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Como é voar na Classe Executiva da Avianca Internacional

Como é voar na Classe Executiva da Avianca Internacional

GRU Guarulhos
LAX Los Angeles
AV 928 / AV620
Avião A321 / A330
Classe Executiva
Poltrona
Data 24/12/2016
Partida 06:55
Chegada 23:00
Duração
Por
22/06/2017 às 12:18

A colombiana Avianca é bem conhecida pelos brasileiros e dispensa apresentações. Poucos sabem, mas ela foi a primeira companhia aérea comercial fundada nas Américas e a segunda no mundo, em 1919. Atualmente é a segunda maior companhia aérea da América Latina e a principal rival do grupo Latam, com mais de 170 aeronaves e voando para mais de 100 destinos.

Nosso leitor Luiz Felipe Porto aproveitou uma promoção postada aqui no MD e fez essa incrível viagem a Los Angeles, com todo o conforto oferecido pela Classe Executiva da companhia. Acompanhe:

Olá, leitores do Melhores Destinos! Vou contar a vocês a minha ótima experiência voando na executiva da Avianca. Para variar, aproveitei mais uma promoção fantástica divulgada pelo MD, em março de 2016, e comprei duas passagens na classe “ejecutiva”, com destino a Los Angeles por apenas R$ 1851,00 – pasmem – para voar na época de festas de final de ano.

Nosso voo de ida tinham duas conexões, a primeira em Lima e a segunda em San Salvador. O primeiro trecho, voo TA916 (operado pela Taca), com destino a Lima, foi feito no A321, o segundo trecho, voo AV928, com destino a San Salvador, foi feito no A330 e o último trecho, voo AV620, com destino a LAX, foi feito também em um A321.

Para facilitar a leitura, relatarei separadamente, assim como o voo de retorno.

Check-in

Check-in (Ida)

Como o voo tinha horário de partida as 06h55, nos dirigimos ao aeroporto internacional de Guarulhos – terminal 2, onde a Avianca opera –  às 3h da manhã, o que foi bom, pois evitamos trânsito, já que era 24/12.

Nunca fiz um check-in tão fácil, rápido e com um atendente tão prestativo e simpático. Ponto positivo para o “status viajar de executiva”. A franquia de bagagens é normal para viagens aos EUA, podendo levar até duas peças de 32kg cada.

Sala VIP (Ida)

Primeiro trecho – GRU-LIM (TA916):

Utilizamos a sala VIP da Gol no terminal 2, pois o atendente do check-in nos informou que a Avianca não possuía convenio com a sala da Star Alliance no terminal 3. Achei estranho, mas seguimos adiante. O GOL Premium Lounge é bem bacana e novo (inaugurado em agosto/2016). No horário em que entramos no lounge, por volta das 3h45, ainda havia opções de jantar no buffet, além de snacks e o bar ainda estava funcionando. O bar serve vinhos, espumantes, whiskys e alguns drinks. Também havia opções de bebidas frias, quentes e cervejas. Por volta das 4h, o buffet foi alterado, com opções de café da manhã.

Esperávamos utilizar o Lounge da Star Alliance no terminal 3, mas confesso que fomos surpreendidos pela sala da Gol. Valeu a experiência.

Segundo trecho – LIM-SAL (AV928):

Nem tivemos tempo de ver onde ficava a sala vip, pois o atraso no Brasil quase nos custou a conexão para San Salvador.

Terceiro trecho – SAL-LAX (AV620):

A sala era própria da Avianca e ficava a poucos metros do portão pelo qual desembarcamos e, também a poucos metros do portão que embarcamos para LAX. Havia várias opções de bebidas quentes e frias, cerveja, vinhos, espumantes, whiskys e alguns drinks. Achamos que havia pouca variedade de comida e não gostamos muito do que comemos.

Resumindo, todas as salas VIP que utilizamos na ida eram limpas, confortáveis, com boas opções de comidas e principalmente de bebidas, banheiros muito limpos, com salas de banho (que não utilizamos), área para cochilos e descanso, televisões, espaço kids, inúmeras tomadas e, claro, um sinal wi-fi muito bom.

Embarque (Ida)

Primeiro trecho – GRU-LIM (TA916):

O embarque começou atrasado, mas foi feito de forma ordenada e atendendo aos requisitos de necessidades especiais e, em seguida, viajantes da classe executiva.

Segundo trecho – LIM-SAL (AV928):

Embarque iniciou no horário determinado e também foi feito de forma ordenada e seguindo os requisitos de necessidades e, em seguida, viajantes da classe executiva.

Terceiro trecho – SAL-LAX (AV620):

Se houve um ponto negativo na viagem, foi o embarque em San Salvador. Bem negativo, eu diria! Nosso embarque começou com 2 horas e 30 minutos atrasados e a única informação que nos davam na sala VIP era que a tripulação do nosso voo, que estava vindo da Costa Rica, estava atrasada. Ao menos a tripulação pediu desculpas a todos os passageiros assim que as portas da aeronave foram fechadas, afinal, era véspera de Natal e o que todos mais queriam era chegar ao seu destino.


Check-in (Retorno)

A Avianca opera no terminal 2 do LAX. O Check-in foi muito tranquilo e sem fila. Fomos atendidos por um funcionário da Avianca muito simpático, mas que acabou nos dando uma informação errada. Nos disse que o voo só faria uma “parada técnica” em Bogotá, onde sairíamos da aeronave e depois retornaríamos para a mesma aeronave para continuar o voo. Nós já tínhamos visto no e-ticket e também no app do Check My Trip que trocaríamos de aeronave.

Sala VIP (Retorno)

Primeiro trecho – LAX-BOG (AV85):

Logo após passarmos pelo scanner corporal e de bagagens de mão, subimos ao nível superior, onde estão as salas vip do terminal 2. Utilizamos a sala vip da Air Canada, o Maple Leaf Lounge. Como era cedo, por volta das 8h, as opções do buffet eram para o café da manhã. Também havia opções de bebidas quentes, frias e alcóolicas. Boas opções de poltronas e banheiros limpos. Achei que a disponibilidade de tomadas era pequena para o tamanho do lounge e também não havia nenhuma área para descanso, onde pudesse deitar e esticar as pernas.

Segundo trecho – BOG-GRU (AV85):

Utilizamos a sala VIP da própria Avianca no aeroporto Eldorado. Espaço bem amplo, com banheiros bem limpos, boas opções para esticar as pernas e relaxar, ótimas opções de bebidas quentes, frias e alcóolicas. Acho que as opções do buffet deixaram bastante a desejar, quase não havia comida.

Embarque (Retorno)

Primeiro trecho – LAX-BOG (AV85):

Mais uma vez tivemos um atraso no embarque. Dessa vez, algo em torno de 35 minutos, mas que não afetou o horário do voo. Embarque prioritário foi respeitado, inclusive quando outras pessoas tentaram embarcar fora do momento. Fomos uns dos primeiros a entrar na aeronave.

Segundo trecho – BOG-GRU (AV85):

Dessa vez nem podemos classificar como atraso, foi algo de cinco a dez minutos. Embarque aconteceu mais uma vez de forma correta, de acordo com as prioridades.

Cabine

Primeiro trecho [Ida]  – GRU-LIM (TA916):

OA321 utilizado não era dos mais novos, mas a limpeza dentro da aeronave estava impecável. A vantagem de viajar de executiva, mesmo nos aviões narrow-body é que, além da poltrona ser mais espaçosa, confortável e com mais espaço para esticar as pernas (embora não recline muito o encosto), o serviço é diferenciado e muito atencioso! Além disso, embarca-se primeiro na aeronave, sem “confusão” e sem ter que brigar por um espaço no bagageiro com as pessoas que viajam com várias malas e de tamanho maior que o permitido.

 

Segundo trecho [Ida] – LIM-SAL (AV928):

Agora sim poderíamos aproveitar as poltronas da classe executiva de um avião wide-body. Esse trecho foi realizado por um A330, que parecia bem novo, mesmo com seus quase seis anos de serviço (matrícula N975AV). Mas, antes da parte boa, a parte dramática e engraçada da viagem. Acabei esquecendo a mala de mão no raio-x, mas só me dei conta quando estava dentro da aeronave e fui colocar a mala de mão da minha esposa no bagageiro. Nunca tinha tido uma sensação assim. Na mala esquecida tinha dinheiro, documento, “joias”… Foi uma correria! Consegui sair da aeronave, correr pelo aeroporto, achar a mala, explicar aos agentes que havia esquecido a mala, verificar se estava tudo dentro dela, preencher, assinar e carimbar com minha digital um documento. E, nesse meio tempo, o avião embarcando e eu morrendo de medo de perder o voo. No final, deu tudo certo. Cansaço, nervosismo, suor e, naquele momento, sentado em minha poltrona, já rindo da situação, nos foi servido espumante, água e opção de suco de laranja. Ufa!

Terceiro trecho – [Ida] SAL-LAX (AV620):

No terceiro trecho, após duas horas de atraso, voamos em outro A321. Por conta dos atrasos nas conexões, o voo chegou às 23h. O que nos atrapalhou bastante, pois passaríamos a véspera de natal na casa do meu primo, em San Diego, que fica há 2h de carro de Los Angeles. Chegamos no “final da ceia” lá.


Primeiro trecho [Retorno] – LAX-BOG (AV85):

Na volta, fomos uns dos primeiros a entrar na aeronave e já evidenciamos a diferença do “novíssimo” B787-800 para o A330 que havíamos utilizado na ida e utilizaríamos no trecho BOG-GRU. De fato, a configuração 1-2-1, espinha de peixe, dificulta um pouco o contato, inclusive visual para quem está viajando acompanhado, mas nada que atrapalhe ou desabone a aeronave. Pelo contrário, de fato sentimos menos cansaço nesse voo, bem como achamos a qualidade do ar bem superior. As telas são maiores, os porta-objetos ajudam bastante e nada fica espalhado.

Segundo trecho [Retorno] – BOG-GRU (AV85):

No último trecho da volta para o Brasil, voamos novamente com o A330. Essa aeronave parecia mais antiga e mais desgastada que a que utilizamos no trecho LIM-SAL, mas, em compensação, foi a tripulação mais simpática com o qual voamos.

Entretenimento

Nota 10 ao sistema de entretenimento da Avianca! Haviam vários lançamentos que acabaram de sair do cinema e muitas opções de séries de TV, música e jogos.

Os fones de ouvidos são maiores e abafam os ruídos externos. Muito bom!

Serviço de Bordo

Primeiro trecho [Ida]  – GRU-LIM (TA916):

Logo que entramos, foi oferecido suco de laranja e água como boas vindas (acredito que por ser cedo, por volta das 7h30, não serviram espumante). O serviço da executiva não foi muito prejudicado pela entrada dos demais passageiros. Foi servido café da manhã e as opções eram: omelete de queijo, com batatinhas tipo souté, tomate e uma fatia de peito de peru. Acompanhava um bagel, salada de frutas, manteiga e geleia. Foi tudo servido em louças de porcelana, copos de vidro e talhares de inox.

Após o café da manhã, as persianas foram baixadas para as pessoas dormirem. Havia bebidas (geladas, quentes e alcoólicas) disponíveis durante todo o tempo do voo.

Segundo trecho [Ida] – LIM-SAL (AV928):

Nesse voo, foi oferecido almoço, com três opções a serem escolhidas em um menu que havia sido entregue logo que nos acomodamos. Eu escolhi um peixe (confesso que fiquei com um pouco de receio, mas…), abadejo envolto de lascas de batatas cozidas, com molho bechamel e legumes (beterraba, cenoura e aspargos). Uma delícia! Sério! Não parecia comida de avião. A minha esposa optou por peru, com arroz e chutnei de maçã. Ela adorou o meu peixe também! Ambos os pratos acompanhavam salada, pão normal ou integral, manteiga e molho para salada, que achei ruim. Bebemos vinho branco, eu fui de sauvignon blanc e ela de chardonnay.

Terceiro trecho – [Ida] SAL-LAX (AV620):

No terceiro trecho, após duas horas de atraso, voamos em outro A321. Nesse voo tivemos o jantar e, dentre as opções disponíveis, escolhi um prato que tinha fatias de tender, com purê de batatas e um molho adocicado, com passas, e minha esposa escolheu peito de frango, com arroz e cenouras. Assim como nos outros voos, ambos os pratos tinham de acompanhamento salada e pães. Bebemos vinho tinto (não lembro as uvas). Foi a refeição de que menos gostamos dos três voos. Apenas a sobremesa era gostosa. Um suspiro com calda de maracujá.


As aeronaves eram muito limpas e confortáveis, mesmo os aviões menores. Os banheiros destinados à classe executiva estavam sempre limpos e cheirosos, além de terem hidratantes da marca L´Occitane.

O kit amenidades é muito bacana! É um nécessaire da Tumi, com escova de dentes, pasta de dentes, hidratante labial, hidratante para as mãos da L´Occitane, lenços, protetor auricular, flanela para limpar óculos, máscara para dormir, meias, um saco de tecido para guardar seu calçado e um adesivo para que te acordem, caso você queira fazer a refeição e esteja dormindo.

 

Comissários e equipe de solo

Uma nota em relação a todos os voos é que todos os comissários (as) foram muito simpáticos e solícitos.

No último trecho da volta para o Brasil foi onde encontramos a tripulação mais simpática com o qual voamos.

Programa de Fidelidade

Quanto ao programa de fidelidade, foi utilizado o Lifemiles, mas apenas para acúmulo e não emissão. Mesmo sendo uma tarifa promocional, em classe executiva, tivemos um bônus de 50% no acúmulo. Claro que os 150% padrão teriam sido muito melhor!

A companhia faz parte da Star Alliance, sendo possível também acumular as milhas voadas no programa Amigo, da irmã Avianca Brasil, ou de qualquer outra cia pertencente à aliança.

Conclusão

Nós já gostávamos bastante da Avianca e, agora, gostamos mais ainda com essa experiência na executiva. Voaríamos novamente, de olhos fechados, mesmo que com aviões narrow-body.

Aguardamos a próxima promoção! =]


Agradecemos ao Luiz Felipe pela avaliação! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final.

Avianca

Guarulhos - Los Angeles

Voo AV 928 / AV620

9,4
Embarque 9,0
Assento 9,0
Entretenimento 10
Amenidades 10
Equipe 8,5
Fidelidade 10