logo Melhores Destinos

Como é voar na classe econômica da Norwegian de Londres para o Rio de Janeiro

Como é voar na classe econômica da Norwegian de Londres para o Rio de Janeiro

LGW Londres (Gatwick)
GIG Rio (Galeão)
7501
Avião Boeing 787-900 Dreamliner
Classe Econômica
Poltrona 37G
Data 26/04/2019
Partida 12h50
Chegada 19h15
Duração 11h25
Por Felipe Ferreira
Leitor do Melhores Destinos
16/08/2019 às 17:17

A Norwegian, companhia aérea de baixo custo da Noruega, iniciou seus voos ao Brasil em 2018 com a rota entre Rio de Janeiro e Londres. Nosso leitor Felipe Ferreira voo com a companhia de Londres ao Rio e contou todos os detalhes nesta avaliação especial. Confira!

Como é voar com a Norwegian Airlines

Muito se falou sobre o início das operações da Norwegian Airlines em solo brasileiro. Tive a oportunidade de fazer o trajeto entre Londres – Rio e decidi escrever este review pra vocês.

Desde o anuncio de suas operações no Brasil, a recepção foi mista entre aqueles que se entusiasmaram com a primeira low cost operando em solo brasileiro, e aqueles que não acharam o voo tão barato assim. Eu já havia voado pela Norwegian na rota Londres – Los Angeles, e estava fascinado pela qualidade do serviço. Na ocasião, paguei £350 ida e volta, reservando a passagem com apenas uma semana de antecedência do voo.

Devido a uma emergência familiar, precisei ir ao Brasil de última hora. A Latam oferecia o voo Londres Heathrow – São Paulo (Guarulhos) – Belo Horizonte por absurdos £9.000 (Sim, nove mil libras!). A TAP oferecia a rota entre Londres Heathrow – Lisboa – Belo Horizonte por cerca de £3.500. Desesperado, me lembrei da Norwegian e resolvi verificar a disponibilidade. Para a minha surpresa, a Norwegian não aumenta o valor da passagem à medida em que o voo se aproxima, e encontrei passagens para o mesmo dia por apenas £480 ida e volta – Saindo de Londres Gatwick para o Rio de Janeiro – Galeão. Grata surpresa!

O voo parte do aeroporto Gatwick, no sul de Londres. Para aqueles (como eu) que moram na região central ou Sul, o Gatwick é o aeroporto mais próximo. A grande vantagem são as conexões de trem e pagamento da passagem com o Oyster Card, ou cartão de débito com tecnologia de pagamento por aproximação (Contactless). O trem custa menos de 10£, e o trajeto até o aeroporto leva aproximadamente 25 minutos, saindo de Victoria Station. De outras estações centrais, como Waterloo ou London Bridge, o trajeto leva de 30 a 40 minutos. Eu considero Gatwick o aeroporto mais fácil de chegar, e com melhor qualidade em relação aos demais.

Compra de passagem

O processo de compra da passagem é fácil e intuitivo. As opções de compra de refeições ou bagagem de bordo são claras. Eu utilizei a versão do site em inglês, mas enquanto escrevia este review, dei uma conferida na versão em português e percebi que em algumas partes do site há certas falhas na tradução ou partes misturadas entre inglês e português. Honestamente não acho que seja algo que atrapalhe a reserva da passagem. Em relação ao pagamento, eu utilizei débito em Libra, mas pelo o que pesquisei, a Norwegian ainda não aceita pagamentos em real.

Check-in e embarque

Assim como o site, o aplicativo da Norwegian é simples e intuitivo. Realizei o check-in online sem problemas e embarquei utilizando o bilhete eletrônico pelo celular.

A Norwegian conta com vários totens de autoatendimento espalhados pelo aeroporto Gatwick. O sistema é simples e prático, e o check-in pode ser feito sem complicações. A fila para o despacho de bagagem estava relativamente pequena e organizada. Como não comprei o adicional de bagagem, fui direto ao embarque.

O embarque foi tranquilo, no tempo certo e relativamente organizado. Durante a fila, pude perceber diversos passageiros com problemas em relação ao limite de bagagem. A equipe de bordo não abre exceções para quem não comprou bagagem adicional – Não adianta insistir! Ouvi diversas pessoas conversando sobre como “poderiam tentar burlar a regra e arrumar um jeito de levar mais malas”, e logo em seguida essas pessoas tiveram problemas e tiveram que pagar pelo excesso de bagagem.

Vale frisar mais uma vez: Na tarifa básica, só é permitido uma bagagem de mão de 10kg (mochila ou mala pequena). Não há exceção. Se deseja carregar mais de uma bagagem, é necessário pagar pelo adicional. Recomendo pagar antecipadamente durante a compra da passagem e evitar complicações durante o embarque.

Cabine da Norwegian na classe econômica

O voo decolou na hora certa, sem atrasos, rumo ao aeroporto Rio Galeão. O fundo da aeronave estava um pouco vazio (umas sete fileiras livres), e a equipe de bordo permite a mudança de assentos sem maiores problemas. Para aqueles que compraram a comida de bordo, ela começa a ser servida cerca de uma hora após a decolagem.

A Norwegiam voa para o Brasil utilizando o Boeing 787-900 Dreamliner. A configuração é 3 x 3 x 3 na econômica, 2 x 3 x 2 na premium, e o espaço entre as poltronas é razoavelmente confortável. Eu tenho 1,75m e o espaço é mais que suficiente para mim. Particularmente considero o conforto da aeronave muito melhor que o voo da Latam entre São Paulo e Londres.

Entretenimento de bordo

O entretenimento de bordo é moderno, clean e fácil de usar. O idioma é em inglês. Através da tela, é possível chamar os comissários de bordo, acender a luz de leitura, comprar lanches ou itens Duty Free. Eu comprei algumas coisas e achei o processo bem interessante. O pagamento é feito por cartão utilizando a própria tela. Um comissário de bordo entregou minha compra em menos de dois minutos.

O catálogo de filmes é bom, possuindo títulos recentes como Nasce Uma Estrela e Bohemian Rhapsody. As legendas são apenas em inglês, no entanto diversos filmes possuem dublagem em português do Brasil. A sessão de TV Shows é relativamente simples, com alguns poucos episódios de algumas séries: Young Sheldon, Two Brooke Girls, Modern Family e Friends.

Como qualquer outra low cost, a companhia não fornece fones de ouvido ou cobertores de viagem. Estes podem ser adquiridos por $3 e $5, respectivamente.
As opções para crianças incluem diversos filmes e jogos, além de um mapa interativo em 3D com informações sobre os continentes.

Uma grata surpresa é a opção de WIFI a bordo gratuito! A versão gratuita tem velocidade limitada, mas é suficiente para utilizar aplicativos de mensagens de texto. É possível adquirir o acesso premium com alta velocidade, por $14.95 para 3 horas de uso. Ponto positivo para Norwegian!

Serviço de bordo da Norwegian

O cardápio do Snack Bar contém bebidas, lanches, amenidades e uma sessão para doação de dinheiro para caridade. Uma água ou refrigerante custa $3, algumas bebidas destiladas pequenas custam a partir de $6. O menu é bem variado. As opções de comidas são variadas, e os sanduíches custam em média $7. Há opções saudáveis como frutas ou salada, além de doces como chocolates ou brownie.

Comissários e equipe

Apesar de ter pouco contato com a equipe de bordo e comissários, eles foram extremamente educados e prestativos. Havia um funcionário próximo aos guichês de check-in ajudando quem precisasse. Alguns comissários não falam português, mas ainda sim fazem o possível para ajudar.

Durante o voo, a equipe de bordo foi prestativa e simpática. Me permitiram mudar de assento assim que as portas se fecharam. Além disso, perguntei se tinham medicamento para dor de cabeça, e fui prontamente atendido com paracetamol e água! Em momento algum eu presenciei algum comissário ou equipe de bordo sendo rude ou agressivo com os passageiros. Mesmo durante o embarque, enquanto as pessoas brigavam por terem ultrapassado o limite de bagagens, os funcionários explicavam pacientemente sobre os limites e os preços da mala adicional.

Conclusão: como é voar com a Norwegian

O voo chegou no Rio de Janeiro no horário e o desembarque foi rápido e organizado. Apesar de ser low cost, a qualidade da Norwegian é infinitamente melhor que a concorrência que voa direto para o Brasil, como British e Latam. A Norwegian utiliza avião novo, os comissários são extremamente simpáticos e prestativos. O preço da passagem é sim de low cost – basta fazer uma pesquisa rápida e perceber que a concorrência vende passagens direto para o Brasil por em média £800, enquanto a Norwegian oferece ida e volta a partir de £300.

Não tenho pontos negativos a reclamar sobre esse voo – o que é raro! Particularmente prefiro fazer longas viagens à noite, e esse é o único ponto negativo. Dependendo de onde é o seu destino final, não há muitas opções de conexões no aeroporto Rio Galeão. Meu destino final foi Belo Horizonte, e por sorte havia um voo da Gol à noite (com preço absurdo – quase o mesmo da minha passagem de Londres para o Rio).

Para aqueles fazendo o trajeto Rio – Londres, caso a terra da rainha não seja seu destino final, sugiro conferirem se há voos de conexões saindo de Galeão. A maioria das cias low cost operam por Luton e Stansted, do outro lado da cidade. A transferência de aeroporto leva pelo menos 2 horas e custa bastante caro. Caso o destino final seja Londres – Sorte sua! Em meia hora estará no centro da cidade. Espero que a Norwegian cresça no Brasil, e comece a oferecer conexões em parcerias com companhias locais!


Agradecemos ao Felipe pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final.

Norwegian Air

Londres (Gatwick) - Rio (Galeão)

Voo 7501

8,8
Embarque 10
Assento 9
Entretenimento 9
Amenidades 6
Equipe 10
Fidelidade -