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Como é voar com a Qatar Airways na classe econômica do Airbus A330!

Como é voar com a Qatar Airways na classe econômica do Airbus A330!

DOH Doha
MLE Maldivas
QR 672
Avião Airbus A330
Classe Econômica
Poltrona
Data 27/02/2017
Partida 02:31
Chegada 09:02
Duração
Leonardo Cassol Por
1/04/2017 às 12:05

Esse review é um dos trechos da minha viagem de férias, onde percorri 6 países, 3 continentes, viajando pela primeira vez em 5 companhias aéreas diferentes. Uma delas foi a Qatar.

Sobre a Qatar Airways

A Qatar Airways é uma companhia aérea com sede em Doha, no Qatar. Voa para mais de 140 destinos no mundo e possui mais de 130 aeronaves. Foi eleita a companhia aérea do ano em 2015, 2012 e 2011 pela Skytrax. Opera diariamente voos ligando São Paulo a Doha, e de lá conexões para todos os seus destinos.

Resumo do review

Duração da viagem: 4h35m

Destaques positivos: aeroporto e serviço de bordo

Pontos a melhorar: sistema de entretenimento e falta de wi-fi

Check-in

Check-in

Meu check-in foi feito no aeroporto Dubai World Central (DWC) ou Al Maktoum International Airport. É um aeroporto novo, que fica bem mais afastado da cidade do que o principal aeroporto (DXB). Fiz um voo curto entre Dubai e Doha e depois peguei a conexão para Malé. Eu havia reservado previamente a poltrona 22A para o voo entre Doha e Malé, que foi confirmado no check-in.

Embarque

O aeroporto de Doha ficou muito bom após a ampliação. Amplo e confortável, oferece um bom nível de serviço aos passageiros. Esse urso de pelúcia gigante fica no meio do saguão e é a marca registrada do aeroporto.

Meu embarque ocorreu no portão A3. Após a checagem do cartão de embarque e do passaporte, ficamos confinados na sala de pré embarque aguardando a chamada do voo, que iniciou de 30 minutos de atraso em relação ao horário previsto. Não foi informado o motivo do atraso, mas isso não comprometeu muito a hora da decolagem.

Ao chegar no portão a aeronave já estava posicionada no portão. Ao lado, um gigante dos ares, o Airbus A380 da Qatar! Que vontade de embarcar errado no portão ao lado rsrsrs. Ops, mas nada disso! Afinal, eu estava indo para Maldivas!!

Cabine

A aeronave da Qatar não era nova, mas estava razoavelmente bem conservada. Para uma companhia aérea cinco estrelas, a cabine já merecia uma reforma, principalmente o sistema de entretenimento.

O Airbus A330-300 tinha 275 assentos na classe econômica e 30 na classe executiva. A configuração da classe econômica era 2-4-2, que particularmente eu gosto muito, pois permite que um casal viaje com mais privacidade junto, numa janela e corredor. Os assentos tem acabamento em tons de vinho.

Quando comecei a fotografar a aeronave, uma das comissárias ficou bem curiosa e passou a observar cada passo meu… preocupado de ser impedido de fotografar, tentei ser bem discreto, mas isso prejudicou um pouco as imagens da cabine! Pra completar o voo estava lotado! A vida de avaliador de voo não é tão fácil quanto parece… rsrsrs

Apenas após o pouso consegui tirar as fotos das poltronas. Não ficou espetacular, mas dá pra ter uma noção da cabine.

Cada assento tem um apoio para os pés, o que ajuda muito na hora de dormir ou mesmo para descansar as pernas! Quem sentar nos assentos da janela pode dar o azar de ter a caixa do sistema de entretenimento bem nos pés, que incomoda um pouco pelo tamanho, dado que o sistema da aeronave que voei era bem antigo.

A distância entre as poltronas era razoável, mas achei a reclinação limitada. Nada que atrapalhasse o meu sono, que mesmo num voo curto é quase infalível. Para vocês terem uma ideia, eu consigo dormir mais de 40 minutos numa ponte aérea São Paulo – Rio de Janeiro, que dura menos de uma hora! A dica é relaxar e estar sempre com sono acumulado. No meu caso não precisa de mais nada!

Senti falta de tomadas de energia. Hoje em dia faz bastante falta para carregar o celular durante o voo.

Entretenimento

Bom, já falei que o sistema de entretenimento era um modelo bem antigo. Uma versão já ultrapassada, semelhante a usada pela TAM nos Airbus A330 que ela deixou de operar. Fiquei até na dúvida se não os aviões não eram os mesmos. Ainda assim, para um voo de pouco mais de 4 horas, deu pro gasto. Tinha filmes, séries, jogos e música, mas em quantidade menor do que os sistemas mais avançados comportam.

Serviço de Bordo

Logo ao embarcar encontrei na poltrona um travesseiro e uma manta, mesmo sendo um voo de curta duração. Muitos passageiros sentem frio na aeronave, então acho importante a companhia disponibilizar esse tipo de conforto durante o voo.

No bolsão da poltrona tinha ainda um fone de ouvido para utilizar no sistema de entretenimento, além das revistas e dos folhetos de segurança.

O serviço de bordo começou cerca de 35 minutos após a decolagem. Primeiro o comissários distribuíram lenços umedecidos e bebidas. Depois passaram servindo o jantar.

Tinham duas opções de prato principal. A primeira opção era frango com purê de batata, ervilha e cenoura. A segunda era massa com molho branco. Optei pelo frango, que veio acompanhando de uma farofa de cuscuz com azeitonas, pão, manteiga, mini chocolate queijo e de sobremesa um bolinho macio de maracujá.

Estava quente e bom! Gosto de comidinha caseira. Achei o frango com pouco sal, mas completei a meu gosto. O pão estava molinho e a sobremesa bem gostosa, dando até pra lembrar do Brasil, com a essência do maracujá! Para um voo de pouco mais de 4 horas em classe econômica, achei a comida muito boa! Aprovado!

Comissários e equipe de solo

A equipe de solo e os comissários da Qatar Airways foram simpáticos e prestativos. Cumpriram seu papel antes, durante e depois do voo, que foi relativamente rápido.

Todos com quem tive contato falavam inglês. Não tenho nenhuma reclamação ou outra observação a fazer.

Programa de Fidelidade

O programa de fidelidade da Qatar Airways é o Skypass. Não tem grande utilidade para nós brasileiros, exceto quem voa com frequência com a empresa. A grande vantagem é que a companhia é parceira da Smiles e da Multiplus/Latam Fidelidade, além de membro da Oneworld, permitindo acumular acumular milhas nos programas da GOL, Latam, bem como da American Airlines, British e Ibéria, entre outros.

Se for pontuar voos da Qatar na Smiles, verifique a tabela de acúmulo. No Multiplus/Latam Fidelidade também tem uma tabela de acúmulo.

Para utilizar milhas Smiles na emissão de passagens na Qatar, utilize o site da Smiles. O trecho Dubai-Doha-Maldivas custou apenas 17.500 milhas + R$ 99 de taxa de embarque. Já no Multiplus/Latam Fidelidade, a emissão pode ser feita apenas pelo call center 4002-5700.

Conclusão

Pousamos nas Ilhas Maldivas 12 minutos após o horário previsto. Estava um dia lindo, com muito sol, o que só aumentou a grande expectativa que eu já tinha de conhecer o local.

No Aeroporto de Malé, nas Maldivas, não há pontes de embarque e desembarque. Os passageiros descem do avião e vão andando para o terminal, como ocorre em alguns aeroportos brasileiros, como o de Vitória.

Nas Maldivas, o idioma oficial é o Dhivehi, mas quase todo mundo fala inglês, então não fique preocupado com isso.

O controle de passaportes tomou pouco mais de 10 minutos. Tranquilo, sem perguntas. O visto é concedido no próprio aeroporto, gratuitamente, e tem validade de 30 dias. Em seguida há um balcão para checagem da vacina de febre amarela. Mas o oficial da imigração me mandou sair direto, sem passar pelo controle. Ainda assim, não vale a pena arruinar sua viagem arriscando… vá coma vacina em dia!

Outro alerta é que não é permitido entrar com bebidas alcoólicas no país. Elas poderão ser confiscadas no aeroporto. Artigos religiosos ou ofensivos ao islamismo também poderão ser confiscados. Mas, para ser sincero, minha bagagem não foi checada.

Em seguida, aguardei a bagagem por uns 15 minutos na esteira. Para variar, a mala veio quase no final… rsrsrs

Havia uma equipe do hotel aguardando para providenciar o transporte de lancha para uma das ilhas. Nas Maldivas o transfer é de lancha ou de hidroavião! Demais!A saída do aeroporto para o hotel já tem um impacto visual enorme. Olha a cor dessa água!!! Posso afirmar que as Ilhas Maldivas merecem mesmo essa fama toda! Lindo demais! Vejam algumas fotos do hotel onde eu me hospedei.

A experiência foi incrível! Valeu muito a pena. Em breve devo fazer um post com algumas dicas para quem planeja uma viagem para lá.

Em tempo, o voo da Qatar Airways de Sâo Paulo para Doha é operado por um Boeing 777-300. Você pode conferir uma avaliação dessa aeronave aqui.

E você, ficou com alguma dúvida? Já voou ou vai voar com a Qatar Airways? Comente e participe!

Veja também as avaliações dos voos da Korean AirEtihad, SriLankan e Alitalia, realizadas durante essa viagem!

Leonardo Cassol – é editor do Melhores Destinos e especialista em programas de fidelidade. Acumulou em 2016 um total de 1.168.037 milhas com muitas viagens, cartões de crédito, clubes e promoções. Possui status nos quatro programas de fidelidade nacionais: Black Latam Fidelidade (One World Emerald), Smiles Diamante, Amigo Diamante (Star Alliance Gold) e TudoAzul Diamante. Além disso, possui status Medallion Platinum na Delta Airlines (Sky Team Elite Plus).

Nota final.

Qatar Airways

Doha - Maldivas

Voo QR 672

8,4
Embarque 8,5
Assento 8,5
Entretenimento 7,5
Amenidades 9,0
Equipe 9,0
Fidelidade 8,0