Como é voar com a HK Express, low cost de Hong Kong
Como é voar com a HK Express, low cost de Hong Kong
A HK Express, ou Hong Kong Express, é a terceira maior companhia aérea de Hong Kong cujo hub principal encontra-se no Aeroporto Internacional desta cidade. Ela opera serviços regulares de transporte de passageiros para 19 destinos em 7 países na Ásia, incluindo os voos compartilhados (codeshare) com a Hong Kong Airlines. Nosso leitor Aryson França voou com a única companhia aérea low cost de Hong Kong e conta como foi a experiência nessa avaliação exclusiva!
Como é voar com a HK Express
Por Aryson França
Aproveitando minhas férias em família pela Ásia, inclui Hong Kong pela sua diversidade cultural, empresarial, além de querer conhecer a maior ponte do mundo sobre o mar “Hong Kong & Macau”. Como eu iria visitar outras cidades nas redondezas (Singapura, Kuala Lampur e Bangkok), optei por comprar esses trechos internos por um site de Portugal (no Brasil também tem) com o cartão de um amigo. Muito fácil.
Check-in
Fiz o check-in ainda no hotel no dia anterior diretamente no site sem nenhum problema. Minha reserva dava direito a uma mala no porão de até 25 kg, além de 8 kg na cabine. Em frente ao nosso hotel pegamos um ônibus da Korean Air conhecido como “limusine bus” e fomos direto ao aeroporto. Nos dirigimos ao guichê e havia muitos atendentes, até porque é o seu hub, então despachamos as malas e fomos conhecer o aeroporto de Incheon – que por sinal é muito bonito, perdendo somente para Changi em Singapura.
No horário previsto, os funcionários começaram a nos chamar com uma placa levantada para embarcarmos por fileiras de trás para a frente da aeronave, tudo muito rápido e organizado.
Cabine
A aeronave desta rota foi um A321-231 série 7831, segundo o site FlightRadar24, com idade de um ano. A limpeza estava impecável e os comissários de bordo muito gentis. A propósito, eles eram jovens, na faixa de 25 anos. Percebi isso nos voos seguintes da JetStar, Scoot e AirAsia. Me pareceu que é comum as low costs asiáticas contratarem jovens para fazer o serviço de bordo. Ainda bem que o piloto era mais experiente, rsrsrs.
Entretenimento
Não havia nenhum entretenimento a bordo, a não ser a revista da companhia aérea em chinês/inglês.
Serviço de Bordo
Nem sequer um copo de água foi servido de cortesia, porque tudo era pago. Tínhamos no cardápio algumas opções de bebidas e comidas.
Comissários e equipe de solo
A equipe é atenciosa. São jovens com idade média de 25 anos, bastante solícitos.
Programa de Fidelidade
A HK Express tem o seu próprio programa de fidelidade, chamado reward-U. Ele permite ganhar pontos com voos com a companhia e em parceiros diversos de hotéis, aluguel de carro, agências de viagem e até lojas como Nike ou Samsonite. Para quem vai voar esporadicamente com a companhia, porém, não há muita vantagem em se associar.
Conclusão
Mesmo sem entretenimento e refeição grátis, gostei de viajar por essa companhia e voltaria a fazê-lo. Cumpriram o horário e o voo foi tranquilo: cerca de 3h30 sem turbulências. Aeronave nova e limpa. Equipe atenciosa, com jovens simpáticos e prestativos. O aeroporto de Incheon é muito lindo, só perde mesmo, na minha opinião, para o de Changi em Singapura.
Gostei do robô que auxilia o viajante no aeroporto. Quando leu meu cartão de embarque, me orientou de onde eu estava até chegar ao embarque. Eu cliquei que precisava de ajuda e ele me mandou segui-lo. Vocês precisavam ver ele na frente e eu o acompanhando. Muito boa a companhia aérea!
—————–
Agradecemos ao Aryson pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br
Nota final.
HK Express
Seoul - Hong KongVoo 619