Como é voar com a Copa Airlines entre Salvador e a Cidade do Panamá

Por Camila Andrade
Leitora do Melhores Destinos
27/05/2020 às 17:21

A Copa Airlines é uma companhia aérea panamenha com hub principal na Cidade do Panamá. É uma das principais empresas da América Latina, operando mais de 300 voos diários para 80 destinos em mais de 30 países na América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe. Nossa leitora Camila Andrade voou com a companhia de Salvador ao Panamá e fez um relato completo. Confira a seguir!

Pontos positivos: escolha do voo no site, atendimento, pontualidade, bagagens de até 23 kg despachadas sem custo;
Pontos negativos: serviço de bordo, limpeza e modelo da aeronave

Compra das passagens

A compra da minha passagem foi feita no site da companhia. A Copa Airlines permite uma mala de mão e o despacho de uma bagagem de até 23 kg por pessoa, independente do tipo de tarifa do bilhete adquirido. Tudo de maneira rápida e simples, pagando com o cartão de crédito. Após a aprovação da compra, o ticket eletrônico com o código da reserva foram enviados para o meu e-mail.

Chegamos ao Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 22 horas para o embarque, de forma a evitar imprevistos. Preferi fazer o check-in diretamente nos guichês da Copa Airlines, porque tinha malas pra despachar e também prefiro fazer de forma presencial quando o voo é internacional. Foi tudo muito tranquilo, com o movimento normal de passageiros que esperavam para fazer check-in e/ou despachar bagagem.

Embarque em Salvador

Após passar pelos raios-x, nos deparamos com a nova ala do Aeroporto Internacional de Salvador, que ficou muito legal.

Depois disso, tivemos de aguardar um pouco para embarcar pois ainda estavam realizando o procedimento simultâneo de dois voos ali: Madrid (Air Europa) e Lisboa (TAP). Vale frisar que o novo embarque internacional do aeroporto de Salvador ainda estava em reforma na época e, portanto, havia poucas opções de lanchonetes e cafés.

Programa de fidelidade da Copa Airlines

A Copa Airlines faz parte da Star Alliance. No Brasil, a companhia panamenha tem parceria (codeshare) com o Tudo Azul, então creditei as milhas destes voos no programa brasileiro.

Cabine da Copa Airlines

O voo de Salvador para a Cidade do Panamá foi realizado em um Boeing 737-700 com capacidade para 124 passageiros, sendo 12 na Classe Executiva e 112 na Cabine Principal/Classe Econômica). Meu assento era o 20C, no meio, meu marido sentou no corredor. Como não veio ninguém na janela, voamos com um pouco mais de conforto.

O interior do avião era bem conservado, apesar da limpeza não estar tão impecável, encontramos o banheiro já sujo (o vaso sanitário, pra ser mais específica) ainda no embarque, muito provavelmente porque este voo realiza uma bate-e-volta PTY-SSA-PTY. Os bancos eram reclináveis e a mesinha na poltrona à minha frente estava quebrada!

A aeronave dispõe de dois banheiros na classe econômica, ambos bem apertados, até pra mim que sou baixinha (1,60 m) e magra. O espaço entre as poltronas é padrão. O pushback da aeronave foi feito pontualmente. Após isso, começamos a taxiar e dentro de mais 10 minutos estávamos na pista para uma decolagem tranquila às 01h50 da manhã, rumo ao Caribe!

Entretenimento de bordo

Não há telas nas costas da poltrona à frente e sim acima delas, o que é bem ruim, já que a viagem de Salvador à Cidade do Panamá dura 7 horas.

A companhia disponibiliza alguns canais de músicas e alguns poucos filmes para assistir nas telas, mas não dispõe de conexão a bordo, nem mesmo paga. No bolsão da cadeira à frente havia apenas o cartão com instruções de segurança e a Revista Panorama (da Copa Airlines), com bom conteúdo em espanhol e inglês. A Copa Airlines disponibilizou neste voo fones de ouvido e um cobertor para cada passageiro.

Serviço de bordo

O serviço de bordo começou muito mal. Uma hora e meia após a decolagem, como de praxe, foi iniciado o serviço. Para a minha surpresa, serviram batata frita com várias opções de bebidas (incluindo vinhos). Escolhi água e vinho para beber. Pedi ao comissário pra repedir a batata frita, o que me foi prontamente negado…

Cerca de uma hora e meia antes do pouso serviram o café da manhã. Eu que estava com fome tive uma boa surpresa: nos serviram um ótimo omelete com frutas, barra de cereal e pão, além de bebidas como sucos, água, refrigerantes e café.

Comissários e atendimento da Copa Airlines

Tirando o comissário insensível que me negou a batata frita repetida, a equipe de modo geral foi atenciosa com os passageiros e preocupada com a nossa segurança durante todo o voo – inclusive me ajudaram a colocar a mesinha quebrada de volta para o lugar após o meu “jantar”. Havia avisos também em português. A equipe de solo também foi muito atenciosa sempre a postos para ajudar.

Pouso e desembarque

Logo após avistarmos o Oceano Pacífico (sim, a cidade fica virada para o Pacífico!), o comandante solicitou à tripulação que iniciasse os procedimentos de segurança para o pouso. A descida é bem interessante pois a gente pode apreciar o famoso skyline da Cidade do Panamá.

Exatamente às 6h50 (horário local) tocamos a pista do Aeroporto Internacional Tocumen, na Cidade do Panamá. O desembarque foi realizado pela ponte e depois disso foi só me dirigir à imigração, visto que compramos bilhete com conexão longa (quase 12h) de forma a passarmos o dia na Cidade do Panamá para conhecermos o Canal do Panamá, o Amador Causeway e o Casco Viejo (Centro Histórico da Cidade).

Pronto, passaporte carimbado, fomos encontrar o guia da empresa contratada para passar o dia conosco e nos conduzir na Cidade do Panamá. À noite voltamos para o aeroporto e, graças aos benefícios de meu cartão de credito, desfrutamos um pouco da sala VIP Copa Club para, em seguida, embarcamos para Cancún.

Sim, vale a pena voar com a Copa. É uma forma de chegar ao Caribe e Estados Unidos sem ter que descer para os aeroportos do sudeste para depois ter que “subir de novo”, o que não faz sentido do ponto de vista geográfico e nos cansa mais, devido ao acréscimo de horas, bem como de pousos e decolagens. É o caso de se pensar na Copa Airlines também como opção para a Colômbia e Peru, pelos mesmos motivos.

Eu estava bem receosa em fazer um voo de longa distância no Boeing 737, mas confesso que a Copa Airlines surpreendeu, além disso fazendo jus à fama de pontualidade da companhia. Minha próxima viagem para aqueles lados será pra Cuba e certamente vou considerar a Copa Airlines na primeira busca de passagens.

Salvador vibra e nós agradecemos por essa ponte direta com o Caribe, que é logo aqui em cima, e com o ‘Hub das Américas’!

Agradecemos a Camila pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br