vizinho. Com isso ela se tornou a segunda companhia low cost na Argentina, ao lado da pioneira Flybondi.

Em janeiro, a convite da companhia, o Melhores Destinos embarcou no voo inaugural do Aeroparque Jorge Newbery de Buenos Aires para o Aeroporto Martín Miguel de Güemes, em Salta.

Esta rota tem frequência diária: os voos para Salta partem do Aeroparque às 15 horas e chegam às 17 horas. Os voos de retorno partem do SLA às 17:55 e chegam a AEP às 19:45.

Com a rota de Salta, a Norwegian Air Argentina passou a ter seis rotas e tem um total de 14 voos diários do Aeroparque, incluindo suas operações para Córdoba (cinco por dia), Mendoza (quatro), Puerto Iguazú (duas) e uma por dia para Neuquén, Bariloche e Salta.

O aeroporto de Salta registrou um movimento de mais de 1 milhão de passageiros em voos domésticos e internacionais em 2018, o que o torna o quarto aeroporto no interior do país e o primeiro no Norte. Hoje tem 119 frequências aéreas semanais, com conexões diretas para Buenos Aires (Ezeiza, Aeroparque, El Palomar), Rosário, Córdoba, Iguazú, Mendoza e Ushuaia. Além disso, possui conexões internacionais para Assunção, Iquique, Santa Cruz de la Sierra, Lima e Cidade do Panamá.

Compra das passagens

Sendo um voo inaugural fomos convidados como imprensa, então não foi necessário comprar o bilhete. Mas estes estão disponíveis para compra no site www.norwegian.com/ar e muitas vezes há promoções, embora os preços geralmente sejam baixos.

A Norwegian tem as seguintes opções de tarifas:

  • LowFare: inclui uma mala de mão (10 kg);
  • LowFare +: inclui também uma mala despachada (20 kg) e reserva de assento;
  • Flex: permite que você cancele o voo, troque o bilhete até 30 minutos antes da partida e receba um reembolso do preço total pago, mais mala de mão (10 kg), 2 malas despachadas (20 kg cada) e reserva de assento.

Check-in

Fui até Aeroparque de Uber, o que trouxe uma certa apreensão de cruzar com taxistas, pois ainda há uma grande resistência ao Uber em Buenos Aires.

Cheguei duas horas antes da partida do voo, o que é bastante tempo quando se trata de voos nacionais. Ainda assim, fiquei surpresa ao ver que já havia uma longa fila nos guichês de check-in da Norwegian, que iam de 61 a 65, apesar de ser a primeira vez que a companhia voaria para Salta. No entanto, o check in foi rápido e a equipe muito simpática.

Quem não tem bagagem para despachar pode fazer o check-in nessas máquinas de autoatendimento, que funcionam para voos da Norwegian, mas também da Aerolíneas Argentinas e da Avianca.

Norwegian é uma low cost é como tal é importante ter em conta os limites de bagagem para levar na cabine do avião.

Após o check in, os jornalistas participaram do ato inaugural do voo, que contou com a presença do ministro dos Transportes da Argentina, Guillermo Dietrich e do CEO da empresa, Ole Christian Melhus.

Antes do embarque, vimos o Boeing 737 – 800 com capacidade para 189 passageiros, que tem apenas dois anos e matrícula LV-ITK. A quarta aeronave da frota norueguesa da Air Argentina tem a particularidade de carregar na cauda a imagem do escritor espanhol Benito Pérez Galdós (1843-1920), como uma homenagem, uma tradição da companhia aérea que presta tributo às personalidades que desafiaram as regras pré-estabelecidas e inspiraram pessoas em todo o mundo.

Também tivemos a oportunidade de conhecer a tripulação a bordo, que posou com o CEO da empresa.

Quem quiser beber ou comer algo antes de embarcar, além de várias opções gastronômicas encontra máquinas automáticas que aceitam cartão de crédito com preços muito bons, no Aeroparque!

O embarque foi ordenado e rápido:

O voo previsto para sair às 15 horas, decolou apenas às 15:25, porque o avião chegou um pouco mais tarde de Puerto Iguazú devido a problemas climáticos. Isso já antecipava que o voo de volta também atrasaria, porque em Salta teríamos o segundo ato inaugural.

Cabine

Os Boeing 737-800 da Norwegian Air Argentina têm 189 assentos, que são confortáveis e reclináveis. Localizados em duas filas de 3 poltronas cada uma e com telas coletivas para informações entre as fileiras.

Realmente se notava que o avião é bastante novo, com seus poucos dois anos de uso. Estava tudo muito limpo e em ordem.

Antes de decolar, a equipe de bordo deu as indicações de segurança de praxe, que também estavam em um cartão em cada poltrona.

Entretenimento

O avião só tem as telas gerais que mencionei, então aqueles que querem desfrutar de entretenimento audiovisual devem fazê-lo a partir de um dispositivo eletrônico pessoal, por meio do endereço https://wifi.norwegian.com. Nesse mesmo site há uma opção para se conectar ao Wi-Fi gratuito, o que eu achei incrível por ser uma companhia de baixo custo! Vale lembrar que a Norwegian também oferece esse serviço sem custo adicional mesmo em voos intercontinentais.

Você pode acessar conteúdo gratuito ou pago com opções de séries, filmes e outros. Também pode ver o status do voo e o clima.

A conexão à internet às vezes era um pouco lenta, mas funciona muito bem considerando que se está em um avião.

Para quem prefere ler, cada assento conta com uma revista de interesse geral editada pela companhia aérea, mas apenas em inglês.

Não me incomodou que o avião não tenha telas nas poltronas porque ser um voo curto, mas teria sido ideal ter uma tomada USB para carregar o celular, especialmente considerando o Wi-Fi a bordo.

Serviço de Bordo

Em geral, as companhias low cost não oferecem serviço de bordo, mas no momento a Norwegian oferece a todos seus passageiros chá ou café e água mineral. No caso daqueles que estavam viajando para cobrir o voo inaugural, a companhia aérea nos deu um vale para comer algo a bordo. Na ida foi um alfajor e na volta dois sanduíches de miga, que realmente eram muito bons!

 

Comissários e equipe de solo

O serviço de toda a equipe foi excelente em todos os momentos, sempre cordial e amigável. Os comissários falavam em espanhol e inglês.

Durante o voo, eles perguntaram quem estava voando de avião pela primeira vez em suas vidas: 11 pessoas levantaram as mãos no voo de ida e 12 no de volta! O mesmo perguntaram no voo da Flybondi quando fui a Bariloche. A chegada das low cost na Argentina são um marco: antes muitas pessoas que só podiam sonhar em viajar de avião e agora podem pagar o que custa uma passagem, que em muitos casos é mais barata que ir de ônibus.

Chegada

Ao chegar a Salta nos esperava uma breve cerimônia para comemorar o voo inaugural. Teve música e danças tradicionais da região.

Embora eu tenha passado menos de uma hora no aeroporto de Salta, antes de retornar, tive tempo de comprar uma dúzia das típicas empanadas salteñas, que eles vendem congeladas no local.

As empanadas são uma comida tipicamente argentina, mas as melhores são encontradas no Norte do país. Tucumanos e Salteños disputam por quem tem as mais gostosas. As de Salta costumam ter pimenta e páprica moídas, além do ingrediente que as distingue, que é a batata, enquanto as de Tucumán são mais suaves, geralmente têm cominho e, às vezes, passas. Ambas são menores que as empanadas que são comidas em Buenos Aires, e além disso só se preparam carne, queijo e milho, não como nós portenhos, que costumamos colocar qualquer coisa dentro de uma empanada.

Custa apenas 180 pesos por dúzia, mas tenham em conta que elas são um pouco menores que as tradicionais, por isso devem calcular aproximadamente 6 por pessoa. Duram 6 horas congeladas, o que permite levá-las ao próximo destino ou até mesmo para casa e cozinhar (pré-aqueça o forno e as coloque de 10 a 15 minutos em temperatura alta).

Como disse, o voo da ida partiu um pouco atrasado por causa do avião, o que atrasou o retorno. Mas além disso o voo da volta atrasou ainda mais porque havia um congestionamento no Aeroparque. Então nós só fomos decolar às 19:15 ao vez do horário marcado inicialmente (17:45), e chegamos às 21h (o pouco era previsto para as 19:45).

Fora isso, chegando a Buenos Aires tivemos que aguardar 20 minutos no avião esperando que o ônibus viesse nos buscar para levar ao terminal.

Programa de Fidelidade

A Norwegian tem seu próprio programa de fidelidade chamado Norwegian Reward. Você recebe CashPoints por voos, aluguel de carros e reservas de hotel. Eles podem ser trocados por bilhetes, bagagem adicional, reserva de assento, seguro de cancelamento e alterações na reserva.

Além disso, existe a opção de criar uma conta de família para acumular os pontos de toda a família e usá-los juntos.

 

Conclusão

Para quem estiver planejando voar com a Norwegian Argentina, recomendo comprar as passagens quando houver uma oferta para pagar ainda menos. A tarifa mais conveniente é a LowFare +, há realmente muito pouca diferença de preço com a LowFare, mas permite despachar uma mala e escolher o assento.

Antes de voar, não se esqueça de se inscrever no programa Norwegian Rewards para começar a adicionar CashPoints. Lembre-se de levar algo para comer, caso sinta fome, e o celular carregado, para aproveitar o Wi-Fi a bordo.

Esta foi a primeira vez que voei com a Norwegian e a experiência foi muito boa. Eu realmente esperava menos porque era uma companhia de baixo custo! Mas  a Norwegian foi escolhida a melhor low cost na Europa por 6 anos consecutivos e pudemos ver o porquê.

Seus pontos fortes são os quase novos e confortáveis aviões, o serviço Wi-Fi gratuito a bordo e a excelente atenção de seu pessoal.

Um ponto a melhorar é a pontualidade. Além disso, os aviões poderiam ter carregadores para dispositivos móveis, já que ao oferecer Wi-Fi as baterias descarregam mais rapidamente.

Sem dúvida, eu voaria novamente com a Norwegian Argentina!

Nota final.

Norwegian Air Argentina

Buenos Aires - Salta

Voo DN 6106

8,3
Embarque 9
Assento 8
Entretenimento 8
Amenidades 7
Equipe 10
Fidelidade 8