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Como é voar com a Korean Air na classe econômica do Airbus A330!

Como é voar com a Korean Air na classe econômica do Airbus A330!

ICN Seul
SIN Cingapura
KE 647
Avião Airbus A330
Classe Econômica
Poltrona
Data 19/02/2017
Partida 23:10
Chegada 04:50
Duração
Leonardo Cassol Por
23/03/2017 às 16:40

Esse review é um dos trechos da minha viagem de férias, onde percorri 6 países, 3 continentes, viajando pela primeira vez em 5 companhias aéreas diferentes (sim, os voos eram parte importante dessa aventura).

Eu havia chegado da Itália por volta de 8 horas da manhã. A Coreia do Sul era apenas um destino de passagem. Eu estava em trânsito para Cingapura e tinha 12 horas entre um voo e outro, num dos melhores aeroportos do mundo, Incheon.

Como um dos objetivos da longa conexão era conhecer Seul, eu estava preocupado onde iria deixar as malas e de ser um passeio muito corrido. A primeira coisa que fiz foi procurar o balcão de informações do aeroporto. Lá descobri duas coisas que me deixaram muito empolgado. Eles oferecem city tour gratuito e ainda disponibilizam um salão de banho aos passageiros em trânsito, também sem nenhum custo! Parecia um sonho, mas era pura realidade…

O city tour valeu muito a pena. Foi feito num ônibus exclusivo com uma guia que falava inglês. Existem algumas opções de roteiro, que estão disponíveis conforme o tempo e o horário da sua conexão. Basta apresentar um passaporte e o cartão de embarque, ou comprovante da viagem, que o agendamento é feito na hora. Dá ainda para deixar a bagagem no balcão da empresa que presta o serviço.

Optei pelo roteiro que levava até a Torre (Seul Tower) e no centro comercial de Myeong-dong, com duração de 5 horas. Do aeroporto até a cidade se leva cerca de uma hora, então não existem passeios muito rápidos. Mas tem roteiros para o palácio e outras atrações da cidade. Mas provavelmente você só terá tempo de fazer um deles.

Sobre a Korean Air

A Korean Air foi minha escolha por três razões: boa reputação, melhor horário na rota em questão e pela parceria com o Smiles. Isso me permitiu economizar bastante, emitindo a passagem com apenas 15.000 milhas + R$ 81 de taxa de embarque, e poupando uma noite de hotel, já que o voo era na madrugada.

Ela é a maior empresa de transporte de passageiros da Coreia do Sul e uma das principais companhias aéreas da Ásia. Possui 148 aeronaves e voa para quase 130 destinos em 45 países. Já operou voos no Brasil, ligando São Paulo à Coreia do Sul, fazendo escala em Los Angeles, mas a rota foi descontinuada em 2016. É membro da Skyteam.

Resumo do review

Duração da viagem: 6h40m

Destaques positivos: aeroporto, configuração da cabine, refeição e comissários

Pontos a melhorar: falta de Wi-Fi

Check-in

Check-in

O check-in foi feito com muita antecedência no excepcional aeroporto de Incheon. A atendente ficou surpresa e me perguntou se meu voo era aquele mesmo. Acenei com a cabeça e o fato é que consegui despachar a bagagem quase 10 horas antes do voo, ficando livre para fazer o city tour.

Utilizei a fila dos balcões Sky Priority, aproveitando o status Medalion Platinum no Skymiles, programa de fidelidade da Delta. Só tinha uma pessoa na fila. A fila comum não estava muito grande. O assento já estava escolhido (39H, janela) e o bilhete Smiles permitia despachar uma peça de bagagem de até 32 quilos.

Destaque positivo para o aeroporto de Incheon, um exemplo para o mundo inteiro. Moderno, confortável, com internet grátis de alta velocidade e completamente voltado para o passageiro, com muitos serviços gratuitos. Nele você nem vai sentir falta de sala VIP.

Sala VIP

Existem duas salas VIP da Korean Air no Aeroporto de Incheon. Uma delas é destinada apenas a passageiros voando em primeira classe. Eu utilizei o KAL Lounge Prestige Class, para passageiros da classe executiva, aproveitando o status Medalion Platinum no programa de fidelidade da Delta, já que estava voando em classe econômica. Infelizmente, não há privilégios para clientes Smiles ao voar com a Korean Air.

A sala VIP é enorme e muito movimentada. Tem pouco espaço entre as cadeiras, então acaba não sendo muito confortável. Vale pelas opções de comidas quentes e frias e uma boa variedade de bebidas. Infelizmente não pude tirar muitas fotos, pois a sala estava lotada e os funcionários pediram que eu não fizesse imagens das refeições.

Embarque

O embarque iniciou de maneira bem organizada, 40 minutos antes do voo no portão 7. Dava pra ver a aeronave ser carregada na sala espelhada, enquanto eu aguardava a chamada inicial. Embarquei com os passageiros da classe executiva, mais uma vez aproveitando o status SkyPriority. Estava ansioso para tirar as fotos para o review.

Cabine

A aeronave da Korean Air era relativamente nova. O Airbus A330 possui 248 assentos na classe econômica, 18 na executiva e 6 na primeira classe.

A configuração da classe econômica era 2-4-2, que particularmente eu gosto muito, pois permite que um casal viaje com mais privacidade junto, numa janela e corredor.

A primeira seção da cabine econômica tinha assentos com acabamento na cor azul e a segunda numa cor que não consigo definir qual é (por favor, me ajudem olhando a foto rsrsrs).

Um ponto que merece destaque positivo é o espaço entre as poltronas, um pouco maior do que estamos acostumados na maioria das aeronaves que voam para o Brasil. Já a reclinação da poltrona eu achei dentro do padrão, relativamente confortável.

Os espaços antes da saída de emergência são bem generosos, mas difíceis de conseguir sem pagar. No meu caso, não rolou.

Entretenimento

Cada poltrona dispõe de um monitor individual de 12 polegadas, bem novinho, sensível ao toque. Há uma boa variedade de conteúdo sob demanda, com filmes (lançamentos e velhos conhecidos), séries, jogos e música, quase tudo com áudio e/ou legenda em inglês.

Tem também um controle onde é possível comandar o entretenimento, acionar a luz e chamar os comissários.

A aeronave não tinha internet wi-fi. Nem senti falta, pois meu objetivo após o jantar era um só… dormir!

Serviço de Bordo

O voo estava quase lotado. Muitos sul coreanos mas também um número significativo de turistas.

Ao entrar na aeronave cada passageiro encontrou um travesseiro e uma manta na poltrona. Além disso, os comissários distribuíram fones, pantufas e tapa olhos antes da decolagem.

O serviço de bordo começou cerca de 30 minutos após a decolagem. As comissárias passaram distribuindo uma toalha higiênica e, sem seguida, amendoim com a bebida de sua escolha.

O jantar foi servido quase uma hora após a decolagem. Foram duas opções: frango com arroz e brócolis ou carne com cenoura e purê de batata. Cada prato foi servido com uma salada com camarão, pão, manteiga e água. Apesar do prato e do copo de plástico, os talheres eram de metal e personalizados, com o nome e a logo da Korean Air.

Eu comi o frango e estava gostoso. Chegou quente e com uma aparência razoável. Levemente apimentado.

A salada estava bem fresquinha. Com o tempero, comi com muito gosto. De sobremesa, sorvete de cheesecake! Hummm. Bom demais! Tive que esperar um pouco para conseguir comer, pois chegou bem congelado.

Serviço aprovado. Para um voo de pouco mais de 6 horas de duração, a Korean Air não faz feio.

Terminei de jantar, escovei os dentes e dormi bastante, até ser acordado para o procedimento de pouso. Santa janelinha!

Comissários e equipe de solo

Só tenho elogios para a equipe de solo e para os comissários da Korean Air. Simpáticos e prestativos, cumpriram seu papel antes, durante e depois do voo. Fico impressionado como as companhias aéreas asiáticas conseguem entregar um serviço de alto padrão aos passageiros, com equipes geralmente bem treinadas e que demonstram trabalhar com grande satisfação.

 

Programa de Fidelidade

O programa de fidelidade da Korean Air é o Skypass. Não tem grande utilidade para nós brasileiros, e para os que não viajam com frequência com a empresa. A grande vantagem é que a empresa é parceira da Smiles, além de membro da Skyteam, o que nos permite acumular milhas nos programas da GOL, bem como da Delta, Air France, KLM, Alitalia, Aeroméxico, Aerolíneas Argentionas, entre outros.

Se for pontuar voos da Korean Air na Smiles, verifique a tabela de acúmulo. Para utilizar milhas Smiles na emissão de passagens na Korean Air, utilize o site da Smiles. O trecho entre Seul e Cingapura custou apenas 15.000 milhas + R$ 81 de taxa de embarque.

Conclusão

Pousamos em Cingapura 10 minutos antes do horário previsto. Ainda estava escuro e tinha acabado de chover. As bagagens não demoraram e chegaram intactas.

O aeroporto de Cingapura é o melhor do mundo, e um show a parte!

Valeu a pena voar pela Korean Air. A empresa é uma excelente opção para quem estiver viajando pela Ásia. E o resgate com milhas Smiles foi bem vantajoso! Quem voar de ou para Bangkok tem ainda a chance de pegar o Airbus A380, maior avião de passageiros do mundo!

E você, ficou com alguma dúvida? Já voou ou vai voar com a Korean Air? Comente e participe!

Veja também as avaliações dos voos da Etihad, Qatar, SriLankan e Alitalia, realizadas durante essa viagem!

Leonardo Cassol – é editor do Melhores Destinos e especialista em programas de fidelidade. Acumulou em 2016 um total de 1.168.037 milhas com muitas viagens, cartões de crédito, clubes e promoções. Possui status nos quatro programas de fidelidade nacionais: Black Latam Fidelidade (One World Emerald), Smiles Diamante, Amigo Diamante (Star Alliance Gold) e TudoAzul Diamante. Além disso, possui status Medallion Platinum na Delta Airlines (Sky Team Elite Plus).

Nota final.

Korean Air

Seul - Cingapura

Voo KE 647

8,6
Embarque 9,5
Assento 8,5
Entretenimento 8,5
Amenidades 8,5
Equipe 9,0
Fidelidade 8,0